O Elevador Lacerda é um dos ícones da arquitetura brasileira.
Localizado em Salvador, ele cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.
O Elevador Lacerda surgiu para solucionar um problema existente desde a origem da cidade: o seu grande desnível. Desde então, além de ajudar os moradores, ele tornou-se um grande patrimônio do local.
Quer saber mais curiosidades sobre ele? Neste artigo, vamos contar a história do Elevador Lacerda e mostrar o seu antes e depois. Acompanhe!
Elevador Lacerda: História
O Elevador Lacerda foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.
A história do Elevador Lacerda começa a partir de um plano do empresário de transportes Antônio de Lacerda (1834-1885).
Mas antes de falarmos sobre o nascimento do Elevador Lacerda, vamos relembrar porque ele foi criado.
O desnível da capital baiana, chamado de escarpa, foi um problema durante a sua construção, e as dificuldades de locomoção só foram aumentando com o tempo.
No início do século XVII, o uso de guindastes era a única solução para o transportes de cargas pela cidade.
As pessoas precisavam se locomover usando longas escadarias e ladeiras íngremes, o que dificultava muito o dia a dia da população.
Foi só no início do século XIX que o projeto do Elevador Lacerda começou a ganhar vida.
Antônio de Lacerda, com a ajuda do pai (sócio da Companhia de Transportes Públicos) e do irmão (engenheiro), idealizou o projeto.
As obras começaram em outubro de 1869.
No início, a obra foi batizada de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, conhecida popularmente “Parafuso”. O nome foi alterado em 1896 para homenagear o seu criador, Antônio de Lacerda.
O Elevador Lacerda tornou-se o principal meio de transporte entre a Cidade Alta, onde está o centro histórico, e a Cidade Baixa, localização das atividades comerciais e financeiras de Salvador.
Quanto custa para entrar no Elevador Lacerda?
O preço do Elevador Lacerda, apenas R$ 0,15, é uma das singularidades desse ponto turístico.
Veja também: O que é planejamento urbano: a arte de projetar cidades que encantam pessoas
Confira em nosso canal no YouTube mais curiosidades sobre o Elevador Lacerda
Elevador Lacerda: Arquitetura
A construção do Elevador Lacerda foi um grande desafio na época.
Foi necessário perfurar dois túneis na Ladeira da Montanha. Um na vertical, para abrigar a torre, e outro na horizontal, para dar o acesso à rua.
O apelido de “Parafuso” surgiu em referência a uma grande peça em espiral que impulsionava as duas cabines do elevador.
Apesar de toda a inovação, o Elevador Lacerda recebeu críticas na época, especialmente de estrangeiros. Eles apontavam que a obra usava pouco ferro, símbolo do desenvolvimento da engenharia e arquitetura da época.
Quando foi inaugurado, o Elevador Lacerda tinha 63 metros e apenas uma torre com duas cabines. Seu funcionamento era por meio de uma máquina a vapor.
Em 1930, ele passou por uma grande reforma projetada pelos arquitetos Fleming Thiesen e Adalberto Szilard. A reestruturação também contou com a participação da empresa norte-americana Otis Company.
Foi nessa época que o Elevador Lacerda ganhou mais uma torre e outras duas cabines, além de uma passarela de aço e concreto que conecta todas as estruturas.
Outra mudança significativa foi a inserção de elementos do estilo art déco, como as pilastras e os vãos finos das torres.
Após a reforma, o Elevador Lacerda alcançou 72 metros de altura e passou a ter um vão de 71 metros na passarela. Sua capacidade de transporte passou de 32 para 128 pessoas em uma viagem.
Seu interior também passou por uma modernização, recebendo pisos e paredes de granito, além de catracas eletrônicas.
Veja o antes e depois do Elevador Lacerda:
Números do Elevador Lacerda:
- Média de pessoas transportadas todos os dias: 28 mil
- Recorde de pessoas transportadas no mesmo dia: 33.850 (janeiro de 2019)
- Número máximo de pessoas por cabine: 25
- Preço da passagem: R$ 0,15 centavos
- Duração de uma viagem: 30 segundos
Elevador Lacerda: fotos
Veja fotos do Elevador Lacerda:
5 curiosidades sobre o Elevador Lacerda
Agora que você já conhece a história do Elevador Lacerda, veja 5 curiosidades sobre essa obra icônica de Salvador:
1- Primeiro elevador urbano do mundo
O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo. Quando foi inaugurado, ele também tinha o título de elevador mais alto do mundo.
2- Passageiros pesados
Na primeira fase do Elevador Lacerda, os passageiros precisavam ser pesados para garantir a segurança da viagem. Os kilos eram somados até atingir a capacidade permitida.
3- As 5 grandes reformas
Ao todo, o Elevador Lacerda passou por 5 reformas até ter a estrutura que conhecemos hoje. Veja o que foi mudado ao longo dos anos:
- 1906: Eletrificação
- 1930: Inclusão de mais dois elevadores e uma nova torre
- Fim da década de 50: Reforma na parte mecânica
- Início da década de 80: Revisão na estrutura de concreto
- 1997: Revisão de todo o maquinário elétrico e eletroeletrônico
4- Patrimônio histórico
Em 2006, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou o tombamento da obra.
5- Homenagem do Google
Em 2018, no aniversário de 145 anos do Elevador Lacerda, o Google criou um Doodle em sua homenagem.
O Elevador Lacerda, sem dúvida, é um marco da arquitetura brasileira. Quer conhecer outra obra que também marcou nossa história? Confira: Quantos metros tem o Edifício Martinelli? Descubra 7 curiosidades sobre a obra!
Não há comentários em "Elevador Lacerda: História, Arquitetura +5 Fatos Curiosos"