O desperdício no canteiro de obras é um dos maiores inimigos dos gestores de obra. Estudos apontam que o desperdício médio das obras no Brasil é de 8%. Isso quer dizer que são gastos 8% a mais com materiais e insumos na obra.
Os números são alarmantes, não importa se estamos falando de pequenas reformas ou da construção de um edifício. No entanto, é possível reduzir as perdas de materiais, recursos financeiros, e até de horas trabalhadas, tudo por meio de um planejamento eficiente de obras.
No artigo de hoje você confere as nossas dicas sobre como evitar o desperdício no canteiro de obras. Boa leitura!
Quer conquistar mais clientes, ter descontos em ferramentas para arquitetos e outros benefícios exclusivos? Veja como ter um perfil na Viva Decora clicando aqui
A importância do planejamento no combate ao desperdício
Infelizmente a cultura do desperdício já é algo enraizado no canteiro de obras: trabalhadores acreditam que os recursos são ilimitados, enquanto os responsáveis pela gestão da obra não controlam a eficiência do uso de materiais e, para completar, é comum não haver políticas de reuso ou reciclagem das sobras de materiais.
Assim, todos os setores de uma obra estão sujeitos ao desperdício no canteiro de obras! Por isso, o primeiro passo para ter sucesso na gestão dos insumos é identificar os processos nos quais o desperdício ocorre em maior volume.
Para te ajudar, separamos aqui os principais processos que geram desperdício na obra:
- Compra não planejada de materiais e insumos
- Má utilização dos insumos
- Desorganização no canteiro de obras
- Falta de controle do estoque da obra
- Logística não planejada
- Falta de qualidade nos procedimentos executados
Ao identificar os possíveis pontos de gargalo na sua operação, fica mais fácil desenvolver um plano de ação assertivo para que seja possível combatê-los de forma eficiente.
1. Compra não planejada de materiais e insumos
Para evitar gastos desnecessários na compra de materiais e insumos, é preciso dedicar tempo na etapa de orçamento. Afinal, nesse momento, qualquer cálculo errado da dimensão ou quantidade de um insumo, pode gerar prejuízos consideráveis.
A dica aqui é listar todas as atividades da obra e em seguida identificar todos os insumos (materiais, mão de obra e ferramentas) necessários para que seja possível executar cada uma delas.
2.Má utilização de insumos
Da mesma forma que a compra dos materiais não planejada gera desperdícios no canteiro de obras, o mesmo acontece quando esses materiais não são utilizados de maneira correta.
Uma boa dica é planejar cada uma das atividades sempre levando em consideração o material a ser utilizado, a mão de obra responsável, o método de utilização desses insumos, as máquinas ou ferramentas necessárias, o meio ambiente no qual a atividade será executada, e claro, as medidas corretas do local.
3. Desorganização no canteiro de obras
Um canteiro de obras desorganizado é sinônimo de perdas! É preciso garantir espaços adequados de armazenamento dos materiais do canteiro de obras, tanto para evitar desperdício, quanto para evitar acidentes de trabalho.
4. Falta de controle do estoque
Outro ponto importante a ser considerado é a disponibilidade dos insumos da obra. Já imaginou planejar uma atividade e perceber que não há disponibilidade dos materiais necessários?
É preciso acompanhar e controlar o uso dos insumos, assim você evita o acúmulo ou perda dos materiais.
5. Logística não planejada
Não esqueça de dedicar tempo na hora de planejar a logística do canteiro de obras. Ter os materiais no canteiro de obras muito antes da hora é tão ruim quanto atrasos na entrega dos materiais.
Por isso, na hora de fazer as compras dos insumos, verifique os prazos necessários para que você seja capaz de acomodar os materiais no canteiro de obras por pouco tempo.
Essa organização é importante pois a movimentação de materiais dentro do próprio local da obra e também o armazenamento impróprio desses materiais pode levar a desperdícios no canteiro de obras.
6. Falta de qualidade nos procedimentos executados
Por fim, parte importante para evitar os desperdícios no canteiro de obras, é garantir que os procedimentos estão sendo executados da maneira mais eficiente possível. Isso quer dizer que você precisa estar sempre atento às possíveis melhorias a serem feitas.
Para isso, é importante contar com mão de obra qualificada e de confiança!
Use a tecnologia a seu favor
Até aqui você já percebeu que as variáveis a serem consideradas na etapa de planejamento para que seja possível evitar o desperdício no canteiro de obras são muitas! Por isso, aliar um bom planejamento a um software de gestão especializado pode ajudar a mudar os rumos do seu negócio.
Alguns dos principais benefícios em contar com um software de gestão de obras são:
- Automação de atividades e processos de gestão
- Mais precisão na hora de montar o seu orçamento e cronograma de obras
- Maior controle das atividades da obra
- Aumento da produtividade da equipe
- Integração entre pessoas e setores da empresa
- Acesso rápido e prático às informações atualizadas da obra
- E muito mais!
Gostou dessas dicas? Esse artigo foi escrito pela equipe do VEJA OBRA, o software de gestão de obras.