As cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Elas transmitem uma sensação de calor, alegria e descontração. Já as cores frias são o azul, o violeta e o verde. Essas tonalidades emitem calma, tranquilidade e esperança.
O estudo das cores é essencial para arquitetos e designers de interiores, pois elas influenciam a percepção das pessoas sobre determinado ambiente e podem até mesmo estimular emoções.
Pensando nisso, no post de hoje, vamos relembrar quais são as cores frias e quentes com 7 inspirações maravilhosas para seus projetos.
Aproveite para conferir mais dicas de decoração
- Paleta de Cores: Confira Como Fazer + 15 Exemplos Perfeitos
- Cores primárias: entenda a classificação e acerte na escolha dos tons
- Cores Complementares: Confira Como Usar na Decoração +30 Exemplos Maravilhosos
- Mistura de Cores: Aprenda a Fazer e Crie Projetos Incríveis
Quais são as cores frias e quentes?
As cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Elas transmitem uma sensação de calor, alegria e descontração. Já as cores frias são o azul, o violeta e o verde. Essas tonalidades emitem calma, tranquilidade e esperança.
O que caracteriza as cores frias e quentes?
Todas as cores que, na sua mistura, levam amarelo e vermelho são consideradas cores quentes. Já todas as cores que têm em sua composição azul e verde são consideradas cores frias.
Qual a origem das cores frias e quentes?
Você já se perguntou de onde veio o conceito de cores frias e quentes? Se sim, vamos te explicar como surgiu essa ideia.
O criador das cores frias e quentes foi o alemão Wilhelm Wundt (1832-1920). Com a intenção de descobrir qual é a sensação que as cores causam nas pessoas, ele criou a classificação das cores frias e quentes.
Uma curiosidade é que Wilhelm Wundt é considerado um dos fundadores da psicologia experimental. Você sabia que foi por conta do trabalho dele que a Psicologia tornou-se independente da Filosofia?
O psicólogo que criou o conceito de cores frias e quentes também contribuiu para a Psicologia Social, que estuda os comportamentos em sociedade.
Agora que você já sabe quem criou o conceito de cores frias e quentes, veja como aplicá-las na decoração.
Qual a importância das cores quentes e frias na arquitetura?
Wilhelm Wundt e outros estudiosos já provaram que as cores exercem influência sobre a percepção das pessoas. Elas podem determinar nosso humor, disposição, atenção, entre outras sensações em um determinado ambiente.
Sendo assim, podemos dizer que as cores na arquitetura:
- podem causar diversas sensações em ambientes;
- têm várias funções e podem influenciar nossas emoções;
- são um dos fatores que mais influenciam a forma como nos relacionamos com um ambiente;
- estimulam nossos sentidos e pode encorajar atividades (como trabalho e estudo).
Quando usar paleta de cores frias e quentes na decoração?
Para te ajudar a criar um ambiente aconchegante, elegante e com estilo, vamos detalhar qual o significado das cores frias e quentes.
Cores quentes
Amarelo
O amarelo é a cor mais clara e que mais se aproxima do branco. Ela traz uma sensação de calor, ânimo e vitalidade. Frequentemente associada ao poder e otimismo, ela também estimula a criatividade e confiança.
Se o cliente quer dar um toque de cor ao ambiente e não quer que tenha um aspecto agressivo, o amarelo é uma boa escolha. Ele também é indicado para ambientes muito escuros ou sem janela.
Mas tome cuidado para que o local escolhido para aplicação da tonalidade não cause fadiga visual.
Vermelho
O vermelho, cor do sangue e da paixão, também remete ao poder e à nobreza.
Essa tonalidade é excitante, anima, traz confiança, força de vontade e agilidade. Em relação à decoração de ambientes, o vermelho estimula as emoções, inibe o medo e as preocupações, mas também pode produzir nervosismo. Por ser estimulante e dinâmico, deve ser usado com cautela.
O ideal é mesclar o vermelho com tons claros e neutros para criar um ambiente harmônico.
Laranja
O laranja traz as mesmas propriedades do amarelo, porém em um grau mais elevado. Trata-se da cor da energia, do apetite, do desejo e da criatividade.
Além disso, o laranja proporciona vitalidade, dinamismo, eleva o ânimo e traz alegria para o ambiente. Devido a essas características, ele é indicada principalmente para locais de trabalho e estudo.
Cores Frias
Azul
O azul estimula a paz, serenidade e repouso. Trata-se de uma cor fria versátil que pode ser usada em qualquer ambiente. Por tratar-se de uma tonalidade que estimula o relaxamento, é indicada principalmente para o quarto ou espaços criados para descanso.
Mas deve-se ter cuidado com o tom, pois de acordo com a tonalidade ele pode trazer um ar melancólico.
O azul em sua tonalidade mais clara traz sensação mais alegre, já em seu tom escuro representa profundidade de sentimento e amplitude ao ambiente.
Outra dica é usar o azul em lugares quentes, já que ele traz uma sensação de refrescância. Já em ambientes gelados ele deve ser evitado, pois aumenta a sensação de tristeza e frio.
Verde
A cor verde transmite a sensação de segurança, serenidade e esperança. Trata-se da cor que está no ponto de equilíbrio entre claro e escuro, calor e frio.
Assim como o azul, o verde é uma cor versátil que harmoniza facilmente com outras cores de acordo com sua tonalidade.
Em seu tom mais claro passa uma sensação de tranquilidade e é indicada para quartos, salas de estar e escritórios.
Já em sua tonalidade escura pode trazer a sensação de seriedade e segurança.
Violeta
A cor violeta estimula nosso lado psíquico e espiritual, lucidez, equilíbrio nas atitudes. Está ligada à ideia de sabedoria, respeito e espiritualidade.
A cor pode ser empregada em ambientes mais tranquilos, de atividades espirituais ou de meditação, no quarto ou em outro ambiente de relaxamento.
Alie ao dourado para transmitir riqueza.
Confira em nosso canal mais dicas para usar cores frias e quentes na decoração
Qual desses ambientes com cores frias e quentes mais te chamou a atenção? Compartilhe com a gente nos comentários.
Não há comentários em "Cores Frias e Quentes: Veja Como Usar em Projetos + 7 Exemplos Perfeitos"