Você está se sentindo cansado? Com tanta demanda que não sabe por onde começar? Está usando muito suas redes sociais e procrastinando durante o trabalho? Esses são sintomas agudos de improdutividade.
Se você quer dar um basta nisso e se tornar e quer saber como ser mais produtivo, fica comigo que vou te dar dicas de produtividade para arquitetos e designers de interiores e também ferramentas gratuitas para você começar a ser mais produtivo a partir de hoje.
Esse post faz parte da palestra que dei na 9ª edição do Viva Decora Pro. Os slides estão logo abaixo e o vídeo completo está no final do texto!
Veja também como parar de procrastinar e ser mais produtivo no trabalho.
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O que é produtividade?
Muitas pessoas falam que produtividade é fazer tudo que tem que ser feito, mas na verdade produtividade é você fazer a coisa certa, dentro do tempo determinado, de forma eficaz e bem sucedida.
Se você é uma pessoa que chega no seu escritório e começa a atacar todas as atividades do seu dia a dia, como se todas fossem extremamente importantes e precisassem ser entregues no mesmo prazo, certamente você está perdendo seu tempo e sendo improdutivo.
Como estabelecer metas eficazes?
- O que você quer alcançar
- Visualize a linha de chegada
- Determine as tarefas
- Entenda o por quê
- Construa um processo (A gestão por processos pode ajudá-lo com isso)
Como priorizar suas tarefas
- Defina um caminho claro
- Saiba quando dizer “sim”
- Dele os “nãos’’
- Conheça seus pontos fracos e fortes
Técnicas de produtividade que vão te ajudar a priorizar melhor suas tarefas
O princípio de Pareto
- Priorize tarefas de impacto
- Dedique recursos de acordo com a atividade
- Delegue ou ignore o resto
A regra do cinco
- 2 tarefas que serão feitas
- 2 nas quais planejam fazer
- 1 delegar ou ignorar
A matriz de Eisenhower
- Crie 4 quadrantes com “Urgente” & “Importante” em cada eixo
- Priorize tarefas em uma escala de 1 a 4
- Priorize tarefas de acordo com a sua escala
- Delegue ou elimine as tarefas menos importantes & urgentes
Outras técnicas de produtividade
- GTD – Get things done (A arte de fazer acontecer)
- The One Thing (A única coisa)
- Descubra qual técnica funciona melhor para você e siga em frente!
Técnicas de Gestão do Tempo
De nada adianta você conseguir ser mais produtivo e usar algumas das técnicas acima se você continuar gerindo mal seu tempo e usando ele em atividades desnecessárias.
Confira abaixo algumas técnicas de gestão de tempo que vão te ajudar a ter pleno controle do seu tempo e chegar ao máximo da produtividade.
Técnica Pomodoro
- Desligue/Desconecte-se de tudo
- Coloque o seu foco em apenas uma tarefa por 25 minutos
- Tire 5 minutos para uma pausa
- A cada 4 pomodoros você tira uma pausa mais longa de 20 minutos
- Aperfeiçoando a técnica: aumente o tempo de foco
Bloqueie seu tempo
- Bloqueie tempo em sua agenda para determinadas tarefas
- Faça tarefas do mesmo contexto
- Monitore o tempo de execução dessa tarefa
- Analise sua efetividade
- Exemplos: e-mail, agendamentos, reuniões
Mas nem todo app é o vilão da produtividade. Conheça nossa lista de apps para arquitetos que vão facilitar muito sua vida.
Pratique o autoconhecimento
- Siga o ritmo ultradiano
- Aprenda qual horário você é mais produtivo
- Faça o uso do seu melhor horário para executar tarefas difíceis
- intervalos são essenciais para recarregar as energias
Para um pouco mais de autoconhecimento em diversas áreas da sua vida veja também:
- Entenda porquê liderança e motivação no trabalho são importantes para você
Dicas de ferramentas de produtividade
Bônus: Templates de quadros no Trello para você usar
Se quiser se aprofundar em cada parte desse conteúdo você pode conferir o vídeo completo da palestra:
Esse post foi escrito por Amanda Alvernaz, Gerente de Marketing Brasil do Trello (Atlassian)