Você está diante de sua tela em branco e nada de bom parece surgir em sua mente para escrever um artigo para seu blog?
Você digita algumas palavras, relê e acha que não vai funcionar? Que ninguém vai se interessar por aquilo?
Se você quer aprender como escrever artigos para blog, chegou ao lugar certo!
Preparamos uma passo a passo com as principais dicas, tudo muito didático e com uma linguagem que você vai entender perfeitamente.
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Por que escrever artigos para blog exige um preparo diferenciado?
Hoje em dia, com o boom da internet e das mídias digitais, a forma com que as pessoas costumam ler mudou muito.
A maioria busca e tem acesso a informações não mais em formas impressas, como jornais e revistas, mas, online, através de sites e blogs.
E para produzir esses tipos de textos, também passaram a existir formatos mais específicos, um pouco diferentes das mídias offline.
E com tantas fontes de informação na internet, saber como escrever artigos para blog se torna um diferencial para garantir destaque aos seus textos frente à tanta concorrência.
Mas, afinal, o que você deve fazer para que seu artigo tenha destaque?
Confira as dicas a seguir e veja como ficará muito mais fácil – e eficiente- escrever um texto perfeito para seu blog!
Como escrever artigos para blog e sites
Para saber como escrever para blogs e sites, antes de mais nada, é preciso planejamento.
Não basta começar a digitar as palavras de maneira automática, sem ter muita ideia do que está fazendo.
É como escrever um texto para filme ou novela: é preciso seguir um roteiro.
Por isso, a primeira tarefa é ter em mente a estrutura do seu texto, como você irá dividi-lo e, então, definir o conteúdo de cada uma dessas partes.
Assim, todo bom artigo precisa ter em sua estrutura:
- Título Adequado;
- Introdução Interessante e que desperte vontade de ler;
- Desenvolvimento na forma de tópicos e estimulam a leitura;
- Fechamento com uma chamada para ação;
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1 – Título adequado
Escolher o título pode ser decisivo para o sucesso – ou fracasso – do seu artigo na internet.
Isso acontece porque a maioria das pessoas decidem se irão ou não ler o seu texto através do título.
Por isso, é preciso muito cuidado nessa escolha.
Um título eficiente precisa ter:
- Tamanho ideal: não pode ser muito longo, mas simples e direto, que diga aquilo que é preciso ser dito;
- Apontar utilidade: crie uma frase que aponte a utilidade de seu texto para fornecer uma solução;
(Ex: “ Passo a passo para implantar a Análise SWOT em sua empresa”); - Aguçar a curiosidade do leitor: você pode tentar despertar a curiosidade do leitor para que ele abra o link de seu artigo.
( Ex: “segredos de como aumentar a produtividade de seus negócios!”); - Utilizar perguntas: usar perguntas como forma de indicar que seu texto irá respondê-las.
(Ex: “Como emitir notas fiscais eletrônicas?”); - Lista com números: outro tipo de título eficiente é aquele que utiliza números para apontar uma lista.
(Ex: “5 coisas que você precisa saber antes de viajar para o exterior”).
2 – Introdução interessante
Não vai querer que seus leitores façam essa cara, né?! Depois que despertou o interesse do leitor através do título, é preciso conseguir captar essa atenção já na introdução, para garantir que seu texto seja realmente lido.
Tente fazê-la da maneira mais atrativa possível, para garantir que o leitor permanecerá em sua página.
Para isso, você pode utilizar estratégias como:
- Utilizar frases ou parágrafos curtos;
- Contar uma história que possa despertar a identificação do leitor com o conteúdo;
- Fazer uma citação de uma fonte confiável e relevante sobre o assunto;
- Usar dados estatísticos;
- Realizar perguntas que serão respondidas ao longo do artigo;
- Utilizar uma frase polêmica, curiosa ou controversa, que será desenvolvida depois.
3 – Desenvolvimento em tópicos
Um dos cuidados que se precisa ter em mente na hora de entender como escrever artigos para blog é que a leitura do seu texto precisa ser convidativa.
Além disso, seu artigo também não pode ser cansativo.
Afinal, na internet, geralmente as pessoas estão fazendo muitas tarefas ao mesmo tempo e desejam otimizar seu tempo.
Por isso, é preciso utilizar formas de tornar a leitura de seu texto mais fácil e ágil, caso contrário, os usuários irão abandonar sua página.
Para criar essa sensação de facilidade em ler seu artigo, você pode adotar:
- Parágrafos curtos
- Subtítulos, para que seu texto seja organizado e especifique sobre qual assunto irá tratar em cada subdivisão.
- Listas em tópicos
- Inserir outras mídias, como imagens, vídeos, tabelas e gráficos, por exemplo.
- Utilizar (com equilíbrio!) formatações diferentes para destacar alguma informação, como negrito, itálico, etc.
4 – Fechamento
Tudo precisa de uma conclusão, certo?
Com seu artigo, não pode ser diferente.
Por isso, para saber como escrever artigos para blog, é preciso saber também como finalizá-lo.
Utilize os últimos parágrafos para dar um fechamento adequado ao seu texto, recapitulando o conteúdo e deixando suas ideias bem organizadas.
Assim, procure:
- Relembrar brevemente o que foi dito anteriormente no desenvolvimento do texto;
- Reforçar o objetivo inicial de seu artigo;
- Dar sugestões a partir do que foi escrito.
Você ainda pode utilizar o chamado Call-to-Action (CTA), que, basicamente, é convidar o leitor a fazer uma determinada ação dentro de seu site.
Convide-o a ler outro texto de seu blog, ou direcioná-lo a baixar e-Books ou realizar a compra de algum produto ou serviço.
Para isso, utilize uma frase curta – no imperativo, que mostre urgência e um benefício – realizando o convite para a ação desejada que acontecerá ao clicar no botão com o link.
Por exemplo:
“Baixe nosso e-book agora mesmo e saiba tudo sobre como escrever um artigo para blog!”.
Na dúvida se deve mesmo criar conteúdo digital para seu negócio? Então confira este post: Site e Blog – A importância do conteúdo digital para sua empresa.
Como escrever um blog de sucesso
A questão central não é somente saber como escrever um blog pessoal ou para seu negócio: é saber como escrever um blog de sucesso.
Agora que você já conheceu as estruturas de um artigo perfeito, é preciso conhecer mais algumas dicas que envolvem o planejamento de sua escrita.
Se você já tem o hábito ou está começando a escrever para blogs ou sites, já pode ter se questionado sobre:
1 – Qual o tamanho ideal do meu texto?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes daqueles que estão querendo saber mais sobre como escrever artigos para blog.
Afinal, como dito anteriormente, a maior parte dos leitores buscam na internet praticidade e agilidade.
Por isso, um texto muito longo pode desestimular a leitura.
E o contrário também não é verdade: textos muito curtos não são capazes de passar a informação necessária.
Assim, a resposta para essa pergunta é: depende.
Textos de 600 a 800 palavras são geralmente o parâmetro mais comum utilizado, mas você precisa levar em consideração o assunto e o objetivo do seu texto.
Caso o artigo seja de caráter informativo, o número de palavras pode ser mais flexível e maior.
Além disso, mesmo se estiver muito longo, você também pode optar por dividi-lo em partes, criando uma série de artigos.
Tente estabelecer uma média de palavras para os textos de seu blog e trabalhar em cima desse número, flexionando de acordo com os assuntos tratados e seus objetivos.
2 – Qual a linguagem devo usar em meu texto?
Além do tamanho total do artigo, há também muitas dúvidas sobre a forma com que ele deve ser escrito.
Você deve ser mais explicativo e gastar palavras para deixar bem clara a sua ideia? Ou ser mais direto?
É preciso utilizar uma linguagem mais culta? Ou mais coloquial?
Primeiramente, saiba que, muito provavelmente, você irá cortar pelo menos 25% da primeira versão de seu texto.
Isso se dá porque seu artigo precisa ser o mais objetivo possível.
Por isso, evite redundâncias: seja direto e não tenha medo de apagar termos, frases e até parágrafos que não são muito necessários.
Além disso, utilize palavras simples.
Todos os leitores devem entender o conteúdo de seu texto.
É muito importante evitar qualquer parte confusa em seu artigo, que possa dar margem a interpretações diferentes.
É válido, ainda:
- Fazer uso de comparações, analogias e metáforas: essas figuras de linguagem ajudam o leitor a entender melhor as informações de seu texto. Mas, cuidado! Utilize expressões conhecidas e não tão elaboradas que possam dificultar o entendimento.
- Usar o storytelling e dar exemplos: os leitores tendem a absorver melhor os conceitos de um texto quando têm acesso a exemplos que possam transportá-los ao mundo real.
Saber escrever o artigo é importante, mas como atrair leitores? Confira: Geradores de Público: Crie audiência para seu site e blog
3 – Como achar assuntos para escrever em meu blog?
Talvez uma das maiores dificuldades em saber como escrever artigos para blog seja a escolha de assuntos.
E essa é uma tarefa essencial, já que não adianta muita coisa escrever um texto perfeito sobre algo que ninguém queira ler.
Por isso, entenda: você precisa conhecer seu público.
Tente encontrar a ligação entre o que você tem conhecimento ou gosta de escrever e quem se interessaria em ler sobre isso.
Por exemplo: você possui uma agência de turismo. Seu blog, portanto, deveria conter artigos que sejam úteis a turistas.
Ou seja, invista em dicas de viagens, roteiros, informações sobre passaporte, retirada de vistos, etc.
Uma forma fácil de conhecer seu público é criando uma Persona, que nada mais é do que uma representação do seu leitor.
Saiba mais sobre Persona e público alvo em nosso artigo e encontre seu público ideal.
A importância do SEO
A tecnologia pode ajudar você a definir assuntos para escrever.
Como os leitores usam ferramentas de busca para encontrar o que precisam na internet, digitando “palavras-chave” no Google, por exemplo, você pode pesquisar quais delas são as mais utilizadas por seu público-alvo.
Para isso, use ferramentas de SEO como Google Keyword Planner, Semrush, MOZ, entre outras.
Veja mais detalhes nesta postagem de nosso blog: Descubra o que é SEO e veja como você pode conseguir mais acessos e clientes de maneira recorrente.
4 – O que escrever na Meta Descrição?
Além do título criativo, existe um outro elemento muito importante que pode fazer com que os leitores cliquem ou não em seu texto.
Esse elemento é chamado de Meta Descrição e é referente àquele pequeno texto que aparece logo abaixo do link nas pesquisas de sites de busca, como o Google.
Para fazer uma boa Meta Descrição, vale a pena destacar:
- Comunicação com o leitor: você pode acrescentar uma pergunta que mostre empatia com o leitor. (Ex: “Quer conhecer mais sobre SEO?”)
- Use a palavra-chave: cite a palavra-chave de seu texto no meio de uma frase para tentar um melhor rankeamento do artigo nos resultados dos sites de busca.
- Cite brevemente subdivisões do seu texto: tente elencar elementos que respondam à questão inicial ou que correspondam a partes importantes de seu artigo.
(Ex: “Como aumentar a sua produtividade? Dormir bem, alimentação saudável,manter uma rotina e outras dicas imperdíveis.”) - Mini-resumo: faça um mini-resumo de seu artigo, onde constem informações que sejam relevantes e que possam chamar a atenção do leitor.
- Seja objetivo: a necessidade da objetividade é ainda mais visível na meta descrição, já que existe um limite de caracteres que aparecem nos sites de busca.
Outras dicas importantes
- Revise seu texto: muita atenção a possíveis erros de português, pois eles podem atrapalhar – e muito – a reputação de seu blog. Por isso, revise várias vezes seu texto, peça para outra pessoa lê-lo ou faça uma leitura sozinho, em voz alta.
- Busque referências e fontes confiáveis: quer citar um dado para dar mais força ao seu argumento? Ou linkar um site dentro de seu artigo? Pesquise muito bem suas referências e certifique-se que são verdadeiras e, de preferência, de um autor ou fontes mais renomadas.
- Esteja sempre conectado e leia muito: todo mundo já deve ter ouvido a dica de que, para conseguir escrever bem, é preciso também ter o costume de ler. E isso é realmente verdade. Para conseguir produzir um bom texto e até para selecionar temas, é muito importante se manter atualizado e estar sempre buscando informações.
- Pratique: a prática leva à perfeição! Isso também serve na escrita. Então, treine, escreva bastante!