Sua estratégia é fortemente dependente de indicações de clientes?
Seus clientes parecem estar felizes com o resultado do projeto, mas mesmo assim ninguém te indica?
Como conseguir indicações de clientes?
Se você tem essas e muitas outras dúvidas e quer fechar mais projetos, esse post é para você!
Há várias formas de otimizar e incentivar seus clientes indicarem o seu serviço para conhecidos. Desde um bom atendimento, programa de benefícios até um simples agradecimento (dado de coração), separamos 9 dicas para multiplicar as indicações dos seus clientes nesta etapa do Ciclo do Encantamento, metodologia de marketing criada pela Viva Decora para ajudar arquitetos e designers de interiores a conquistarem mais clientes.
Dados sobre indicações e sua influência no processo de vendas:
- 88% das pessoas na América Latina confiam em recomendações de pessoas conhecidas para decidir uma compra
- Comunicação feita de consumidor para consumidor gera até 2 vezes mais vendas que publicidade paga
- 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a indicar e recomendar produtos e serviços para outras pessoas
- Apenas 29% das pessoas realmente indicam os serviços para conhecidos
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9 dicas de como ter mais clientes por indicação
1 – A indicação começa no primeiro contato
A primeira impressão é a que fica. Certifique-se para que não seja a última e atenda bem o seu cliente.
2 – A indicação continua depois da venda
O fim do projeto não é o fim do relacionamento com o cliente. O que você está fazendo por ele? Ligue para ver se está tudo bem, mande algum mimo para comemorar a casa nova. Faça algo para que ele lembre de você.
E uma excelente forma de entender melhor a satisfação do seu cliente é medindo o seu churn rate.
3 – NPS
Net Promoter Score ou NPS, nada mais é do que a pesquisa de satisfação.
- 9 a 10: pessoas que amam a sua marca e vão indicá-la
- 7 a 8: pessoas neutras que não falam mal nem bem
- 0 a 6: pessoas que vão depreciar seu negócio e falar mal dele
Entenda porque os clientes estão gostando ou não do seu serviço e melhore de acordo com as suas indicações.
Ferramentas de pesquisa de satisfação
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4 – Depoimentos
Depoimentos garantem prova social e dão credibilidade ao seu serviço.
Tipos de depoimento online
- Depoimento em vídeo: o melhor de todos, por se tratar de consumidor para consumidor. Transmite maior confiança
- Depoimento com foto e nome: Transmite certa confiança por se tratar de uma pessoa real
- Depoimento em texto: Passa pouca confiança pois pode ser forjado
Veja também: Tem medo de falar em público? Confira 7 dicas de oratória que farão suas apresentações um sucesso
5 – Follow Up
Agenda de acompanhamento do cliente após a finalização do projeto. Programe-se para ser lembrado pelo cliente!
6 – Agradecimento
Agradeça o seu cliente quando for indicado.
7 – Programa de Afiliados
Após a obra, incentive seus clientes a te indicarem: ofereça descontos, comissão e outros tipos de benefícios para cada indicação.
8 – Benefícios
Durante o projeto, ofereça descontos e outros tipos de benefícios para o seu cliente ao te indicar.
9 – Defensores da Marca
Incentive e recompense seus clientes ao engajarem com a sua marca.
Resumindo:
- A indicação começa no primeiro contato
- Ela continua depois da venda
- NPS
- Depoimentos
- Follow Up
- Agradecimento
- Programa de Afiliados
- Benefícios
- Defensores da Marca
Extra: B = M.A.T
Behavior (comportamento) = Motivation (motivação) x Ability (habilidade) x Trigger (chamada para ação)
Para cada comportamento de consumidor que você queira estimular, ele precisa de uma motivação alta, ser algo fácil de ser feito e ter uma chamada que o estimule a ação.
Essa etapa de Multiplicação de Indicações faz parte do Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos que criamos para a Viva Decora atrair mais público e conquistar mais clientes.
Se você desejar ver as palestras sobre as etapas anteriores, clique nos links abaixo!