Como nasce a arquitetura? Será que é possível afirmar que ela nasce de um simples traço?
Pois foi exatamente assim que começaram os trabalhos artísticos mais memoráveis do mundo. É através da representação gráfica, dos desenhos, que os arquitetos sempre conseguiram expressar e defender melhor as suas ideias projetuais.
Alguns profissionais tornaram-se mais reconhecidos, justamente, por suas brilhantes sínteses representativas. Esse é o caso de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, dois gênios modernistas que mudaram a história da arquitetura moderna brasileira. Seus croquis contam como se decorreu a evolução do processo criativo envolvendo a construção de Brasília, a nova capital do país, fundada em 1960.
Antes de prosseguir, confira este conceito: Entenda o que é o croqui de arquitetura e como criar um para nortear o seu projeto
O desenho arquitetônico na fase inicial de projeto
No início do processo de criação das propostas arquitetônicas, o mais comum é que os arquitetos optem por desenvolver desenhos rápidos, sem regras formais de representação.
Os croquis são apenas esboços ou rascunhos, representações gráficas sem qualquer refinamento nos traços. Porém, funcionam bem para o registro rápido de ideias e conceitos, para explorar livremente novas linhas de pensamentos.
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O surgimento de Brasília contado através de croquis
A ideia da construção de uma nova capital para o Brasil surgiu durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Desde o início, já se sabia que ela seria uma cidade grandiosa. Através da criatividade de Lucio Costa e Oscar Niemeyer – que criou o conceito de arquitetura como escultura – ergueu-se uma das maiores criações artísticas da história. Brasília é, hoje, considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Através dos croquis desenvolvidos por esses dois grandes arquitetos é possível acompanhar, passo a passo, a evolução das ideias envolvendo o surgimento da nova Capital Federal. Confira a seguir!
Veja mais detalhes sobre a construção da nova Capital neste artigo de nosso blog: A arquitetura em Brasília e sua importância para a história do modernismo no Brasil
Croquis de Brasília, por Lúcio Costa
No final da década de 1950, foi lançado um concurso de projetos para o desenvolvimento do projeto arquitetônico e urbanístico de Brasília. O trabalho escolhido, dentre muitas propostas, foi o de Lúcio Costa. O arquiteto, de nacionalidade francesa, admirava a modernidade brasileira e acreditava na evolução do país. Essa foi a inspiração para a criação do seu modelo de Plano Piloto, com um traçado em formato de “sinal da cruz”.
A ideia de Lúcio Costa era encontrar meios de proporcionar aos futuros residentes o ambiente mais agradável e eficiente possível. O princípio desse traçado demonstra que houve o zoneamento dos espaços por usos. Também, uma priorização pelo fluxo de veículos. O ‘Eixo Monumental’, como foi chamado o ‘Eixo Central’, serviria para integrar todos os pontos. Aliás, é nesta faixa que se encontram as obras mais famosas de Niemeyer.
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Os croquis desenvolvidos por Lúcio Costa também narram a concepção de outras ideias para o Plano Piloto. Um exemplo são os estudos feitos para as “superquadras”. De acordo com o projeto original, essa era a alternativa proposta para a organização urbana de Brasília. Na prática, as quadras seriam mais abertas, menos privativas e com seus próprios equipamentos – tais como igrejas, cinemas e escolas.
Croquis de Brasília, por Oscar Niemeyer
Os projetos criados por Oscar Niemeyer para Brasília são extremamente belos. Eles servem de inspiração para trabalhos de artistas do mundo todo. A principal característica dessas obras é a pureza e a simplicidade dos traços. Suas curvas sutis, quase poéticas, revolucionaram a arquitetura nacional. São exemplos da genialidade desse arquiteto, que explorou novas formas estruturais e materiais em estado bruto, tais como o concreto.
Assim como Lúcio Costa, Niemeyer sempre utilizou os croquis como instrumento de reflexão e busca de soluções arquitetônicas inovadoras. Essa era uma etapa importante para a concepção de seus projetos. Era um meio saudável de extravasar sua inquietação projetual. O momento certo de se entregar às fantasias, de se permitir chegar mais fundo em suas ideias e sentimentos e criar algo único, totalmente espetacular.
Nos croquis de Brasília, percebe-se o amadurecimento das ideias do arquiteto à medida que seus traços avançam no papel. A maioria dos esboços foi criada sobre folhas de gramatura muito finas. Por isso, muitos dos desenhos acabaram ficando desgastados ao longo do tempo – como os do Palácio Itamaraty. Mas, graças às cópias digitalizadas, hoje, todos podem ter acesso a esse material e estudá-lo, desde rascunho ao projeto executivo.
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