Cores complementares são aquelas que estão posicionadas em extremidades opostas do círculo cromático. Elas se caracterizam pelo forte contraste.
Sem dúvida, arquitetos e designers de interiores precisam saber usar o círculo cromático com perfeição, já que a ferramenta fornece excelentes combinações de cores harmônicas.
Mas existem alguns truques que deixam a decoração com cores complementares ainda mais sensacional. Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos explicar o que são cores complementares e mostrar 30 exemplos de ambientes sensacionais. Confira!
O que são cores complementares?
Cores complementares são aquelas que estão posicionadas em extremidades opostas do círculo cromático. Elas se caracterizam pelo forte contraste.
Nós já falamos sobre o círculo cromático aqui no blog, mas vamos relembrar rapidamente seu conceito.
O que é círculo cromático?
Círculo cromático, como o próprio nome diz, é uma representação em círculo das cores percebidas pelo olho humano. Na maioria dos casos ele é dividido em 12 partes e cada uma delas representa uma cor.
O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.
- Cores primárias: amarelo, vermelho e azul.
- Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias.
- Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.
A partir das 12 cores do círculo cromático, é possível criar uma infinidade de cores.
Uma das formas de se chegar a outras tonalidades é adicionando o preto e branco. Dessa forma, cria-se cores mais escuras ou claras, respectivamente.
Outra forma de criar outros tons é adicionando ou removendo a saturação das cores. Dominar o conhecimento sobre as cores permite criar paletas e trabalhos sensacionais, seja de decoração ou outras áreas.
E já que o assunto aqui é decoração, o círculo cromático é usado por arquitetos e designers de interiores seguindo as Leis da Harmonização, e entre elas estão as cores complementares.
Veja também: Moodboard – Veja o Passo a Passo Completo Para Criar Um
Cores análogas, complementares e complementares decompostas: como identificar?
O texto de hoje é sobre cores complementares, mas como falar sobre elas sem explicar as outras leis da harmonização, não é mesmo? Vamos resumi-las:
Cores complementares
As cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.
São usadas em projetos de decoração infantil ou quando a ideia é criar um ambiente cheio de energia e personalidade.
Cores complementares decompostas
Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo.
Essa lei da harmonização, assim como as cores complementares, cria um forte contraste. Mas ela permite usar mais tonalidades sem perder a harmonia na decoração.
Cores análogas
Trata-se das cores que estão lado a lado no círculo cromático, como laranja, amarelo e verde, por exemplo.
Quando falamos de círculo cromático na decoração, essa combinação serve para criar uma unidade de cor no espaço. Ao apostar nas cores frias, o ambiente fica sofisticado e formal. Já as cores quentes trazem descontração e informalidade.
Veja também: Cores Frias e Quentes: Veja Como Usar em Projetos + 7 Exemplos Perfeitos
Quais são as cores complementares?
Temos basicamente quatro combinações de cores complementares:
- amarelo e roxo
- azul e laranja
- vermelho e verde
- azul e vermelho
Como usar as cores complementares na decoração?
Conforme explicamos ao longo do texto, as cores complementares são marcadas pelo contraste sem perder a harmonia.
Elas trazem um equilíbrio visual e são agradáveis ao olhar. Ou seja, a decoração com cores complementares é garantia de acerto no projeto.
Existem algumas combinações clássicas de cores complementares. O amarelo e roxo, por exemplo, é usado em ambientes mais jovens, como quartos de adolescentes.
Azul e laranja também é uma combinação muito usada quando falamos de cores complementares. Trata-se do equilíbrio perfeito entre a formalidade e introspecção do tom azulado e a vitalidade do alaranjado. O que você acha dessa mistura de cores na sala de estar?
Confira em nosso canal mais dicas sobre cores complementares na decoração
Mais um exemplo das cores complementares na decoração é a combinação de vermelho e verde. Um destaque é que, nesse caso, é possível usar o urban jungle para criar uma composição marcante.
Qual é o principal truque na decoração com cores complementares?
As cores complementares são indicadas tanto para projetos mais ousados como para ambientes neutros.
O segredo está onde elas serão aplicadas. Se o cliente tem um perfil mais ousado e quer um ambiente marcante, as cores complementares podem ser usadas na paredes e até no forro.
Já se o cliente não quer ousar tanto, a sugestão é criar um fundo branco ou neutro e usar as cores complementares em objetos, como no exemplo abaixo.
30 exemplos de ambientes maravilhosos com as cores complementares
E aí, qual desses ambientes com cores complementares mais te inspirou? Compartilhe com a gente nos comentários!