O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens que funciona como um grande painel de ideias e inspirações. O conteúdo é dividido por várias categorias, e a proposta é que o usuário monte seus quadros com os assuntos que mais gosta.
Assim como o Instagram, o Pinterest é a rede social perfeita para conteúdos puramente visuais.
A rede é utilizada como uma da principais fontes de inspiração para projetos, decoração, tutoriais e receitas por mais de 175 milhões de usuários.
Em outras palavras: o Pinterest é a rede social que todo profissional de arquitetura, decoração, arte e design de interiores deve estar. Se você não sabe o que é o Pinterest nem como usar, continue lendo para virar um expert nessa rede social.
Por ser muito visual, o conteúdo fotográfico que você produz se encaixa perfeitamente na demanda dos usuários do Pinterest, que podem muito bem ser seus potenciais clientes.
Uma das vantagens do Pinterest é o tempo de duração de cada postagem: enquanto cada post no Facebook tem vida útil média de 4 dias, os pins tem tempo médio de 3.5 meses! Mas você sabe como funciona o Pinterest e como usar o melhor desta plataforma de compartilhamento de imagens?
Nesta postagem, além de saber em detalhes o que é Pinterest, vamos passar uma série de dicar para fazer o seu perfil bombar na rede!
Mas primeiro, responda: Instagram ou Pinterest? Você sabe qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio?
Pinterest: o que é e como funciona?
O Pinterest é uma rede para compartilhamento de fotos, criada por Ben Silbermann, Paul Sciarra e Evan Sharp em 2009. A lógica do Pinterest é um pouco diferente das outras redes sociais, mas é simples de ser entendida. Sua navegação, inclusive, é bem mais simples do que o Facebook.
O Pinterest funciona através de pastas (boards ou painéis) de imagens, que podem ser “pinados” em diferentes painéis com categorias diversas, do jeito que você achar melhor.
É uma ótima forma de organizar ideias e inspirações que você achou na internet: ao invés de ficar baixando imagens e salvando em uma pasta no seu computador ou celular, você pode simplesmente pinar no Pinterest e acessar de qualquer lugar, tanto pelo aplicativo quando pelo site.
Imagine um quadro de cortiça em que você pendura imagens de referência para um futuro projeto ou só por inspiração: essa é a ideia do Pinterest! Você pode, inclusive, olhar os quadros de outros usuários para se inspirar.
Como exemplo, podemos destacar o projeto Westwing Pinterest. A partir dos resultados desse trabalho, os usuários do Pinterest podem conferir uma curadoria de nove campanhas da Westwing, com opções que envolvem diversos itens para decoração de casa, moda, bem como cuidados com corpo e mente, DIY e até mesmo acessórios para os pets.
Quer virar famoso na internet? Confira nosso tutorial de como usar o Instagram Stories e descubra todas as suas funções!
Agora que você já sabe o que é o Pinterest, vamos colocar a mão na massa e aprender como usar essa rede social.
Veja também: Como ganhar seguidores no Instagram? Veja 10 dicas infalíveis! [Infográfico]
Como usar o Pinterest?
1 – Criando o perfil
O primeiro passo para começar a mexer no Pinterest é criar um perfil. Você pode criar um perfil vinculado a sua conta pessoal do Facebook ou criar uma específica para a rede a partir do seu e-mail.
Acrescente uma foto de perfil no Pinterest que represente a sua marca, faça uma breve descrição do seu trabalho utilizando as principais palavras-chave do seu negócio e insira os links das suas redes sociais. Se tiver um site, esse é o seu link mais importante!
Feito isso, você receberá sugestões de categorias para seguir. Marque as categorias que mais te interessam: desse modo, o Pinterest saberá quais conteúdos mostrar na sua página inicial com mais frequência.
Não se preocupe em marcar tudo no início. Você poderá deixar de seguir os perfis que desejar e sempre poderá acrescentar novas categorias e perfis no seu feed inicial do Pinterest.
Além disso, o Pinterest pode sugerir novas categorias e pins com base nas suas pesquisas recentes. Explore o máximo que puder!
Para começar a interagir no Pinterest, você precisará criar os seus próprios painéis.
Veja também: Jogos de Decoração – Veja o TOP 5 Mais Realista
2 – Como criar boards no Pinterest?
Primeiro, clique na sua foto de perfil no Pinterest e clique na seção “pastas”.
Clique no “+” e nomeie o seu painel no Pinterest. Segmente-os do jeito que preferir: pode ser por seus próprios projetos, cômodos, ou inspirações.
Criado o painel, agora é hora de adicionar seus pins no Pinterest!
Veja também: Aplicativos de Fotos – 30 Opções Que Vão Deixar Seu Feed Incrível
3 – Como criar pins no Pinterest
Criar novos pins com fotos suas
Assim como nos boards, você pode criar um pin na página do seu perfil no Pinterest ou dentro de um board.
Você pode escolher carregar uma foto do seu computador ou de algum site externo. Não se esqueça de colocar uma boa descrição para a sua foto no Pinterest!
Não desanime se precisar criar designs para as suas produções. O ideal, mesmo, é contratar um profissional que identificará a melhor maneira de retratar o seu trabalho.
Mas você pode explorar algumas ferramentas que te ajudam a desenvolver peças gráficas por sua própria conta.
Não tem fotos boas? Veja nossas dicas de fotografia para interiores e bombe no Pinterest!
Da mesma forma, é interessante criar painéis de pins de terceiros. Isso mostra aos seus seguidores de onde vêm as suas ideias e inspirações no Pinterest.
Veja também: Apps Para Arquitetos – Uma Lista Completa com 26 Aplicativos Que Vão Facilitar Sua Vida!
Como “repinar” fotos de terceiros no Pinterest
Para pinar uma foto, clique no ícone do pin escrito “salvar”. Escolha a pasta em que deseja salvar aquela foto ou crie uma nova.
Pine alguns projetos que estão na sua lista de desejos, só esperando o cliente e a oportunidade certas para executá-los. Quem sabe alguém não compra a sua ideia por lá?
Mas lembre-se: alimente pelo menos um dos seus painéis com imagens suas! Afinal, você está utilizando o Pinterest também como um portfólio de arquitetura, então tenha sempre em mente que é necessário mostrar o seu trabalho através de fotografias de qualidade.
Como usar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital?
1 – Crie painéis com palavras-chave no título
As capacidades de pesquisa do Pinterest são fantásticas, o que ajuda ainda mais pessoas a encontrar o seu negócio usando as palavras-chave dos seus títulos.
Confirme que você selecionou uma categoria para cada painel, para que seja mais fácil encontrá-los e para que o próprio Pinterest possa recomendar o seu painel.
Quer melhorar sua escolha de palavras-chave? Conheça 12 ferramentas de SEO que vão facilitar muito seu trabalho.
2 – Transmita as suas ideias através das descrições dos pins
Novamente, use palavras-chave na sua descrição e tenha em mente que as pessoas podem tweetar os seus pins. Descreva ao máximo o seu pin e coloque informações relevantes e que chamem atenção do usuário.
3 – Longas imagens verticais chamam mais atenção
Você sabe como usar o Pinterest com imagens longas? Quanto maiores e mais longas forem as suas imagens no Pinterest, mais você tirará proveito do tanto de espaço visual que você dispõe e será reconhecido.
Você pode criar imagens a partir de 735×1102 pixels, o que será quase um convite para que repinem o seu pin.
Veja 22 ferramentas de marketing digital que vão te ajudar a criar imagens incríveis para seu Pinterest.
4 – Aproveite os campos de links
No Pínterest, você possui duas oportunidades para acrescentar seus links relevantes: na descrição e na fonte do pin. Use-os!
5 – Incorpore pins no seu blog
De acordo com o que sabemos, o seu blog deve ser bem visual, não é? Procure referências no Pinterest, de outros sites, e incorpore esses pins no seus posts através do código gerado na rede social.
Essa é uma ótima maneira de conseguir mais repins e visualizações no seu Pinterest.
Veja também nossas dicas de como criar um blog de sucesso e atrair seu público.
6 – Compartilhe os seus pins em outras redes sociais
Use o twitter, mostre o que você está pinando na sua página do Facebook, mas não deixe de incorporar o seu Pinterest em outras redes sociais em que eles sejam relevantes.
Para ganhar ainda mais acessos e engajar seus usuários, eles precisam saber que você tem uma página do Pinterest. Então, use em e-mail marketing, assinaturas, cartão de visita etc.
7 – Gere relatórios com o Pinterest for Business
Analise a performance dos seus pins, veja quais são os mais populares e compartilhe-os novamente em novos painéis ou em outras redes sociais. Quanto mais seus pins aparecem, mais interações eles terão no Pinterest.
Veja também para que serve o Google Analytics e como usá-lo para analisar as métricas de seu site e blog.
8 – Tenha uma imagem compartilhável em todos os artigos do seu blog
Os usuários mais assíduos do Pinterest possuem uma extensão no navegador que permite transformar em pin qualquer imagem da página em que ele se encontra.
Ou seja, é importante que você se preocupe com as imagens que compartilha no seu blog: se não for você, qualquer outra pessoa pode transformá-la em pin!
9 – Crie painéis temáticos no Pinterest
Uma boa ideia para seu perfil no Pinterest é criar painéis com temas e quantidades de pins já fechados, como se fosse um álbum. Um painel com 10 dicas de decoração para determinado cômodo, por exemplo. pode ser uma boa ideia. Veja na prática esse nosso board com decoração para home offices.
10 – Crie e participe de painéis colaborativos no Pinterest
Os painéis colaborativos do Pinterest são ótimos para atingir novos grupos de seguidores e ter os seus pins vistos por ainda mais gente. Apenas tome cuidado na seleção dos painéis colaborativos em que você for entrar e com quem colabora com seus painéis.
Veja mais dicas de como usar outras plataformas sociais:
- 13 dicas de como usar o LinkedIn para empresas
- Aprenda como criar uma página de sucesso no facebook
- Aprenda em 5 passos como fazer um post perfeito no Facebook
- 8 dicas essenciais para aumentar o engajamento nas redes sociais sem gastar nada
Esse post foi escrito por Lucas Fonseca, CEO na agência Casa Oito Digital Intelligence, atuando há aproximadamente 10 anos em Marketing Digital, Campanhas de Mídia (PPC) e Inbound Marketing. Especialista em analisar e, efetivamente, relatar insights de dados que variam de métricas de negócio ao comportamento do usuário e desempenhos de campanhas.