Criar blog pode dar dinheiro, atrair seguidores e serve como plataforma de fonte e troca de conhecimentos.
Certamente, você já clicou na página de algum blogueiro para tirar dúvidas, seja para economizar em viagens ou até mesmo para aprender como criar um blog grátis e fazer sucesso com ele.
Deu para perceber que o segredo de como criar um blog é exatamente desenvolver o conteúdo certo para as pessoas certas.
Afinal, como você chegou até esta página?
E se clicou no link do Google ou nas redes sociais e já leu até aqui, isso significa que alguma coisa fizemos de correto para que você achasse o que queria e prosseguisse a leitura.
São dicas de como criar um blog que tenha essa mesma capacidade que vamos apresentar neste post.
Se você deseja se aprofundar no assunto e ter um blog de sucesso, pode contar com o nosso curso Estratégias para Site e Blog, um curso voltado especialmente para arquitetos e designers de interiores.
Antes de prosseguir, dê uma olhada em alguns blogs que sabem como atrair público: os blogs de arquitetura mais famosos do Brasil e do mundo
Como criar um blog grátis em 3 passos
1 – Escolha o assunto
Afinal, sobre o que você vai falar?
Nesta etapa, deve ficar claro o assunto a ser abordado.
Será o blog de uma empresa, tratando de assuntos relacionados aos interesses de seus clientes, ou um blog pessoal?
Você pretende falar sobre automóveis? Moda? Arquitetura? Cabelo? Maquiagem? Emagrecimento?
O ideal, no caso de blogs pessoais, é que o tema seja algo que o blogueiro domine, tenha facilidade de escrever e conhecimentos suficientes para solucionar perguntar de visitantes.
Assim ele garantirá um fluxo de conteúdo e será visto como autoridade no assunto.
No caso de blogs de empresa, dominar os assuntos e demonstrar autoridade é ainda mais importante e, muitas vezes, toda uma equipe é encarregada dessa tarefa.
Veja mais detalhes sobre marketing digital corporativo: Site e Blog – A importância do conteúdo digital para sua empresa
2 – Defina um nome
No caso de blogs de empresas, geralmente levam o nome do próprio negócio.
Mas para blogs pessoais, é importante encontrar um o nome que se relacione de forma criativa ao assunto abordado.
Isso vai facilitar que as pessoas reconheçam o conteúdo da página pelo título.
Veja alguns exemplos fictícios:
- Viajenaviagem. Blog de turismo
- Tudoela: blog de moda feminina
- Melhores Destinos: Blog sobre promoções de passagens de avião.
Seu negócio já tem um nome? Confira dicas para criar o nome de escritório de arquitetura.
3 – Crie o blog
Blogs podem ser armazenados em plataformas pagas ou gratuitas.
As plataformas pagas são hospedagens que fornecem (ou não) o domínio já incluído no valor mensal de manutenção, que será pago pelo blogueiro ou pela empresa.
UolHost e GODaddy são alguns exemplos de hospedagens para blogs e sites.
Neles, se obtém uma conta com acesso à plataforma para postar seus conteúdos e paga-se uma mensalidade para manutenção da página.
Por outro lado, existem diversas plataformas gratuitas para criar um blog. Além da hospedagem, tem uma interface intuitiva que permite, em muitos casos, que até um leigo crie o blog, sem entender nada de programação.
Um exemplo é o WordPress, rico em plugins (pequenas ferramentas para acrescentar funções à página) e cheio de recursos.
Plataformas gratuitas têm algumas vantagens: São de graça e fáceis de criar e gerenciar.
Desvantagens:
- Blogs gratuitos não são vinculados ao Google Adsense, gerador de receita (dinheiro) para a página, no caso de blogueiros;
- O blog tem nomes de domínios não personalizados;
- Isso pode parecer menos profissional, já que o domínio em blogs gratuitos levam o nome da plataforma na URL.
Veja 6 plataformas gratuitas de hospedagem e construção de blogs:
- WordPress (interface em português)
- Tumblr (interface em português)
- Wix (interface em português)
- Blogger (interface em português)
- Weebly (interface em português)
- Joomla (interface em inglês)
Em dúvida sobre qual usar? Confira as diferenças entre Wix e WordPress.
3 dicas de como criar um blog de sucesso
O que as pessoas querem ou precisam ler na internet?
Seu conhecimento tem relevância para os outros?
Entender se o seu conteúdo servirá para ser compartilhado é o pontapé inicial antes de criar um blog.
Veja também outras dicas de como criar um blog de sucesso.
1 – Crie conteúdo relevante
Criar um blog de sucesso significa solucionar problemas, questionamentos e atender à demanda de um público.
Isso significa ter que alimentar a página com conteúdo importante para muitas pessoas.
A dica é começar a escrever conteúdo que vá de encontro às necessidades dos leitores de forma original.
Para isso, usar ferramentas de SEO para descobrir os conteúdos mais procurados por seu público alvo é fundamental.
Isso pode ser feito com ferramentas gratuitas ou pagas, como o MOZ, por exemplo.
Confira o que é SEO e como ele pode te ajudar a conseguir mais acessos.
Você verá mais dicas sobre isso mais adiante.
2 – Escreva sempre
Um blog de sucesso deve ter 2 características principais:
- Conteúdo relevante, engajador e de interesse público;
- Ser facilmente encontrado por buscadores, como o Google.
Afinal, é pelo Google que as pessoas buscarão assuntos que podem estar no seu blog.
Por regra do buscador, todo conteúdo (site e blog) tem mais relevância – ou mais chances de aparecer nos resultados de pesquisa – quando são atualizados com frequência (entre diversos outros parâmetros).
Portanto, ter um blog alimentado todos os dias com conteúdo relevante, contando com textos, fotos, vídeos e demais recursos que podem chamar atenção é muito importante.
Reserve um tempo para escrever em seu blog todos os dias. Se precisar, escreva todo o conteúdo para uma semana, mas agende a publicação para ir para o ar no decorrer dos dias.
Em empresas, a frequência de postagens também é fundamental para passar profissionalismo e domínio do assunto.
3 – Use fotos, vídeos, infográficos e outros materiais visuais
Blogs são baseados em textos, mas devem ser complementados com conteúdos em outras mídias, como fotografias, vídeos, gifs, infográficos, ilustrações e até narrações.
Elas darão mais dinamismo e servirão para chamar a atenção dos visitantes na hora da leitura.
Além de aumentar o engajamento, esses elemento visuais dão certas quebras na página, tornando a leitura mais leve e agradável.
Confira mais algumas dicas: Geradores de Público – Crie audiência para seu site e blog
Quais ferramentas e plugins usar em um blog
As ferramentas são alguns recursos que auxiliam a gerenciar o blog e ajudam a melhorar sua visibilidade no Google, para atrair mais visitantes.
Não esqueça que se o objetivo é atrair clientes e público, aparecer no buscador nos primeiros resultados de pesquisa precisa ser uma meta.
Abaixo, seguem 5 ferramentas ou plugins muito importantes para manter uma página de sucesso.
- Keyword Planner – Google Adwords: Site gratuito do Google para saber as palavras-chaves mais buscadas por seu público nos mecanismos de busca e usar esses assuntos em suas postagens.
- SemRush: Faz a mesma coisa, mas se trata de uma ferramenta paga e extremamente poderosa.
- Google Analytics: Site gratuito do Google que monitora e analisa a quantidade de vistas à uma página. Essa função, conhecida como análise de métricas, permite saber quantas pessoas estão lendo o blog, o perfil dessas pessoas, que conteúdo foi compartilhado, quais assuntos são mais lidos, entre muitas outras informações.
- YoastSeo: Plugin gratuito para WordPress que após ser instalado e configurado ajuda escrever seus posts de forma que fiquem mais fáceis de ser achados no Google.
- Canva: Site gratuito para criar imagens a partir de modelos prontos. Tem designs modernos, muitos templates e uma farta oferta de fontes e estilos que vão deixar sua página personalizada e atraente.
Viu? Aprender a como criar um blog não é um bicho de 7 cabeças.
Conheça também estas ferramentas de marketing digital que certamente facilitarão muito a sua vida.