A escada marinheiro é usada para acessar locais de circulação restrita e com altura superior a 6 metros como reservatórios de prédios, caixa d’água, estações de tratamento de água e esgoto, infraestruturas presentes na laje superior do prédio, entre outros.
Trata-se de um equipamento que traz proteção para os trabalhadores, que podem se movimentar com segurança para realizar reparos em infraestruturas com grandes alturas.
Ela tem esse nome porque lembra as escadas dos navios, que precisam ter uma proteção em volta devido a movimentação do mar, afinal, do contrário os riscos de queda são altos.
Já deu pra perceber que falar sobre escada marinheiro é falar de segurança, não é mesmo? Por esse motivo, é importante conhecer suas características e quais são as normas que determinam a sua execução.
Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar em detalhes tudo que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!
Veja também: Reta, circular, caracol e mais – tudo o que você precisa saber sobre tipos de escadas
O que é escada marinheiro?
A escada marinheiro é usada para acessar locais de circulação restrita e com altura superior a 6 metros como reservatórios de prédios, caixa d’água, estações de tratamento de água e esgoto, infraestruturas presentes na laje superior do prédio, entre outros.
Agora vamos falar sobre as características da escada marinheiro? Ela tem uma inclinação de 90° e ocupa pouco espaço para facilitar o acesso às infraestruturas.
Como trata-se de um equipamento que fica exposto a intempéries do tempo, as diretrizes do Ministério do Trabalho recomendam o uso de materiais e revestimentos resistentes à corrosão. Sendo assim, esse tipo de escada costuma ser feita com alumínio ou fibras de vidro.
Agora que você já sabe o que é escada marinheiro, confira quando usá-la e quais são as suas normas.
Veja também: Cálculo de Escada – Veja o Passo a Passo Completo Para Seu Projeto
Quando usar escada marinheiro?
A escada marinheiro é usada para o acesso a estruturas industriais ou civis como:
- reservatórios elevados;
- telhados;
- caixa d’agua;
- tanques de tratamento;
- torre de transmissão;
- torres de iluminação;
- plataformas de petróleo.
Ela pode ter diversos tamanhos e formatos, vai depender do local de instalação e necessidade do projeto.
Vale destacar que a escada marinheiro também pode ser usada em projetos residenciais, trazendo praticidade para que os moradores façam a manutenção do telhado.
No projeto 3D abaixo, por exemplo, a escada tipo marinheiro traz rapidez para a manutenção do telhado verde.
Neste outro exemplo, optaram por uma escada marinheiro com design clean para harmonizar com a residência de estilo moderno.
Veja também: Escada em U – Confira Como Calcular + 20 Modelos Inspiradores
Qual a norma para escada marinheiro?
A escada marinheiro é um equipamento usado em grandes alturas, por isso requer certos dispositivos de segurança para sua devida utilização. Diante desse contexto, o Ministério do Trabalho criou uma série de instruções e parâmetros visando a segurança dos usuários.
As normas regulamentadoras para a escada marinheiro são a NR-12, NR-18 e NR-35. Elas trazem todas as orientações necessárias para que o equipamento seja executado corretamente, reduzindo os riscos de acidentes, lesões e quedas.
Essas recomendações dizem respeito à altura e largura dos degraus, distância da parede, composição estrutural, capacidade de suportar peso, resistência a fatores ambientais, entre outros.
Quer alguns exemplos? Toda escada marinheiro deve permitir que o operador consiga ficar inclinado e apoiado simultaneamente com os pés nas barras inferiores e as mãos segurando as barras superiores, ampliando a superfície de sustentação.
Além disso, a escada tipo marinheiro também deve ter guarda-corpo quando ultrapassar a altura de 2 metros. Ao atingir o topo da estrutura em que a escada foi instalada, o guarda-corpo deve estender-se há pelo menos 1,10 metro acima do patamar da estrutura.
Se for construída em um único lance, ele deverá ter, no máximo, 10 metros.
Escada marinheiro: o que é a linha de vida?
A linha de vida é um equipamento que deve ser usado em escadas do tipo marinheiro com altura superior a 2 metros do solo.
Usada com suportes de fixação (superior e inferior), ela é formada por 2 suportes de ancoragem e um cabo de aço ou corda que permite a ancoragem do cinto de segurança por meio de um trava-quedas deslizante.
O objetivo da linha de vida na escada marinheiro é garantir a segurança na movimentação do usuário, permitindo que ele suba e desça sem o risco de quedas e acidentes.
Gostou de aprender mais sobre a escada marinheiro? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.