Contando com mais de 2 bilhões de usuários mundo afora, o Facebook ainda é uma das plataformas de maior alcance que existe.
No Brasil, temos mais de 115 milhões de pessoas acessando a rede, onde 67% delas acessam diariamente, mais da metade da população total.
Esses números enormes acabam criando uma situação difícil para que conteúdos orgânicos sejam visualizados.
O Edge Rank, algoritmo que os organiza, filtra uma grande quantidade de posts, não sobrecarregando o usuário com um excesso de mensagens em sua timeline.
Quem quer impulsionar um post acaba recorrendo a um empurrãozinho pago, e é aqui que entram os Facebook Ads.
Mas afinal, como funciona o Facebook Ads? Há mais de um tipo?
Vamos saber mais sobre eles nas próximas linhas.
Já sabe como criar sua fanpage? Não? Aprenda agora mesmo: Aprenda como criar uma página de sucesso no facebook
Como funciona o Facebook Ads: tudo que você precisa saber
O que é Facebook Ads?
Os Facebooks Ads são conteúdos veiculados dentro da própria plataforma.
Há diversos tipos à disposição, cada um com a sua finalidade e eficácia.
O resultado depende, naturalmente, do tipo de objetivo buscado.
Tipos de anúncios no Facebook Ads
São 10 tipos de anúncios disponíveis no Facebook Ads, divididos em 3 categorias:
- Reconhecimento
- Consideração
- Conversão
Na categoria Reconhecimento temos dois tipos:
- O primeiro é o Reconhecimento de marca, desenvolvidos para fazer com que o público preste mais atenção nos anúncios de sua marca;
- O segundo tipo é o Alcance. Focam em propagar a sua marca entre os usuários. Isso tanto de forma geral quanto em localidades específicas.
Veja os 5 tipos de ads da categoria Consideração:
A segunda categoria, Consideração, foca em objetivos específicos:
- Tráfego: trazer usuários para a sua página externa, serviço ou promoção;
- Envolvimento: gerar engajamento por likes, participação em eventos ou comentários;
- Instalação de aplicativos: leva o usuário diretamente para a página de instalação do app;
- Visualizações de vídeo: mostram um vídeo na timeline, resultando em um engajamento maior do que um post estático;
- Geração de cadastros: facilita a obtenção de informações dos usuários para um determinado fim, é conhecido como Facebook Lead Ads.
Por fim, temos a terceira categoria, Conversão.
Categoria Conversão
Baseado em métricas mais fáceis de analisar, permite ver quantas pessoas clicaram no anúncio.
Pode ser também do tipo Venda de Catálogo de Produtos, focando em um público específico, ou de Visitas a Estabelecimentos, mais localmente.
Ou seja:
- Conversão: quantos usuários clicaram no anúncio;
- Vendas do catálogo: mostre itens do seu catálogo que estão a venda;
- Visitas ao estabelecimento: faça usuários que estejam por perto visitarem o seu negócio.
Para definir qual é a melhor opção, é necessário saber um pouco mais sobre como funciona o Facebook Ads e ter um objetivo definido.
Veja, a seguir, alguns conceitos importantes.
Além de anúncios, conteúdo é importante para atrair visitantes e fãs para sua fanpage: Aprenda em 5 passos como fazer um post perfeito no Facebook
Como usar o Facebook Ads
Configuração da conta
A primeira tela apresentada será a tela de configuração de conta, onde você escolherá o país, a moeda e o fuso horário local. Após a escolha, clique em Continuar:
Tráfego
Começaremos agora a preencher algumas informações sobre nosso anúncio. Começando pela aba de tráfego, temos as opções: Site, Aplicativo e Messenger, ao lado das duas últimas, está um ícone que, ao passar o mouse, informa as diferenças de cada uma.
No nosso caso, escolhemos Site.
Público
Em primeiro lugar, é importante reconhecer o seu público.
O Facebook Ads permite uma boa segmentação neste quesito, permitindo a criação de critérios como:
- Idade;
- Gênero;
- Idioma;
- Localização.
Isso para mencionar apenas alguns.
Os filtros podem ser tão sofisticados a ponto de segmentar formação escolar, sistema operacional e preferências políticas.
Quanto melhor a segmentação, mais alcance uma campanha pode ter.
Direcionamento
Esta é uma das etapas mais importantes, pois é nela que definiremos para quem os anúncios serão mostrados.
Procure colocar o maior número de palavras chave que se relacionem ao seu negócio. Quanto mais palavras chaves inseridas, maior é a chance de o Facebook direcionar o anúncio para pessoas interessadas nos seus serviços.
Como criar uma campanha de Facebook Ads
Não sabe como definir o público-alvo?
O Facebook possui uma ferramenta chamada Facebook Audience Insights, que analisa esses dados para você de acordo com a campanha escolhida.
Orçamento
O próximo passo é estipular um orçamento. Ele pode ser de dois tipos: diário e vitalício.
Esse é um ponto importante para entender como funciona o Facebook Ads.
- No primeiro caso, a campanha chegará a esse limite no dia e cessará.
- No segundo, o valor engloba toda a campanha, atuando de acordo com os parâmetros de publicação diários, até chegar ao fim.
Como anunciar no Facebook
Identidade
Nesta etapa definimos a qual página será vinculada o anúncio.
Também podemos vincular uma conta do Instagram.
Aproveite e veja nosso post sobre como conquistar seguidores no Instagram e aumentar a visibilidade do seu anúncio.
Formato
Nesta tela decidimos o formato do nosso anúncio entre as opções disponíveis:
- Carrossel;
- Imagem única;
- Vídeo único;
- Apresentação multimídia;
- Coleção
Confira a descrição de cada um e escolha o formato que mais se adapta ao seu público.
Imagens
Nesta etapa, escolhemos a imagem que irá aparecer em nosso anúncio.
Você pode carregar uma imagem própria do seu produto ou escolher uma do banco de dados do Facebook.
Por falar em imagens, você já sabe como usar o Pinterest? Essa rede social é ótima para inspirar usuários que ainda não conhecem a sua marca.
Links
Nesta etapa, configuramos o link para onde o anúncio será redirecionado. Fazemos isso através do campo Destino.
No campo Texto, definimos o cabeçalho do nosso anúncio. Seja criativo e escreva uma chamada atraente para o consumidor.
No campo Título, definimos o título do nosso anúncio.
Se estiver com dificuldades de criar um título que chame atenção, de uma olhada nesse post com modelos de títulos criativos.
Call To Action (CTA)
Chegamos a uma das partes mais importantes do seu anúncio. O CTA é a chamada no qual você convida o usuário a tomar uma ação, como solicitar algum serviço.
O Facebook disponibiliza os seguintes modelos de CTA:
- Nenhum botão;
- Enviar mensagem;
- Solicitar agora;
- Reservar agora;
- Fale conosco;
- Baixar;
- Obter oferta;
- Obter horário das sessões;
- Saiba mais.
Escolha o que melhor se adéqua ao seu anúncio.
Otimização
Para finalizar, é necessário escolher a otimização da campanha.
São duas opções:
- CPM (Custo por Mil impressões);
- CPC (Custo por Clique).
O primeiro caso costuma ser mais acessível, mas é recomendado apenas para anúncios de reconhecimento de marca.
No segundo, o Facebook foca em pessoas de acordo com o perfil escolhido, com uma probabilidade maior de engajamento.
Com todas essas informações, agora é hora de experimentar, analisando como funciona o Facebook Ads e o retorno sobre investimento (ROI) de cada campanha.
O ideal é começar com pequenos valores em diferentes segmentos, vendo qual oferece o melhor resultado.
Após essa fase inicial, basta focar na formulação que trouxe mais resultado, dentro do objetivo inicial, e começar uma campanha de sucesso.
Quer se aprofundar ainda mais em marketing digital?
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