Não importa se estamos falando de uma obra gigante ou de uma pequena reforma, a verdade é que toda obra na construção civil acaba colocando em risco a integridade dos trabalhadores. É por isso que o uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é tão importante e devem ser tidos como regra no canteiro de obras!
Segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil é o 2o país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. Os números são realmente alarmantes: de 2012 a 2020, o país registrou 21.467 mortes no trabalho, o que representa 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais.
Ainda assim, é comum observar casos de negligência com relação ao uso dos EPIs no canteiro de obras.
No artigo de hoje falaremos sobre como é possível garantir a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras e como aumentar a conscientização sobre a importância dos EPIs. Boa leitura!
O que são os EPIs?
Não tem como falar em segurança de obra sem falar nos EPIs. De acordo com a Norma Regulamentadora de número 6, responsável pela regulamentação dos Equipamentos de Proteção Individual: toda e qualquer empresa na construção civil é obrigada a oferecer aos seus colaboradores os equipamentos adequados para realizar o trabalho de forma gratuita.
Além disso, também é de responsabilidade da empresa fornecer informações adequadas sobre as práticas de segurança que devem ser adotadas no canteiro de obras.
A qualidade das informações tem papel fundamental para que seja possível enfrentar os riscos do dia-a-dia, garantindo que o trabalhador seja capaz de exercer a sua função de maneira segura e tranquila.
Alguns dos equipamentos mais importantes e que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
- Capacete de Segurança
- Calçado de Segurança
- Cinto de Segurança
- Luvas de Raspa
- Máscara Filtradora
- Óculos de Proteção
- Protetor Facial
- Uniforme Profissional
- Avental
- E outros
Como garantir a segurança no canteiro de obras
O principal motivo pelo qual é preciso empregar esforços no controle do uso dos EPIs é pela própria segurança e integridade dos trabalhadores. Afinal, a simples ausência de um item básico, como o uso dos capacetes, pode causar um acidente grave, e em alguns casos até fatal.
O canteiro de obras, por mais bem organizado que seja, abriga riscos. Alguns dos mais comuns são:
- Queda de materiais e ferramentas de um nível superior
- Queda de objetos e/ou ferramentas nos pés do trabalhador
- Fiação elétrica
- Vidro, lâminas e pregos no solo
- Entre outros
Sendo assim, a melhor forma de evitar esses acidentes tão indesejados é por meio do acompanhamento e controle do uso dos EPIs. A seguir você confere algumas dicas para aumentar a segurança da obra.
Separe um espaço para guardar os EPIs
A organização do canteiro de obras é fundamental para evitar acidentes de trabalho, mas também para preservar os materiais e insumos da obra e evitar o desperdício.
É por isso que uma das ações mais fáceis e que pode surgir efeito rápido na segurança da obra, é separar um espaço do canteiro de obras para fazer a armazenagem dos EPIs.
Isso garante que todos os envolvidos no projeto saibam que existe um local designado para o armazenamento dos equipamentos após um dia de trabalho, bem como um local para vestir os EPIs todos os dias pela manhã.
Incorporar isso na rotina dos trabalhadores é a melhor forma de incentivar o uso dos EPIs durante a obra, evitando o risco de acidentes.
Controle o estoque de EPIs
Outro ponto fundamental é garantir a quantidade necessária dos EPIs adequados para cada uma das atividades planejadas no canteiro de obras. Assim, você garante que todos os funcionários possam contar com o seu equipamento.
Isso inclui também o controle de qualidade dos EPIs, ou seja, a identificação de que aquele equipamento está nas condições corretas de uso. Utilizar um equipamento que já deveria ter sido descartado pode ser tão perigoso quanto não usar nada!
Para isso, é importante processos capazes de identificar aqueles equipamentos que devem ser descartados e aqueles que devem ser preservados. Uma forma simples e eficiente de fazer isso é utilizando etiquetas para identificar aqueles equipamentos que devem ser descartados, assim você evita que eles sejam utilizados em situação imprópria.
Lembre-se que, além do descarte correto dos equipamentos, é necessário também seguir as recomendações sobre qual a melhor forma de guardar, limpar e fazer a manutenção dos equipamentos.
Outra boa dica é registrar a entrega dos EPIs para cada um dos colaboradores de obra, assim você garante que todos sejam responsáveis pela manutenção dos seus equipamentos.
A importância da conscientização
É claro que garantir a segurança no canteiro de obras não é só responsabilidade das empresas contratantes dos colaboradores, mas também dos próprios trabalhadores da obra.
Esse é um grande desafio enfrentado pelo setor da construção civil: a conscientização da importância do uso dos EPIs no ambiente de trabalho. Afinal, de nada adianta disponibilizar todos os equipamentos corretos, se quem deveria utilizá-los não o faz!
É por isso que oferecer treinamentos para equipe e fornecer informação sobre quais os equipamentos adequados para cada tarefa, as melhores práticas de higiene e manutenção dos equipamentos, e claro, sobre os riscos de não utilizá-los da maneira correta no canteiro de obras, deve ser prática recorrente na sua empresa.
Também é importante deixar claro que, quando utilizados da maneira correta, os EPIs não causam desconforto ou limitação de movimentos. Ao contrário, oferece mais conforto, além de trazer maior segurança e agilidade para as atividades a serem desempenhadas.
Esse artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras.