Procrastinar significa deixar de fazer alguma coisa agora, adiando e retardando sua realização para depois o que, muitas vezes, leva a não realização da tarefa ou a um resultado parcial, incompleto e com baixa qualidade.
A procrastinação é um comportamento normal, mas pode ser bastante prejudicial quando afeta a vida, a convivência e a produtividade das pessoas.
Só para citar um exemplo, a procrastinação e a ansiedade são problemas diretamente ligados. Quer descobrir o motivo? No post de hoje, vamos explicar o porquê e ensinar como parar de procrastinar em 7 passos simples. Acompanhe!
E aí, pronto para vencer essa forma de autossabotagem e parar de procrastinar?
Além de parar de procrastinar, você também pode ser mais produtivo, confira: dicas de produtividade para arquitetos e designers de interiores
O que é procrastinar?
Procrastinar significa deixar de fazer alguma coisa agora, adiando e retardando sua realização para depois o que, muitas vezes, leva a não realização da tarefa ou a um resultado parcial, incompleto e com baixa qualidade.
A procrastinação é um comportamento normal, mas pode ser bastante prejudicial quando afeta a vida, a convivência e a produtividade das pessoas.
Como parar de procrastinar: alguns sintomas típicos de procrastinação
- Você precisa terminar uma tarefa, mas acaba deixando pra última hora.
- Ligar o computador para preparar um relatório, mas se perder por horas nas redes sociais.
- Ter uma prova importante, mas passar dias assistindo a filmes e acabar deixando para estudar na véspera.
Se já passou por um desses episódios ou outros semelhantes, você é um procrastinador.
Bastante comum em praticamente todas as atividades, a procrastinação geralmente acontece sem que muitos percebam que estão gastando horas valiosas ou atrapalhando a própria produtividade no dia a dia.
Mas, mesmo que ocorrendo de maneira quase imperceptível, há muitas dicas valiosas que te ensinarão como parar de procrastinar.
Como parar de procrastinar: os 4 pilares da procrastinação
Procrastinar não é apenas um problema individual, mas uma questão que pode afetar até a economia mundial.
Afinal, imagine quantas pessoas podem estar atuando abaixo de seu potencial por simplesmente não saber como parar de procrastinar.
Pesquisadores da Universidade de Calgary, inclusive, chegaram a publicar estudos sobre o tema, tamanha a sua relevância. Nessa pesquisa, foi observado que 4 pilares estavam presentes em todos os casos registrados sobre procrastinar.
Os 4 pilares da procrastinação são:
- Tarefas de baixo valor
- Expectativa de dificuldade
- Medo de errar
- Personalidade de procrastinador
Confira cada pilar do ato de procrastinar em detalhes:
1 – Tarefas de baixo valor
Foi percebido que as pessoas tendem a procrastinar em tarefas que consideram desagradáveis ou não importantes. Por exemplo: declarar o Imposto de Renda na última hora ou deixar a louça se acumular na pia – o que pode acontecer de ruim se eu não lavar a louça ou declarar o imposto no último dia?
2 – Expectativa de dificuldade
Caso você acha que uma tarefa será difícil de realizar, tenderá a procrastinar. É o que acontece quando você quer deixar de ser sedentário, mas vai deixando para depois a data para começar a se exercitar, afinal, isso parece tão difícil…
3 – Medo de errar
Outro motivo que leva à procrastinar é justamente o medo. O medo, mesmo que inconsciente, de cometer erros, de falhar. É aquele receio em abrir um negócio novo e acabar deixando os planos apenas no papel.
4 – Personalidade de procrastinador
Existe ainda uma influência da personalidade de cada pessoa no ato de procrastinar. É o resultado de uma herança genética e do ambiente de criação de cada um, o que aponta que alguns estão mais propensos a sofrer desse mal.
Dizem que a meditação ajuda a ser mais produtivo e não procrastinar, veja mais nesta postagem de nosso blog: Conheça 4 incríveis dicas de como praticar Mindfulness no seu dia a dia
Procrastinação e ansiedade: dois problemas diretamente ligados
A procrastinação e a ansiedade estão ligados, pois quando a pessoa negligencia tarefas por muito tempo acaba prejudicando seu trabalho, estudos e outras atividades. Diante desse contexto, o sentimento de frustração gera ansiedade, estresse e, em casos mais graves, depressão.
Veja agora como parar de procrastinar!
Como parar de procrastinar? Veja 7 passos infalíveis!
- Dividir o tempo
- Dar um passo de cada vez
- Criar os hábitos corretos
- Programar seu dia
- Definir prioridades
- Fazer na hora
- Pedir ajuda
Mesmo os que possuem esse tipo de personalidade procrastinadora têm como parar de procrastinar. É preciso dar atenção a alguns passos simples
Vamos entender melhor cada um deles e acabar de vez com a procrastinação? Confira:
1 – Dividir o tempo
Para não procrastinar, separe seu tempo em blocos (de horas ou minutos) e determine tarefas a realizar em cada uma dessas divisões.
Por exemplo, você pode até colocar um despertador para tocar a cada 1 hora para te ajudar a manter uma maior disciplina, ou ainda adotar alguma técnica de gestão de tempo, como a Técnica Pomodoro, que divide seu esforço em blocos de 25 minutos de foco total por 5 de descanso.
Mas foque em terminar suas atividades no período pré-estabelecido por você e até se isole, se for necessário, para garantir que não vai procrastinar.
2 – Dar um passo de cada vez
Como um dos pilares da procrastinação está a sensação de dificuldade de uma tarefa. Comece a pensar em suas responsabilidades de maneira parcelada para não procrastinar.
Ou seja, foque sua atenção a concluir um passo de cada vez e não veja apenas o grande desafio final.
Transforme o caminho até seu objetivo em um conjunto de tarefas menores, de menor complexidade.
Precisa preparar uma apresentação para seu chefe, composta de diversos relatórios e dados?
Volte sua atenção a cada relatório por vez e, depois, se preocupe em montar o roteiro de suas falas, integrando tudo de forma lógica.
3 – Criar os hábitos corretos
Quando você vê uma pessoa que considera muito disciplinada em suas atividades e tarefas, na verdade, está observando alguém que conseguiu implantar hábitos em seu dia a dia para não procrastinar.
Ir à academia todos os dias, manter uma dieta saudável ou até mesmo ir a um curso de idiomas duas vezes por semana, são atividades voltadas a um objetivo, mas que são realizadas com frequência por terem se tornado um hábito.
Um hábito é formado por 3 elementos básicos:
- gatilho: é aquilo que te lembrará que deve fazer uma dada ação;
- rotina: aquilo que deseja ter como uma repetição diária;
- recompensa: o que você ganha quando tem sua tarefa realizada.
Partindo dessa ideia, você pode implantar esse esquema para construir um hábito e não procrastinar, tendo cuidado em propor uma recompensa imediata e possível, que faça sentido para você e o incentive a terminar sua tarefa.
A força do hábito é tão relevante que se tornou centro de diversos estudos e obras, como o livro de Charles Duhhig, que vale a pena ler.
4 – Programar seu dia
Se um objetivo é muito a longo prazo, é bastante comum que haja a tendência maior de procrastinação. Afinal, essa sensação de recompensa, que é tão incentivadora para se conseguir fazer algo, parece muito pouco palpável.
Por isso, busque planejar de maneira mais objetiva, priorizando o que é mais importante, em um tempo mais curto, a médio prazo.
Por exemplo: você pode decidir no dia anterior o que vai fazer no dia seguinte. Quando acordar, já sabe o que precisa fazer naquele dia e foca sua atenção nesses deveres, sem titubear ou procrastinar.
5 – Definir prioridades
Como citado no item anterior, se deseja saber como evitar a procrastinação, é muito importante saber classificar a importância de suas tarefas.
Assim, comece sempre por aquela que considerou mais relevante ou urgente. É cientificamente comprovado que a força de vontade de uma pessoa diminui ao longo do dia, à medida que aumenta o cansaço.
Por isso, sempre procure iniciar por aquilo que merece sua maior atenção e aproveite melhor o auge de sua força no dia. Assim, evitará que o cansaço te faça procrastinar.
6 – Fazer na hora
Como parar de procrastinar sem ajuda da própria mente?
Quando se está querendo adiar algo, uma voz já tende a vir à sua cabeça repetindo “acho que vou deixar isso para depois…”.
É nesse momento que você deve combatê-la através do pensamento “Não! Vou fazer isso agora mesmo!”.
Tente exercitar essa frase em sua mente, para que quando sentir que está prestes a procrastinar, você mesmo consiga reverter esse pensamento prejudicial.
7 – Pedir ajuda
Tentar mudar e controlar a si mesmo costuma parecer difícil, ainda mais quando você está se cobrando de atividades que te exigem mudanças de hábitos, como parar de procrastinar.
E, para alcançar esse objetivo, você não só pode – até deve – pedir ajuda a outras pessoas, quando julgar necessário.
Por isso, converse com amigos ou colegas, caso esteja sentindo que precisa muito de uma força externa para te ajudar a não procrastinar.
5 dicas práticas de como acabar com a procrastinação
Que tal mais algumas dicas objetivas para parar de procrastinar? Confira 5 itens fáceis de aplicar para você colocar em prática e acabar com a procrastinação agora mesmo:
- Esqueça a função “soneca” do seu despertador quando acorda. Evite começar seu dia procrastinando.
- Saiba usar listas de tarefas, selecione até 3 itens de prioridade para realizar a cada dia.
- Não tente ser multitarefas. Tentar fazer muitas coisas de uma só vez tende a ter o efeito oposto: você pode não conseguir terminar nenhuma tarefa ou fazê-la sem a qualidade necessária.
- Não se cobre tanto, afinal, uma busca pela perfeição só tende a gerar desânimo e uma cobrança intensa e o resultado pode ser a procrastinação.
- Comece o quanto antes! Você tem consciência de que precisa parar de adiar suas tarefas? Então, coloque em prática agora e não procrastine também essa sua mudança.
Parar de procrastinar pode ser um grande passo em sua carreira. Mas que tal se capacitar e aprender mais, sobre marketing, por exemplo?
Receba nosso material e aprenda de um jeito simples os 12 passos para conquistar mais clientes: