Escalímetro, ou régua de escala, é uma régua triangular de três faces e seis escalas usada em desenho técnico. Sua função é converter as dimensões reais dos objetos em desenhos maiores ou menores.
Trata-se de uma ferramenta que todo arquiteto tem contato desde o início da faculdade, por isso é essencial aprender o quanto antes como ela funciona.
Se você ainda tem dúvidas sobre as escalas do escalímetro, não se preocupe! No post de hoje, vamos mostrar porque o escalímetro número 1 é o ideal para arquitetos e o preço dessa ferramenta. Acompanhe!
O que é Escalímetro?
Escalímetro, ou régua de escala, é uma régua triangular de três faces e seis escalas usada em desenho técnico. Sua função é converter as dimensões reais dos objetos em desenhos maiores ou menores.
Tudo que se mede com o escalímetro pode estar representado em metros (escala de redução) ou milímetros (escala de ampliação).
A escala de redução é usada principalmente nas áreas de Arquitetura e Engenharia para a criação de planta baixa, planta de situação, entre outros tipos de plantas.
Já a escala de ampliação é aplicada para mostrar detalhes de pequenas peças, sendo usada principalmente nas áreas de engenharia mecânica e mecatrônica.
Existem ainda modelos especiais de escalímetro voltados para a confecção de objetos reduzidos de aeromodelismo, ferromodelismo, entre outros objetos.
No caso do ferromodelismo, é usado o escalímetro modelo HO.
Veja também: Quanto ganha um arquiteto? Confira o salário no Brasil e quanto ganha um autônomo
Quais são as escalas do escalímetro?
Os escalímetros podem ser encontrados em 5 tamanhos, conforme veremos a seguir, mas a maioria dos fabricantes produzem apenas os três primeiros:
- Número 1 – 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125.
- Número 2 – 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500
- Número 3 – contém as escalas 1:20, 1:25, 1:33¹, 1:50, 1:75, 1:100
- Número 4 – contém as escalas 1:500 1:100 1:1250 1:1500 1:2000 1:2500
- Número 5 – contém as escalas 3/32″ 3/16″ 1/8″ 1/4″ 3/8″ 3/4″ 1/2″ 1″ 11/2″ 3″
Como usar Escalímetro?
O primeiro passo para usar o escalímetro é entender o conceito de escala. Assim, você saberá qual escala precisa aplicar na planta baixa ou a escala em que um desenho foi feito.
A escala é uma relação entre a dimensão gráfica de um objeto e a dimensão real.
Veja a fórmula:
E=d/D
Onde:
E = escala
d = dimensão gráfica
D = dimensão real
Dessa forma, o escalímetro ajuda a representar no papel uma parte real de um terreno ou de um objeto mantendo as proporções de acordo com o seu respectivo tamanho.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real.
Imagine a seguinte situação: se o arquiteto quer representar uma parede de 10 metros utilizando a escala de 1:50, é só usar a fórmula da escala para determinar o comprimento do objeto no desenho:
Logo:
E + d/D
1/50 = d/10
d = 0,20 m ou 20 cm
Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
E se o arquiteto precisa saber o tamanho real da obra representada na planta baixa? Vamos pegar como exemplo a mesma linha de 20 centímetros, dessa vez com uma escala de 1:25.
Usa-se a mesma fórmula, substituindo os devidos valores:
E = d/D
1/25 = 0,20/D
D = 5 metros
Agora que você já sabe como funciona a escala, vamos explicar como usar o escalímetro na prática.
Ele é utilizado da mesma forma que uma régua comum, começando do número zero. Em todo escalímetro, antes do zero existe um número que indica a escala.
Fique atento para escolher o lado certo do escalímetro antes de começar, pois a maioria dos escalímetros têm duas escalas na mesma face.
Ao escolher a escala, coloque a marca do zero sobre o começo da longitude do traçado que será medido. Caso a distância seja equivalente à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro.
Para determinar a quantidade de centímetros, a medição é outra. Com o escalímetro, marque uma linha correspondente a um metro.
O primeiro centímetro da régua, que está dividido em dez partes, corresponde aos centímetros.
Use a linha feita anteriormente para determinar quantos centímetros ela equivale. Assim a primeira medida feita é referente aos metros e após os centímetros.
Escalímetro número 1: uma ferramenta essencial para arquitetos
O escalímetro número 1 é o mais usado por arquitetos e engenheiros. Confira um resumo sobre cada uma das escalas desse escalímetro:
Escala 1:50 (um por cinquenta)
Nessa escala do escalímetro, cada metro de parede no sentido horizontal equivale a dois centímetros no desenho do projeto.
Ela proporciona um tamanho ideal para a visualização de detalhes e é muito utilizada em planta baixa e cortes de projeto.
Escala 1:100 (um por cem)
A escala 1:100 é usada em projetos que não precisam ter muitas especificações técnicas, como residências unifamiliares.
Cada metro é igual a um centímetro no desenho.
Escala 1:75 (um por setenta e cinco)
A escala de 1:75 também é muito utilizada em plantas, cortes e fachadas. Ela proporciona um nível de detalhamento maior.
Cada dois metros e meio de parede é igual, no traçado, a cerca de três centímetros e três milímetros.
Escala 1:25 (um por vinte e cinco)
Nessa escala, cada metro equivale a quatro centímetros na planta baixa. Ela permite uma ótima visualização dos detalhes.
Escala 1:20 (um por vinte)
Cada 4 centímetros no desenho equivale a 1 metro na edificação. Essa escala traz um grande detalhamento da obra, mas seu tamanho no papel é relativamente grande.
Como escolher a escala certa?
O primeiro passo para encontrar a escala de um projeto arquitetônico é encontrar o tamanho da folha que será usada.
Uma folha A3, por exemplo, mede 297 mm x 420 mm. O maior tamanho da folha, portanto, é de 420 mm.
Considerando uma margem de 10 mm, você terá 400 mm (ou 40 cm) de área livre para criar a escala da arquitetura.
Quer continuar acompanhando o passo a passo de como calcular escala de projetos com escalímetro?
Confira nosso post especial: O guia definitivo para calcular qualquer escala de projetos arquitetônicos
Qual o preço do Escalímetro?
O preço do escalímetro varia entre R$ 8,99 e R$ 56,00 (a unidade).
Os escalímetros também são vendidos em conjuntos de duas réguas ou versão de bolso.
Agora que você já sabe como usar escalímetro, veja outras dicas essenciais para futuros arquitetos:
- Desenho Arquitetônico: Aprenda Conceitos Básicos de um Jeito Simples!
- Ponto de fuga: quantos utilizar em um desenho?
- Veja o passo a passo para fazer um corte de planta baixa nota 10!
Não há comentários em "Escalímetro: O Que é, Como Usar, Preço, Escala e Mais!"