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Arquitetos têm um olhar sofisticado e uma excelente percepção visual. Como a profissão trabalha com formas, cores e medidas, por si só ela exige que os profissionais da área desenvolvam o lado prático ao mesmo tempo que o lado criativo. E, inegavelmente, eles costumam ter muito bom gosto.
Não por menos, uma das redes sociais mais populares entre esse tipo de profissional é o Instagram, o que acaba tornando esse um meio excelente de divulgação de projetos e portfólios de arquitetura. Por isso, é importante saber como conquistar seguidores no Instagram e usá-lo para impulsionar sua carreira.
Além disso, é uma das redes sociais que mais tem seguidores no Brasil: 75% dos Brasileiros, em 2016, usavam o Instagram. É interessante estar atento a esse dado, pois uma vez usado da maneira correta, dentre os 300 milhões de usuários ativos no mundo no Instagram, você sempre poderá atrair futuros clientes e aumentar sua visibilidade. A base é bem ampla!
Outro ponto a ser levado em consideração: o Brasil é o terceiro país com mais pessoas usando essa mídia social, ficando atrás apenas dos EUA e Rússia. Vale ou não vale pena aprender como ganhar mais seguidores no Instagram?
Antes de começarmos, aprenda também a como usar o Pinterest, outra rede poderosíssima para alavancar sua carreira.
10 dicas de como conseguir seguidores no Instagram
Entenda que usar esta rede social é mais que colocar fotos bonitas. Você precisa passar profissionalismo, bom gosto e capacidade de atender às necessidades dos clientes do seu negócio, um perfil específico, dependendo do que seu escritório de arquitetura oferece ao mercado.
Se você tem dúvidas sobre a especialidade do seu empreendimento, confira esta postagem do nosso blog sobre Tipos de arquitetos
1- Crie um perfil sem erro!
É algo bem simples, mas que muitas vezes nos passa despercebido: seu perfil precisa ser completo e conciso. Pense nas informações mais importantes que precisa ter:
- Seu nome completo ou o nome da sua marca/empresa.
- Foto de perfil deve ter 110 x 110 pixels.
- Uma descrição breve que fale o que você faz, em qual nicho atua e um link para seu site. Na dúvida sobre o que escrever nesse espaço? Veja como a metodologia do Círculo Dourado pode te ajudar.
- Na descrição, inclua palavras-chaves e hashtags relevantes. Mas não exagere, 4 ou 5 no máximo está bom.
As ferramentas de SEO podem ajudá-lo a encontrar as palavras chave certas para usar na sua descrição. Confira as melhores em nosso post.
2- Tamanho das imagens
O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos, então, é muito importante saber os tamanhos ideias das imagens para postagem. Lembrando que a maioria das pessoas acessa essa rede social através do celular.
- Miniaturas precisam ter 291 x 291 pixels.
- Fotos nos Posts: 600 x 600 pixels para as clássicas fotos quadradas do Instagram, no entanto, o recomendado é que as fotos sejam postadas em: 1080 x 1080 pixels.
- Imagens em tamanho de paisagem: 1080 x 566 pixels.
- A resolução máxima para fazer upload é de 2048 x 2048 pixels, variando de acordo com o dispositivo móvel que você usa.
3- Linguagem ideal para seu público-alvo
O modo que você vai falar com seu público alvo vai te dizer como conquistar seguidores no Instagram.
Você precisa ter claro quem ele é e como você falará para alcançá-lo. Por mais que redes sociais sejam divertidas e leves, por trás de todo conteúdo existe uma estratégia.
Para começar a te ajudar na organização, faça:
- Uma pequena lista com pautas que você acha interessantes.
- Compartilhe conteúdo relevante com seus seguidores.
- Se o perfil é focado em você como arquiteto, compartilhe seu dia a dia, mostre um pouco do seu lado pessoal. As pessoas gostam, mas com moderação.
- Se você está usando o Instagram como um escritório, pense em qual imagem você gostaria de passar. Vai mostrar a equipe? Apenas os projetos?
- A maneira como você fala (mais formal, ou com algumas gírias, com termos mais técnicos etc.) vai determinar o público que você atrai. Fique atento ao seu posicionamento!
- Tenha sempre em mente os valores da sua marca.
- É permitido usar frases motivacionais e citações – elas costumam ser bem recebidas pelos usuários dessa rede social, mas sempre dê os créditos aos citados.
4- Vídeos
No Instagram, os vídeos têm entre 3 e 15 segundos e a visualização é de 640 x 640 pixels. Aqui, também é interessante explorar o Instagram Stories para engajar pessoas.
Instagram Stories
- Aparecem no topo do seu feed de notícias
- Para criar uma história, basta clicar no sinal de + que aparece no canto esquerdo superior.
- As histórias do Instagram Stories duram 24 horas, depois automaticamente desaparecem e um novo ciclo começa.
- Explore as ferramentas e filtros. Divirta-se!
Quer conhecer mais sobre o Stories? Confira nosso guia de como usar o Instagram Stories e conseguir mais seguidores.
Veja também: Conheça Patricia Pomerantzeff – a arquiteta por trás do Doma Arquitetura
Como conseguir seguidores no Instagram usando o Stories?
Esse é o lugar e o momento de brincar e experimentar no Instagram. Se você está familiarizado com o Snapchat, não terá dificuldades.
De qualquer forma, te damos algumas dicas para você ter por onde começar:
- Vai a algum evento bacana? Leve o celular carregado e faça uma história.
- Vai ter algum encontro mais informal com pessoas influentes do seu nicho? Faça uma história.
- Mostre o andamento de um projeto, como funciona a decoração de interiores, os primeiros esboços… Enfim, os bastidores. Isso aproxima o público-alvo da sua marca, que é você!
- Conte sua história, sua trajetória. Relatos podem inspirar e criar conexão.
5- Calendário de postagens
Quem cuida de redes sociais costuma ter uma planilha ou um doc. word com um calendário de postagens da semana. É muito importante se programar para antecipar problemas, como falta de conteúdo.
Atualmente você pode programar a postagem de conteúdo, se usar o Instamizer, um gerenciador de contas do Instagram. É uma ferramenta útil para quem tem um perfil com muitos seguidores, porque gera gráficos e permite o agendamento de postagens, porém é pago.
Outra opção é o Hootsuite, que além de gerenciar suas postagens no Instagram também faz o mesmo no G+, Twitter, Facebook e LinkedIn.
Ainda que seja fundamental você ter esse cronograma de postagens, sempre seja flexível, porque, às vezes, você se encontra em algum evento, feira ou exposição interessante e pode ser positivo encaixar um conteúdo relevante de última hora.
E não esqueça, o ideal é que você poste pelo menos 1x ao dia para fidelizar seus seguidores.
Se você quiser, também pode pensar em fazer postagens no LinkedIn, confira este post sobre como usar o LinkedIn para empresas.
6- Posts de qualidade
O Instagram permite textos de até 2.200 caracteres, mas o ideal é que você faça frases curtas, equilibrando com posts com um pouco mais de texto.
Para um bom conteúdo que te oriente em como conseguir seguidores no Instagram, tenha em mente:
- Interação com os usuários. Converse com eles, faça perguntas, responda os comentários.
- Texto no singular, direcionado à pessoa. Lembre-se: quando você está no perfil de alguém ou marca, eles buscam falar diretamente pra você. Faça o mesmo.
- Desenvolva um padrão de linguagem para que você tenha um tom de voz reconhecido.
7- #Hashtags (HT)
O Instagram é campeão no uso de hashtags, assim como o Twitter também já foi. Esse sinal do jogo da velha é ótimo, porque ele possibilita os usuários buscarem pelos temas que gostam e encontrar buscas relacionadas.
- O limite total de hashtags por postagem é de 30, mas limite-se a 5.
- Não crie hashtags gigantes #elasincomodameninguemquerleralgoassim
- Fique atento a facilidade. Quando você terminar de escrever uma hashtag, verifique se é de fácil leitura.
- Faça pesquisa sobre as hashtags que melhor interagem com seu público-alvo. Tome cuidado com hashtags engraçadinhas ou que dão margem a duplo sentido e possam destruir sua postagem.
- Use hashtag relevantes e populares.
8- Mostre que você conhece seus seguidores
Curta fotos em que citaram você ou seu escritório. Compartilhá-las também é uma boa pedida. Comente em fotos de clientes, siga de volta influenciadores e grandes marcas. Mostre que existe diálogo com seu público-alvo.
A automação de relacionamento pode ajudá-lo a construir uma comunicação de qualidade com seus seguidores. Aprenda como em nosso post.
9- Horário de pico
Sim, as redes sociais também têm a melhor hora para postagens. Fique atento:
- Entre 11h e 14h: horário de almoço é um bom momento para postar.
- Entre 18h e 22h: pós-expediente também é um horário nobre.
- Noites de quarta e quinta-feira são movimentadas entre 20h e 21h.
- 69,23% dos comentários acontecem nas 3 primeiras horas depois que a foto foi publicada.
10- Promova seu Instagram
O seu mundo digital deve estar conectado.
- Promova sua conta em outras redes sociais.
- Mande um e-mail marketing contando sobre seu Instagram. Selecione as melhores fotos e faça uma newsletter bonita, convidando seus clientes e possíveis clientes a te seguir também no Instagram.
Você também pode utilizar ferramentas, como o Bume, para aumentar a quantidade de seguidores engajados seu Instagram.
Dica extra: organize o seu feed!!
Sabe aquele perfil no Instagram super bonito?Você pode organizar o seu feed intercalando o tipo de conteúdo.
Isso evita que as fotos pareçam repetitivas e sem criatividade.
Outra dica é usar os mesmos filtros em suas fotos para manter um estilo próprio.
11 contas brasileiras do Instagram para você seguir e se inspirar
Para finalizar, selecionamos alguns perfis de profissionais da área para você se inspirar e criar seu perfil o mais rápido possível.
- @vivadecora: Viva Decora
- @arqexpress: ArqExpress
- @inandoutdecor: In And Out Decor
- @casadevalentina: Casa de Valentina
- @marianaorsifotografia: Mariana Orsi
- @ina_arquitetura: Iná Arquitetura
- @mariliaveigainteriores: Marília Veiga
- @iarakilaris: Iara Kílares
- @casa2arquitetos: Casa 2 Arquitetos
- @danielkroth: Daniel Kroth
- @diycore: Karla Amadori
E já que você quer divulgar seu trabalho na internet, conheça o Ciclo do Encantamento, que além de ensinar a divulgar seu trabalho corretamente, ensina também a como conquistar seus clientes. Confira!