Se você conhece o Pinterest, sabe o que é um pin: uma imagem que você salvou em uma pasta de seu perfil nesse rede social.
Uma escritório de arquitetura pode criar pastas com vários temas, como cozinhas, salas de estar, quartos etc, e colocar pins com fotos de diversos ambientes criados.
Aliás pins, em inglês, são aqueles alfinetinhos curtos, tipo umas tachinhas com a cabeça colorida, que as pessoas usam para fixar fotos em quadros de cortiça, daí o nome da rede social.
Mas o que é rich pin, afinal?
Rich pin é um pin avançado, ou em tradução para o português, pin rico (mas ninguém usa essa expressão e nem deveria).
Ele é o responsável pelo compartilhamento automático de conteúdo de um blog ou site diretamente do Pinterest.
Clicou nesse rich pin, já é direcionado para a página que você quer!
Mas para que serve um pin avançado e como fazer rich pins?
É sobre isso que vamos falar neste post.
Precisando de mais dicas sobre a mídia social onde se compartilham imagens? Então confira nosso guia de como usar o Pinterest.
Rich pin: o que é e para que serve
Através do rich pin no Pinterest, usuários podem ter acesso direto ao seu site ou blog sem sair do pinterest.
Isso porque, além de outras funcionalidades, há uma maneira de linkar páginas aos rich pins, seja o seu site, artigos de um blog, seu e-commerce ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Além do link que leva um usuário do Pinterest para o seu site, o rich pin traz detalhes importantes sobre um assunto, exibe vídeos, textos e fotos.
Quem visualiza pode acessar o conteúdo de forma mais atraente, ler resumos e ter contato com outros elementos importantes que os farão ficar mais tempo em seu perfil no Pinterest.
Tudo isso significa aumento de audiência, que gera tráfego.
Portanto, o rich pin serve para garantir mais visualizações e conquistar mais usuários para a sua página.
E saber como fazer rich pins é indispensável para empresas ganharem visibilidade (e venderem mais usando todo poder do Pinterest).
Existe outra rede social muito usada para compartilhamento de imagens, qual será a melhor para o seu negócio? Confira: Instagram ou Pinterest? Veja qual rede social pode trazer mais resultado financeiro para seu negócio
Confira um exemplo prático de Rich Pin
A rede social de mais de 100 milhões de usuários diários é famosa por ter seguidores envolvidos e engajados na plataforma.
Eles deixam para trás aquele comportamento restritivo a clicar e curtir para ir mais além.
Quer um exemplo prático de como fazer rich pins pode te beneficiar?
Pense em uma página com fotos no Pinterest sem título, só com uma imagem e algum texto isolado.
Atraiu você? Aposto que não!
Com o pin avançado, usuários se sentirão mais envolvidos com o seu Pinterest.
Diferença entre Pin e Pin Avançado
A criação de um Pin “normal” funciona assim:
Como criar um pin:
- Ao logar no Pinterest, o usuário clica em seu perfil;
- Em seguida, vai na guia “Pin” e depois clica em “criar pin”;
- Automaticamente é criada uma pasta.
- Depois, basta salvar uma foto e colocar o link vinculado ao conteúdo (foto, vídeo, artigo, etc) no campo “Site”.
- Escrever uma descrição dessa imagem e o processo termina aí.
Tudo isso para que ao clicar nessa imagem seja possível acessar direto a página original do conteúdo.
Esse pin poderá ser visualizado e replicado por outros usuários (operação nomeada de repin).
Essa, inclusive, é uma forma de o seu Pinterest ter mais visualizações. Quanto mais pins legais, mais visualizações (e repins) sua página terá.
Já o Rich Pin é diferente, e ele não tem esse nome à toa.
Como o recurso foi criado para gerar informações adicionais em relação ao pin simples, há mais opções.
Para ter uma ideia de o que é um Rich Pin, vamos a 2 exemplos:
Exemplos de rich pins:
- No lugar de uma mera foto de um bolo, um rich pin pode ser toda uma receita, contendo porções, rendimento e modo de preparo dessa delícia.
- Em vez de apenas colocar a foto de uma peça de roupa, já inclua o link para o seu e-commerce, além de sugestões de uso, preço, tamanhos e disponibilidade.
Veja como as informações são mais completas, ricas e basicamente, têm o objetivo de fazer o usuário ser atraído por um site e consumir algum produto ou serviço.
Usar esse recurso adequadamente pode aumentar a audiência de um site. A ferramenta serve de isca para fazer vendas.
Quer saber como fazer rich pins e entender definitivamente o que é um?
Confira abaixo:
Confira também nosso post sobre as melhores ferramentas de monitoramento, para lhe ajudar a conseguir informações valiosas para a criação de seus rich pins.
Como fazer um rich pin
Entender como fazer um rich pin não é um bicho de 7 cabeças.
Mas pode ser necessária a ajuda de um profissional (desenvolvedor web).
O recurso, disponível somente para perfil empresarial, requer alguns passos.
Siga o tutorial para aprender a como ter um rich pin em sua conta.
Tutorial: como fazer rich pins
- Entre com a sua conta no Pinterest, fazendo login, para começar;
- Vá em “Configurações” e no campo “Confirme seu website”, insira a URL completa do seu domínio;
- Em seguida, clique no botão vermelho da página “Concluir”;
- Baixe o arquivo do template referente ao tipo de PIn Avançado;
- Inclua esse arquivo na raíz pública do site, geralmente esta pasta tem o nome de public_html”;
- Em seu site, acrescente meta-tags (palavras-chave em linhas de códigos HTML que ajudam o usuário a encontrar seu site) referentes ao assunto do seu conteúdo (pode ser um título atraente e curto com até 70 caracteres);
- Aguarde o Pinterest fazer a validação deste rich pin, o que leva cerca de 7 dias;
- Um email será enviado quando a validação acontecer.
Tipos de rich pin
Sabendo do profundo envolvimento de seus usuários, o Pinterest classificou os Rich Pins em tipos, para segmentá-los em diferentes variações de assuntos.
Para cada tipo de rich pin, há um conteúdo específico e organizado por seções.
Inclusive, para aprender como fazer rich pins, você deve planejar qual tipo inserir na página.
Os 6 tipos de rich pins:
- Pin Apps: Redireciona para link de download de apps;
- Pin Filmes: Informa sobre resenhas de filmes, elenco e outros dados pertinentes ao cinema;
- Pin Receitas: Recurso que traz conteúdo de receitas, passo a passo e modo de fazer, ingredientes, porções, tempo de preparo e rendimento da receita;
- Pin Artigos: Exibe o título de um artigo, autor e pequena descrição sobre o texto;
- Pin Produtos: Queridinho dos vendedores, o pin de produtos mostra preço do produto, sua disponibilidade, local de retirada e ainda gera uma notificação de desconto quando o item atinge queda de preço abaixo de 10%;
- Pin Lugares: Mostra mapa, endereço, número e telefone da localização ajudando o usuário sobre o seu paradeiro;
Pronto, agora você sabe exatamente como fazer rich pins.
E se quiser ajuda para conquistar mais clientes, conheça o Ciclo do Encantamento, conteúdo desenvolvido para arquitetos e designers que querem dar um UP na carreira: