A alta competitividade do mercado de impõe que para fidelizar um cliente não é suficiente ter produtos ou serviços de qualidade.
O processo de escolha e preferência têm se tornado cada vez mais complexo, o diferencial encontra-se nos detalhes.
Conseguir clientes de arquitetura é fundamental para a prosperidade de um negócio, mas, especialmente no ramo da arquitetura e interiores, manter os antigos é o caminho que merece maior dedicação.
Em regra, as pessoas procuram um arquiteto por indicação de outra pessoa que já contratou o trabalho do profissional.
Neste post, vamos mostrar quais as táticas para criar vínculos efetivos. Confira!
Mas antes de começarmos, conheça as maravilhas que o marketing boca a boca pode fazer para seu negócio.
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Conheça os perfis dos seus clientes
Conhecer o cliente é um dos princípios básicos para quem deseja desenvolver um processo de fidelização eficiente. E isso vai muito além de manter seus dados cadastrais atualizados.
Se as empresas ao criarem um único produto traçam estratégias para atender as peculiaridades de diferentes tipos de consumidor, imagine os projetos arquitetônicos, que são concebidos de modo a satisfazer as individualidades.
Nesta relação, o arquiteto encontrará clientes que geram muitos negócios e outros nem tanto; pessoas que têm noção do assunto e tendem a ser mais exigentes; aqueles que só estão preocupados com o preço. E para cada particularidade devem ser usadas estratégias de marketing diferentes.
Saber com quem você está lidando amplia a visão para novas oportunidades. Muitas vezes um negócio que aparentemente não é rentável tem potencial para trazer outros trabalhos.
A etapa de análise do perfil é uma das mais importantes, pois vai definir se você é o arquiteto ou designer certo para atender o cliente e também identificar se ele é o cliente certo para você.
Se você quiser mais detalhes sobre como fazer uma análise de perfil, você pode aprender com a metodologia do Ciclo do Encantamento.
Faça-se presente
Os profissionais liberais, em regra, são procurados em momentos específicos, o que às vezes não ocorre com tanta frequência.
E nesse contexto se insere o trabalho dos arquitetos e designers.
Assim, investir na comunicação é fundamental para estreitar os laços com o cliente. Ser lembrado na hora da necessidade é resultado de um investimento a longo prazo, como uma planta que precisa ser sempre regada para crescer e fortalecer, por isso a importância de se saber como fidelizar um cliente.
Hoje o mercado oferece canais de comunicação diversificados, moldados para atrair todos os tipos de público.
Se o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível, a melhor estratégia é investir em mais de uma plataforma, tais como as redes sociais, o email marketing, ligações, marketing de conteúdo, anúncios publicitários, dentre outros.
Desenvolva um bom planejamento
Planejar é uma ação indispensável para que qualquer empreendimento seja bem-sucedido.
O dia a dia dos profissionais da arquitetura e interiores depende do equilíbrio entre objetivo, prazo e preço. E essa combinação de aspectos só funciona bem quando executadas com planejamento.
O rompimento de apenas um desses elementos já é suficiente para denegrir sua reputação e atrapalhar os planos de fidelização.
Por exemplo, se foi marcada uma data para entrega do serviço e por não ter um cronograma de obras ele acabou atrasando; ou não houve um orçamento detalhado e as despesas ultrapassaram os limites de recursos, tudo isso causa uma impressão negativa.
Valorize a opinião dos seus clientes
Avaliar as críticas feitas pelos destinatários do seu serviço representa uma das maneiras mais eficientes para evolução do negócio, sejam elas construtivas ou destrutivas.
Ao focarmos em nosso trabalho, dedicar para adquirir novos conhecimentos, é comum o sentimento que estamos indo na direção certa.
Mas o que consolida uma empresa no mercado não é a ideia que os empreendedores têm a respeito de suas atividades, e sim o que os clientes pensam sobre elas.
Prestigiar uma simples reclamação pode ajudar a identificar problemas que até então não tinham sido notados, e quanto antes forem corrigidos, maiores as chances de manter uma boa reputação.
Em meio a grande concorrência em todos os setores da economia, um mínimo detalhe como atendimento é capaz de deixá-lo à frente dos seus adversários.
O foco é sustentar um elevado padrão de qualidade com base nas informações colhidas de seus consumidores.
Utilize métodos como caixinha de sugestões, avaliação dos serviços, invista na presença digital e disponibilize nesses canais um espaço para reclamações, dúvidas, chats online. O NPS tem sido uma metodologia bem usada também.
Qualifique seus colaboradores
O sucesso na carreira de arquiteto ou de designer depende bastante da construção do seu nome, que é feito por meio da realização de bons trabalhos.
Contudo, o profissional de arquitetura e interiores não trabalha sozinho, é preciso de alguém para cuidar da sua agenda, auxiliares no desenvolvimento dos projetos, orçamentos de materiais, emissão de relatórios etc.
Fidelizar um cliente é tarefa de todos da sua empresa, sem exceção.
Alinhar todas essas pessoas com a cultura da empresa, os valores cultivados, torna-se essencial para formar um time coeso que transmita credibilidade.
Além de aumentar a produtividade, funcionários preparados estão aptos para lidar com as adversidades, usar da criatividade para enfrentar momentos difíceis.
Veja também: 7 livros que não são de arquitetura, mas que todo arquiteto deveria ler
Com isso, promover treinamentos periódicos, incentivar a participação em eventos como feiras, workshops, congressos, vai aumentar a segurança dos seus colaboradores e consequentemente o reconhecimento dos clientes pelo serviço.
O resultado do processo de fidelização é conquistado por degraus. A partir do momento que seu trabalho vai ganhando notoriedade, as pessoas se interessam em contratá-lo. E, sendo o projeto bem executado, o cliente satisfeito te indicará para outros.
Foque na necessidade do cliente
Para um arquiteto fidelizar os clientes é fundamental estar aberto ao diálogo, ouvir o que eles desejam – afinal o melhor projeto é aquele que agrada seu destinatário e não o profissional.
A necessidade de cada indivíduo deve ser analisada separadamente. Por mais que as realidades sejam semelhantes, são trabalhos com diferentes orçamentos, prazos, e circunstâncias que podem mudar durante a execução.
O ideal é que prestadores de serviços e consumidores formem um time, onde os objetivos sejam bem definidos e as ações pautadas na transparência.
Receber os clientes para tirar dúvidas, dar satisfação sobre o andamento do cronograma são algumas das atitudes que valorizam a confiança no profissional, convertendo tais práticas em fidelização. Saiba atender bem com nossas dicas de atendimento ao cliente e mantenha uma boa relação sempre.
Fique atento ao cliente investidor
O profissional de arquitetura e interiores precisa se conscientizar que o padrão de qualidade deve ser igual para todos os contratantes, independentemente se o projeto é grande ou não.
Porém, existe um perfil que merece atenção especial, são os chamados clientes investidores.
O investidor é aquele empresário que atua no setor da construção civil, e não é difícil entender o porquê de ter alguém com essa característica na cartela de clientes reproduz o sonho de muitos arquitetos.
O construtor sempre terá mais de um projeto para ser criado e ao fidelizar esse nicho, seus serviços serão constantemente solicitados.
Além de demonstrar competência, alguns fatores fazem a diferença nas estratégias de atração.
A maquete eletrônica por exemplo, é uma ótima forma de agregar valor ao seu projeto, ela facilita o entendimento das pessoas que não possuem uma visão tão técnica da coisa.
Usando as ferramentas apropriadas, é possível definir cores, texturas, tipo de pisos, cômodos, dentre outras características.
O conceito é vender o trabalho através de imagens, você desperta o interesse do construtor e ele ainda utiliza as informações para persuadir os compradores.
Cultive a política de parcerias
Independentemente da área de atuação, nada melhor do que contar com o apoio de alguém para conquistar clientes.
Dessa forma, nada melhor do que criar vínculos fortes com fornecedores de materiais ou ainda de serviços complementares à arquitetura.
Quando há uma parceria leal, um indica cliente para o outro, formando uma rede de contatos extensa e sólida.
Para fidelizar um cliente procure por profissionais bem-conceituados, pois a indicação de alguém sem credibilidade também pode refletir na sua imagem.
Comece a trabalhar o quanto antes na networking de parceiros divulgando seu interesse por emails, telefonemas, redes sociais, quem procura sempre encontra outras pessoas dispostas a unir forças.
Aposte no marketing digital
Os recursos tecnológicos vêm revolucionando a maneira das empresas estabelecerem uma relação com os consumidores, e se inserir nessa nova realidade é uma medida de urgência, caso você não queira ser ultrapassado pelos concorrentes.
O marketing digital nada mais é do que a aplicação das ferramentas adequadas para divulgar sua marca no mundo virtual.
No cenário atual, as pessoas encontram-se conectadas quase que em tempo integral, e o método aproveita desse fato para atingir as diversas camadas de clientes, valendo-se dos diferentes canais de comunicação online.
Dentre as inúmeras estratégias, o marketing de conteúdo é uma técnica inovadora e que apresenta muito potencial não somente para atrair possíveis clientes, mas também na missão de construir um relacionamento contínuo.
O método tem o intuito de despertar o interesse do público-alvo gerando conteúdos significativos.
Por meio da publicação de textos informativos no blog da empresa, outros materiais relevantes no formato de e-book, é uma experiência muito rica para quem deseja se destacar no cenário da arquitetura.
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Entenda a importância das redes sociais para fidelizar um cliente
As redes sociais podem parecer um ambiente de descontração, mas na verdade há um excelente espaço para difundir a identidade e o trabalho de qualquer empresa.
Produzir conteúdo para as redes sociais é a oportunidade que você tem para mostrar que domina o assunto e a essência do seu negócio.
É um instrumento relativamente barato, com grande alcance devido à popularidade entre os usuários, e que ainda não é tão utilizado pelos arquitetos.
Conquistar um espaço no mercado de arquitetura e interiores e a preferência dos clientes está relacionado a habilidade que o profissional desenvolve para lidar com o seu público, com os parceiros comerciais, com os colaboradores, sem perder de vista o aperfeiçoamento da competência técnica.
O que achou das nossas dicas para fidelizar um cliente? Veja também outros pontos valiosos para o sucesso do seu empreendimento em nosso artigo 5 maneiras de fazer uma gestão empresarial exemplar.
Confira também nosso post sobre como ter êxito no empreendedorismo na arquitetura e alavanque seu negócio.
Esse artigo foi produzido pela equipe do Saia do Lugar, um dos maiores blogs do Brasil em empreendedorismo, marketing, liderança e vendas.
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