Todo mundo fala em marketing digital, na criação de blogs e sites, mas poucos esclarecem como gerar visibilidade para essas ferramentas de comunicação.
Além do marketing de conteúdo e do SEO (veja mais nos posts abaixo), as ferramentas de links patrocinados são uma grande ajuda para alavancar a visibilidade de seu site ou blog.
Nesse contexto, o Google Adword ganha destaque. Ele é uma forma muito eficiente para gerar receitas para o seu site.
Porém, muitas pessoas até conhecem, mas têm dúvidas sobre como funciona o Google AdWords.
Então, não perca mais nenhum lead. Entenda como trabalhar esse recurso e colocá-lo em prática na sua estratégia de marketing digital.
Entenda mais sobre SEO, marketing de conteúdo e outro temas relacionados a ferramentas de marketing digital e suas melhores práticas:
- Dicionário do marketing digital: todos os termos que você precisa conhecer para não ficar de fora!
- Site e Blog – A importância do conteúdo digital para sua empresa
- Descubra o que é SEO e veja como você pode conseguir mais acessos e clientes de maneira recorrente
6 passos para entender como funciona o Google AdWords
1 – O que é o Google AdWords?
O Google AdWords é uma plataforma utilizada pelo Google para veicular anúncios pagos.
Com isso, os três primeiros resultados que aparecem no mecanismo de busca são quase sempre links patrocinados.
Esses termos de busca são chamados de palavras-chave. A segmentação por conceitos específicos é uma tática muito inteligente. Isso porque o cliente em potencial estará procurando exatamente o que a empresa oferece.
A cada pesquisa aparecem diversos resultados, sendo mais difícil alcançar o topo. O Adwords vem para solucionar essa questão sobre como ganhar visibilidade.
Estando nas primeiras posições, é mais fácil para o usuário clicar no link e chegar até a empresa.
2 – Como funciona o Google AdWords na prática?
O funcionamento é simples, porém alguns detalhes devem ser avaliados.
Não basta apenas realizar o pagamento para conseguir as primeiras posições na busca dos termos escolhidos.
Isso porque o Google Adwords avalia outros critérios além da empresa que fez a maior oferta. A plataforma analisa a posição do site de acordo com o Ad Rank. Ou seja, também é preciso fazer um anúncio relevante.
Nesse esquema é avaliado o índice de qualidade, que seria uma nota de 1 a 10 sobre a relevância da página de destino.
Outro fator importante é o CPC, que é o valor investido por cada clique no anúncio.
Logo, mesmo que se invista mais financeiramente, o link que vence é o que responde melhor à pergunta feita na barra de pesquisas.
Ou seja, aquele que gerou mais valor para usuário. Dessa forma, a equação final é:
Índice de qualidade (IQ) + Custo por clique (CPC)
Está entendendo como funciona o Google AdWords?
3 – Como criar uma conta no Google AdWords?
São muitas as vantagens de investir na publicidade do Google.
Esse investimento pode fazer sua empresa crescer muito. Então, para criar uma conta no Google AdWord basta seguir alguns passos:.
Como usar o Google AdWords: criando sua conta passo a passo
- acessar https://adwords.google.com/;
- clicar no botão “Comece agora”;
- digitar um e-mail (preferencialmente Gmail) e site da empresa;
- clicar em “continuar” para começar a configuração da conta;
- preencher os dados para dar início a primeira campanha.
Após essas etapas, basta inserir os dados da empresa, realizar a primeira campanha e ajustar a forma de pagamento.
Depois disso, é preciso apenas um pouco de paciência para trabalhar com a ferramenta e ver os resultados.
4 – Como anunciar no Google AdWords?
Agora, com a conta já criada, é hora de realizar o primeiro anúncio.
Para isso é preciso preencher os campos solicitados pela plataforma.
A tela será direcionada para o Google AdWords Express com alguns passos para seguir.
Passo a passo para anunciar no Google AdWords:
1 – Selecione o tipo de anúncio;
- Rede de pesquisa
- Rede de display
- Shopping
- Vídeo
- Universal para apps
2 – Escolha a meta do seu anúncio e a forma que você deseja alcançá-la;
- Vendas
- Leads
- Tráfego do website
- Consideração de produto e marca
- Alcance e Reconhecimento da marca
3 – Configure e segmente a sua campanha;
- Dê um nome para a campanha
- Segmente o local
- Selecione o idioma
- Insira quanto você quer gastar por dia
- Defina o lance e o objetivo
- Defina a data de início e fim da campanha
4 – Nomeie o grupo de anúncios e adicione as palavras-chave;
ex.: Escritório de arquitetura
5 – Configure o novo anúncio;
- Insira a URL de destino
- Insira o título 1 (30 caracteres)
- Insira o título 2 (30 caracteres)
- Mude a URL para algo mais user-friendly
- Insira a descrição (80 caracteres)
- Ex:
- Título 1: Roupas femininas
- Título 2: Moda Outono/Inverno
- Caminho: moda feminina outono
- Descrição: Roupas femininas exclusivas da moda Outono/Inverno.
Pronto! Sua campanha já está feita.
Existem outras maneiras de atrair clientes, veja: Geradores de Público: Crie audiência para seu site e blog
5 – O que fazer depois de criar o anúncio?
Agora é hora de esperar os resultados da campanha. Talvez os efeitos não sejam imediatos e será sempre tentativa e aprendizado. Você pode acompanhar os resultados pelo Google Analytics.
Porém, com essas dicas, fica mais simples entender como funciona o Google AdWords.
Pode parecer muito conteúdo no início. Porém, todos os primeiros passos são os mais complicados.
O importante é continuar praticando e experimentando como funciona o Google AdWords.
Com a prática será fácil promover campanhas arrebatadoras.
Você tem muito o que fazer em sua empresa e precisa e de ajuda para conduzir suas campanhas, produzir os conteúdos, engajar públicos e atualizar seu site e blog?
Pode contar com o Ciclo do Encantamento: deixa esse trabalho com a gente e foque em seu negócio.