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Escritório pronto, primeiros projetos saindo do papel. Agora, como divulgar o negócio que você tanto investiu tempo e conhecimento para, finalmente, lucrar com ele?
Como eu já dissemos anteriormente, o marketing digital pode ser o melhor ponto de partida, principalmente por duas razões: o investimento inicial é muito baixo e a análise dos resultados é muito mais palpável.
Tendo isso em mente, qual seria uma boa rede social para começar?
Acertou quem pensou no Facebook!
E a razão é bem óbvia: o Facebook é a única rede com quase 2 bilhões de usuários no mundo. Falando mais especificamente da realidade brasileira, o número de usuários do nosso país só fica atrás dos EUA.
O primeiro passo para criar a sua estratégia de marketing digital para arquitetos é estabelecer a sua marca bem no centro da rede em que todo mundo está e, a partir dali, encontrar o público certo para fechar os seus negócios.
A melhor maneira que você pode fazer isso é através de uma página profissional do Facebook, e nunca através do seu perfil pessoal. Por meio da página, você terá acesso a ferramentas de análise para conhecer melhor o seu público e saber como chegar até ele da maneira mais eficaz possível.
Mas, afinal, como criar uma página no Facebook?
O passo a passo para que você crie uma página de sucesso no Facebook
Como criar uma página no Facebook?
O processo é bastante simples. O mais importante é que você já tenha pensado sobre as informações essenciais do seu negócio antes de começar a criar a página no Facebook.
Faça login na rede social com a sua conta, normalmente. Você verá o seu feed de notícias normal. Bem no final da barra lateral esquerda, você verá a opção “Criar”. Clique em “Página”.
Você será redirecionado para uma página em que você deverá escolher o tipo de página que deseja criar. As opções disponíveis são “Negócio local ou lugar”, ‘Empresa, organização ou instituição”, “Marca ou produto”, “Artista, banda ou figura pública”, “Entretenimento” e “Causa ou comunidade”.
Ao escolher o tipo correto de página, você garante que ele seja indexado nos mecanismos de pesquisa de maneira eficiente.
Caso você já tenha um escritório, a recomendação é para que você crie uma página de “Negócio local ou lugar”, para que as pessoas encontrem o seu endereço com facilidade. Caso você seja um arquiteto ou decorador freelancer, o mais indicado é que você crie uma página de “Empresa, organização ou instituição”.
Em qualquer uma das opções, será solicitado que você especifique ainda mais o ramo da sua empresa.
Em dúvida? Fique tranquilo: é possível alterar o tipo de página posteriormente, sem comprometer o seu conteúdo ou a sua estratégia.
Insira o nome do seu negócio e.. pronto! Agora a sua página já existe no Facebook.
Agora que você já tem sua página aprenda a criar o post perfeito para postar nela e atrair mais clientes.
Configurando a sua página
Sua página está oficialmente indexada no Facebook. O próximo passo é configurá-la para que apresente informações detalhadas e corretas sobre o seu negócio, de modo que as pessoas entendam exatamente qual é o serviço que você está oferecendo através dela.
Quanto mais completa, clara e bem configurada for a sua página, melhor será o rankeamento dela nos mecanismos de pesquisa, tanto do Facebook, quanto do Google. Por isso, preste bastante atenção nos passos a seguir.
Aproveitando que estamos falando de rankeamento, descubra as maravilhas que as ferramentas de SEO podem fazer para o seu negócio online.
O primeiro passo: descrição ou sobre
Como criar uma página no Facebook sem se apresentar, não é mesmo?
Para que as pessoas entendam sobre o que é o seu negócio, você precisa descrever a sua página em até 155 caracteres. Fazendo isso, você também garante uma melhor classificação para a sua página nos mecanismos de busca.
Segundo passo: nome de usuário e URL customizada
O seu objetivo é fazer com que a sua página seja facilmente encontrada, certo? Então, é importante que você crie um nome de usuário para a sua página, algo relacionado ao nome da sua página e de fácil pronunciação.
Esse recurso permite também que você crie uma URL personalizada, ou seja: em vez de vários números sem sentido, o link para a sua página será simplificado com o nome de usuário que você escolheu. Confira o nosso exemplo:
Terceiro passo: perfil
Uma página de sucesso precisa ser esteticamente bonita e atrativa. Já tem um logotipo? Você pode usá-lo como sua foto de perfil.
Nesse primeiro momento, pense bem na sua identidade visual e na mensagem que você quer passar para o seu público. Quanto mais profissional for o conteúdo visual que você disponibilizar, mais credibilidade você passará.
Dedique uma atenção especial ao seu logotipo, ele que irá captar a atenção do seu cliente e passar a imagem da sua empresa. Descubra como o logo para arquitetura pode ajudá-lo a alavancar seu negócio.
Personalizando sua página
Com as informações básicas da sua página já devidamente preenchidas (dê uma olhadinha na aba “Sobre” pra conferir se nenhuma informação ficou em branco!), é a hora de decorar a sua página. E disso você entende bem, certo?
A primeira coisa que você deve fazer é adicionar uma foto de capa. Clique na área cinza da página e insira uma imagem com 820x315px de dimensão. Essa imagem ficará na parte superior da sua página e você pode utilizar esse espaço para oferecer ao seu público informações imediatas sobre o seu negócio.
Outras opções é incluir a foto de um projeto ou algo que te inspire. Veja os exemplos das páginas de Marcos Bertoldi, Marcos Motta e Jean Nouvel
Você pode alterá-la na frequência que achar necessário: utilize a foto de capa para informar sobre eventos e ações que você está promovendo.
Já falamos sobre a aba Sobre, mas é bom reforçar a importância do preenchimento correto de todas as informações.
Se você tem um escritório fixo, insira-o completo, para que as pessoas saibam onde te achar. Coloque também o horário de funcionamento e opções de contato (todas as que você tiver disponíveis!).
Quanto mais informações você fornecer para que futuros clientes possam te achar e entrar em contato, melhor para o seu negócio.
Tem uma equipe de marketing? É possível delegar funções na sua página para que outras pessoas, a partir de seus perfis pessoais, administrem plenamente, publiquem ou só anunciem na página.
Últimos detalhes para deixar sua página um sucesso
Sua página já está pronta para ser divulgada!
Agora você deve prestar atenção nos últimos detalhes, para garantir que sua página seja o mais profissional possível.
Acesse a aba de configurações para personalizar o máximo de informações: configure opções de marcação, visibilidade, público preferido para a página, as guias disponíveis no canto esquerdo da página e muitos outros detalhes interessantes.
Explore à vontade e deixe a sua página o mais funcional possível para você e o seu negócio.
Tudo configurado?
O trabalho de verdade começa agora! Você precisará de uma boa estratégia de marketing, organizar um padrão de design e uma boa frequência de postagens.
Para isso, lembre-se de algumas dicas:
Como criar uma página no Facebook: dicas
- Publicar mais para ser mais visto não dá certo: antigamente, o feed de notícias da rede possuía uma ordem cronológica. Hoje, o Facebook possui um algoritmo matemático chamado EdgeRank, que determina a relevância da ordem das postagens para cada pessoa.
- Promova o engajamento dos seus fãs: ainda sobre esse algoritmo, quanto mais outras pessoas interagirem com os seus posts, maiores serão as chances das suas publicações serem vistas por outros usuários.
- Invista no conteúdo visual: as imagens e os vídeos são métodos certeiros para chamar a atenção do seu público. Aproveite que a sua profissão é capaz de render boas imagens e só poste conteúdo com alta qualidade visual. Evite fotos mal enquadradas e pixelizadas. Veja 22 ferramentas de marketing digital que vão te ajudar nessa tarefa.
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Confira os melhores dias e horários para postar: o Facebook Insights é uma boa ferramenta para analisar o comportamento do seu público. Lá, você pode conferir os dias e horários de pico de atividade para fazer suas publicações e garantir que ainda mais gente as veja.
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Interaja com seus usuários: a sua página é um canal de relacionamento com seus clientes e possíveis clientes. Esforce-se para dar o máximo de atenção para cada um deles nos comentários e mensagens. Mostrar-se presente é um bom jeito de fidelizar novos clientes e conseguir mais indicações. Veja nossas dicas de automação de relacionamento.
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Divulgue a sua página: você já possui outras redes sociais? Divulgue a sua página em todas elas! Quanto mais amigos você convidar para curtir e mais divulgação fizer, mais pessoas verão a sua página e saberão do que ela se trata. Gere mais público para suas redes e impacte mais pessoas.
Com essas dicas, já é possível começar um trabalho de marketing digital bem profissional e atrair mais clientes. A próxima etapa da sua jornada é aprofundar os seus conhecimentos sobre o Facebook Ads, a ferramenta de anúncios que poderá impulsionar o seu negócio.
Preparamos um post especial sobre o assunto, confira: Facebook Ads – Como impulsionar seu negócio, atrair mais clientes e levar sua fanpage ao sucesso
Conheça também o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido para arquitetos e designers que buscam atrair mais clientes e dar um UP na carreira: