Espuma acústica é um material utilizado para absorver o som reverberado em um ambiente e evitar eco. Ela é aplicada principalmente em estúdios de gravação para trazer conforto acústico e diminuir barulhos externos.
Antes de escolher a melhor espuma acústica para seu projeto, é importante estar atento(a) a alguns fatores. Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos explicar com mais detalhes para que serve esse material e mostrar os tipos mais usados no mercado. Boa leitura!
Veja também: O Que é Forro Mineral? Veja Como Ele Traz Conforto Acústico Para o Ambiente
O que é espuma acústica?
Espuma acústica é um material utilizado para absorver o som reverberado em um ambiente e evitar eco. Ela é aplicada principalmente em estúdios de gravação para trazer conforto acústico e diminuir barulhos externos.
Restaurantes, call centers, escritórios, pátios de recreação cobertos são alguns exemplos de espaços que podem ser favorecidos com o uso da espuma acústica. O material pode ser colado no teto ou nas paredes, em metal, vidro, gesso ou madeira.
Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra
Para que serve a espuma acústica?
A espuma acústica tem como objetivo trazer conforto acústico para um ambiente. Ela reduz os ruídos externos, absorve os sons gerados no ambiente e elimina o eco. Dessa forma, o som emitido fica mais seco, melhorando a comunicação e o resultado sonoro.
E quando a espuma acústica é indicada?
Antes de continuarmos, é importante uma breve explicação sobre como o som se propaga e o que é a reverberação.
Ao emitirmos um som, a sua propagação acontece pelo ar e por meio de ondas sonoras que quando encontram o teto, o piso ou as paredes são refletidas repetidamente até perderem a energia.
Esse fenômeno é chamado de reverberação e, quando ele acontece, aumenta o nível de ruído no ambiente e deixa o som com menos clareza.
Trata-se de um grande problema para alguns locais que precisam de um tratamento acústico diferenciado, por exemplo: já imaginou um teatro em que não seja possível ouvir com nitidez a voz dos atores?
Ou um estúdio de gravação em que o material gravado não fica com uma sonoridade agradável? Esses são só alguns exemplos de projetos que precisam fugir da reverberação.
Diante desse contexto, o uso da espuma acústica é necessário para evitar problemas que prejudicam a experiência sonora do ambiente.
Agora que você já sabe o que é espuma acústica e para que ela serve, veja o que considerar antes da escolha.
O que considerar antes de escolher a espuma acústica?
Quando falamos sobre espuma acústica, é importante destacar que sua função é absorver o som de um ambiente. Sendo assim, o material não é indicado quando o objetivo é fazer o isolamento acústico, ou seja: evitar que um som passe de um ambiente para o outro.
Nesse caso, recomenda-se o uso de materiais que sejam péssimos condutores sonoros, ou seja, que diminuam parcial ou totalmente a intensidade sonora de um ambiente. Alguns exemplos são: lã de vidro, lã de rocha, lã de pet, entre outras.
No caso de estúdios, é necessário fazer tanto o tratamento de isolamento acústico como o de absorção acústica.
Outro ponto a ser considerado antes de escolher espuma acústica é se o material atende às normas referentes à proteção ao fogo.
Com o objetivo de oferecer segurança às edificações, a divisão do Corpo de Bombeiros de diversos estados criou uma série de Instruções Técnicas que apontam quais materiais podem ser usados para revestimento de ambientes.
Confira a Instrução Técnica nº 10/2019 – Controle de materiais de acabamento e de revestimento do Estado de São Paulo clicando aqui.
De modo geral, a espuma acústica escolhida precisa ser auto extinguível, ou seja: ela deve ter uma proteção para que, em contato com faíscas ou chamas, o fogo seja apagado rapidamente. Dessa forma, evita-se a propagação de um incêndio para as demais áreas.
Outra dica para escolher a melhor espuma acústica para o seu projeto é ficar atento(a) ao design dos materiais para criar um ambiente harmônico. Existem opções personalizáveis e de diversos formatos como quadrado, retangular, hexagonal, entre outros.
Quais são os tipos de espuma acústica?
Os tipos de espuma acústica se diferenciam pela espessura, acabamento e estética. As espessuras das espumas acústicas variam de 20 a 75mm. Caso a dimensão seja menor, o poder de absorção é muito pequeno, não surtindo muito efeito para eliminar a reverberação.
A espuma acústica ondulada, também conhecida como espuma acústica caixa de ovo, é uma das mais utilizadas. Em geral, ela tem melhor absorção do som do que as versões lisas, quando comparada com placas de espessura menor que 30 mm.
A espuma acústica caixa de ovo pode apresentar várias espessuras, lembrando que quanto mais espesso o material, melhor é a absorção do som.
A versão lisa da espuma acústica não tem relevos e nem desenhos. Esse tipo de material é indicado para ambientes que prezam pela estética mais harmônica, como escritórios, por exemplo.
Outra opção é a espuma acústica com acabamento em tecido, que também é ideal para ambientes comerciais ou até mesmo residenciais devido a sua estética.
Gostou de aprender mais sobre os tipos de espuma acústica? Então, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais 🙂