Você se formou na faculdade e decidiu ter seu próprio negócio, talvez um escritório de arquitetura pequeno?
Está no mercado há algum tempo e já está na hora de montar seu escritório?
Se você quer respostas para essas perguntas, selecionamos uma série de dicas que podem ajudar você, independente de em qual desses perfis você se encaixa.
Quer empreender? Confira como montar um escritório de design de interiores
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Como montar um escritório de arquitetura passo a passo
São 10 providências básicas que vamos detalhar em seguida:
- Defina seu foco
- Conheça seu público-alvo
- Arrume um sócio
- Trabalhar em casa ou alugar uma sala?
- Seu computador vai dar conta do recado?
- Adquira os softwares necessários
- Crie um site (e um blog, se possível)
- Ative as mídias sociais
- Prepare seu kit de apresentação
- Encante seus clientes
1 – Defina seu foco
Prestar serviços gerais de arquitetura é um erro grave. Defina aquilo que você faz melhor, mais gosta, e foque nessa atividade.
Alguns posts de nosso blog podem ajudar você:
2 – Conheça seu público-alvo
Agora que você sabe a qual especialidade seu escritório de arquitetura pequeno vai se dedicar, é preciso definir seu público-alvo.
Se você decidiu pelo paisagismo, o tipo de cliente será de um tipo diferente de um escritório de arquitetura para projetos comerciais, ou para residências, por exemplo.
O ideal é criar uma persona: uma representação fictícia de um cliente típico do seu escritório, para que você entenda melhor seus desejos e necessidades.
3 – Arrume um sócio
Veja acha que vai dar conta do recado sozinho? É muito difícil! Com um sócio, além de alguém para conversar e trocar ideias, a necessidade de contratar mais funcionários vai ser menor.
4 – Trabalhar em casa ou alugar uma sala?
Tudo vai depender de sua disponibilidade de capital inicial. Lembre-se que o ideal é ter uma reserva para viver uma ano e meio, antes do escritório decolar.
Se você optar pelo home office terá menos custos, inclusive de deslocamento, mas terá que tomar algumas providências, como:
- Reuniões com clientes serão feitas nas casas deles ou em seus escritórios (é até mais cômodo para eles).
- Arrume seus espaço de trabalho em casa adequadamente, preservando sua privacidade e a organização.
- Se precisar fazer uma reunião com um cliente sem que seja na casa ou escritório dele, alugue uma sala em um espaço de coworking, isso pode ser feito por algumas horas apenas e com preços acessíveis.
Veja algumas dicas de onde achar esses espaços:
5 – Seu computador vai dar conta do recado?
Mesmo em um escritório de arquitetura pequeno, o ideal é ter, além de um desktop potente para lidar com os melhores programas de arquitetura, um laptop para fazer apresentações a seus clientes.
Verifique se terá que comprar esses equipamentos ou se já tem algum deles que possa ser usado de forma eficiente.
6 – Adquira os softwares necessários
Atualmente não há como abrir um escritório de arquitetura pequeno ou grande sem o uso de softwares adequados.
E isso pode significar um investimento razoável. Usar o Photoshop para arquitetos, já se tornou algo muito importante, além de adquirir outros softwares específicos.
Confira algumas dicas dos programas mais usados em arquitetura:
7 – Crie um site (e um blog, se possível)
Criar um site com domínio próprio (e um e-mail também, nada de @gmail em seus comunicados com os clientes!) é o mínimo que se espera.
E mais ainda se seu escritório de arquitetura é pequeno, pois será com este tipo de demonstração de organização e infraestrutura online que você poderá convencer seus clientes de sua capacidade, apesar do porte do escritório.
É possível usar editores gratuitos de sites, como Wix ou WordPress. Mas lembre-se: você trabalha com algo visual, seu site precisa ser muito bacana e criativo para impressionar seus clientes.
Pode ser difícil no começo, mas usar o marketing digital é uma maneira muito eficiente de atrair clientes para seu negócio. Um blog com conteúdos relevantes, usando as palavras-chave mais usadas por seu público em mecanismos de busca, costuma trazer excelentes resultados.
Entenda melhor esses temas lendo estes artigos de nosso blog:
8 – Ative as mídias sociais
A vantagem é que você não precisará criar o layout, essas mídias estão prontas, mas você precisa saber o que postar, de que assuntos tratar, onde usar imagens e onde usar textos.
Saber como usar o LinkedIn para empresas é muito importante, principalmente se seus clientes forem corporativos.
Facebook, Instagram e Pinterest são outras redes que devem estar nos planos de divulgação de seu escritório de arquitetura pequeno. Veja como tirar o melhor proveito de tudo isso:
9 – Prepare seu kit de apresentação
Conseguiu marcar uma visita ao seu cliente para apresentar seu trabalho e tentar conquistá-lo?
Você vai chegar lá com o que? É fundamental mostrar que mesmo representando um escritório de arquitetura pequeno, você tem capacidade de fazer coisas impressionantes.
Monte um Kit com um portfólio muito bem feito, com imagens de projetos e os resultados conseguidos, depoimentos de clientes satisfeitos, algum prêmio que ganhou, mesmo que acadêmico, e não se esqueça de deixar algo que marque sua visita, uma peça especial.
Que tal encadernar seu portfólio em capa dura e transformando-o em um belo livro ilustrado para presentear seu cliente?
Veja todas as dicas para conseguir o melhor resultado com seu kit nesta postagem de nosso blog: Aprenda como fazer um Kit de Alto Impacto e ter um Primeiro Encontro eficiente
10 – Encante seus clientes
Encantar seus clientes significa entender profundamente seus desejos e necessidades e oferecer a eles as melhores soluções, de forma a surpreendê-los positivamente.
O Viva Decora desenvolveu uma metodologia em 12 passos especialmente criada para isso, o Ciclo do Encantamento.
Quer fazer de seu escritório de arquitetura pequeno um sucesso? Então saiba mais sobre o Ciclo do Encantamento: o passo a passo para arquitetos e designers de interiores captarem mais clientes por meio do marketing digital
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