Ama desenhos de arquitetura? Veja como aprender e inspire-se com 15 exemplos

Você é daqueles que, desde pequeno, fazia desenhos de casas quando nem sabia direito o que era arquitetura?

Caso a resposta seja sim, então conhecer mais sobre desenhos de arquitetura provavelmente é um das suas metas, não é mesmo?

A matéria de desenho arquitetônico aparece logo no começo da faculdade de arquitetura de urbanismo, mas existem também cursos ensinam as técnicas para iniciantes.

Quer descobrir quais são eles? No post de hoje, vamos explicar o que são desenhos de arquitetura, como começar a desenhar e mostrar 16 exemplos surpreendentes. Acompanhe!

O que são desenhos de arquitetura?

Desenhos de arquitetura, ou desenho arquitetônico, nada mais é do que uma especialização do desenho técnico voltada à execução e representação de projetos de arquitetura.

Explicando de forma mais detalhada, os desenhos de arquitetura são todo o conjunto de registros gráficos criados por arquitetos ou outros profissionais durante, ou não, o processo de projeto arquitetônico.

Desenhos de arquitetura: planta baixa é um exemplo

Os desenhos de arquitetura surgiram no Renascimento, mas naquela época ainda não havia conhecimentos sistematizados de geometria descritiva.

As primeiras normas de desenhos de arquitetura começaram a surgir a partir do século XIX. Com a Revolução Industrial e a evolução das máquinas, surgiu a necessidade de padronizar os desenhos dos projetos de maquinário. Essas regras se estenderam aos projetos de arquitetura.

A representação gráfica de desenhos de arquitetura segue um conjunto de normas internacionais sob a supervisão da ISO (International Organization for Standardization).

Trata-se de uma organização internacional com sede em Londres. Toda vez que algum país cria uma nova norma técnica que é aprovada pelos demais países participantes, ela é incluída na ISO.

No entanto cada país costuma ter suas próprias versões das normas de desenhos de arquitetura, adaptadas por várias razões.

No Brasil, as normas de desenhos de arquitetura são editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Confira as principais:

Desenhos de arquitetura: exemplo de desenho técnico de arquitetura

Quem quer começar a criar desenhos de arquitetura precisa aprender alguns conceitos e normas de desenho técnico como vistas, perspectiva cônica (ou do arquiteto), tipos de linhas, cotagem, escala, entre outros.

Desenhos de arquitetura: perspectiva cônica com um ponto de fuga

Se você quer se aprofundar nos desenhos de arquitetura, confira o post especial que preparamos: Vistas, tipos de linhas e mais: tudo o que você precisa saber sobre desenho técnico

Veja também: Lúcio Costa, o arquiteto com um propósito – ordenar o espaço

Desenhos de arquitetura para iniciantes: como começar?

Se você sonha em ser arquiteto, provavelmente deve se perguntar como são os desenhos de arquitetura para iniciantes e como começar a brilhar na atividade.

Na faculdade, o primeiro contato com desenhos de arquitetura começa logo nos primeiros períodos.

Os exercícios iniciais têm como objetivo estimular a visualização do aluno, a firmeza do traço, o uso dos materiais, entre outras habilidades necessárias para criar desenhos de arquitetura.

Desenhos de arquitetura para iniciantes: estudantes aprendem matéria logo no início do curso

Se você quer se aperfeiçoar, também existem cursos de desenhos de arquitetura para iniciantes. Separamos algumas opções, confira:

5 cursos de desenhos de arquitetura

  1. Curso de desenhos de arquitetura (ABRA – Escola de Arte + Design) – São Paulo/SP
  2. Desenho arquitetônico: Básico, Ilustração e Perspectiva (Belas Artes) – São Paulo/SP
  3. Desenho Arquitetônico (Pro-Tec Centro de Tecnologia) – São Paulo/SP
  4. Desenho Arquitetônico (Cursos iPED) – Curso Online
  5. Desenho Arquitetônico (Recriarte) – São Paulo/SP

Veja também: Veja a lista de material para faculdade de arquitetura e esteja preparado para a sua nova jornada!

Preciso de uma mesa de desenho de arquitetura para começar?

Quem nunca se imaginou sentado em uma bela mesa de desenho de arquitetura, criando projetos como Oscar Niemeyer e Le Corbusier?

Sem dúvida, é muito mais confortável criar seus trabalhos em uma mesa de desenho de arquitetura, mas a falta dela não é empecilho para começar a desenhar.

Você pode apoiar a folha de papel em uma superfície lisa, como em uma mesa ou até mesmo no chão.

Se você tem interesse em comprar uma mesa de desenho de arquitetura, o preço em lojas especializadas varia entre R$ 395,71 até R$ 1.630,00.

Desenhos de arquitetura: mesa de desenho de arquitetura dos sonhos

Veja também: Aplicativos de Fotos – 30 Opções Que Vão Deixar Seu Feed Incrível

Qual o melhor programa de desenho de arquitetura?

Com o avanço da tecnologia, surgiram programas de desenho de arquitetura que revolucionaram a construção civil e facilitaram a vida do arquiteto.

Entre eles, podemos destacar o AutoCAD. Criado pelo Autodesk Inc., no ano de 1982, a ferramenta do tipo CAD (Computer Aided Design) possibilitou a criação de desenhos de arquitetura em formato 3D.

Entre as principais revoluções do AutoCad, estão a possibilidade de efetuar cálculo estruturais, visualizar o projeto de vários ângulos, compartilhar arquivos com colaboradores ou clientes, entre várias outras vantagens.

Mesmo após 37 anos do seu lançamento, o AutoCad ainda é considerado por muitos como o melhor programa de desenho de arquitetura.

Não podemos deixar de citar outro programa de desenho de arquitetura revolucionário: o Revit. Ele foi criado com a tecnologia BIM (Building Information Model), que permite desenvolver projetos muito mais completos de uma forma mais rápida.

Além de criar os desenhos de arquitetura, o usuário do Revit pode incluir informações mais detalhadas como especificações de materiais, sistemas hidráulicos, de elétrica, entre outros.

Se você quer conhecer mais sobre os programas de desenho de arquitetura, confira o que já publicamos sobre eles no blog:

Mas, afinal, qual o melhor programa de desenho de arquitetura?

O fato é que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, tudo vai depender da necessidade do projetos e os recursos disponíveis para o arquiteto.

Desenhos de arquitetura: 15 exemplos que parecem obras de arte!

Para te inspirar a continuar treinando os desenhos de arquitetura, separamos 15 desenhos de casas e outras obras incríveis. Confira:

Desenhos de arquitetura: Torre Eiffel desenhada à lápis

Desenhos de arquitetura: sala desenhada com tons pastéis (@kenan_kirandi)

Desenhos de arquitetura: Taj Mahal desenhado com lapiseira (@felipedecastro.arq)

Desenhos de arquitetura: Sesc Pompeia (Fabrício Contreras Ansbergs)

Desenhos de arquitetura: desenho de igreja pintado com tinta (@archiholicdrawings)

Desenhos de arquitetura: Masp, obra icônica de Lina Bo Bardi

Desenhos de arquitetura: reeleitura de máquina fotográfica (@felipedecastro arq)

Desenhos de arquitetura: Guggenheim Museum Bilbao (@aaartpage)

Desenhos de arquitetura: Edifício Copan, de Oscar Niemeyer

Desenhos de arquitetura: desenho de fachada (@aaartpage)

Desenhos de arquitetura: croqui de casa no bosque (Projeto: Cornetta Arquitetura)

Desenhos de arquitetura: cidade do interior (@felipedecastro.arq)

Desenhos de arquitetura: casa moderna desenhada com perspectiva (@afk_architecture)

Desenhos de arquitetura: casa em preto e branco (@allofsketches)

Desenhos de arquitetura: arquitetura moderna (@mohammadpirdavari)

Gostou de aprender mais sobre os desenhos de arquitetura? Aproveite para conferir o que já publicamos sobre tipos de plantas: