Todo profissional, seja qual for a área, precisa de leitura. Existem alguns livros que todos precisam ler. Mas para quem está na indústria criativa, a necessidade é ainda mais crítica.
Na faculdade de Arquitetura ou de Interiores, você provavelmente leu obras de vários autores clássicos, de Filosofia, Psicologia, Antropologia e outros.
Muitos devem ter sido voltados para a arquitetura em si, provavelmente os melhores livros de arquitetura.
Sabendo da importância da leitura e da construção de repertório, separamos uma seleção completa com livros de arquitetura, livros sobre arquitetos e livros úteis para a sua carreira!
8 melhores livros de arquitetura
Seja para relembrar alguns conceitos passados na época da faculdade, conhecer um pouco mais sobre história da ou se aprofundar em algum assunto: há diversos livros de arquitetura que são essenciais para um arquiteto.
Tem interesse na área de design de interiores e decoração? Confira também os melhores livros de design de interiores.
1 – Tudo sobre arquitetura – Denna Jones
Uma fonte de pesquisa indispensável para conhecer o contexto social e cultural de diversas obras arquitetônicas. O livro cobre diversos períodos, passando das simples construções neolíticas até os arranha-céus dos dias de hoje.
2 – Arquitetura no Século XX – Peter Gossel e Leuthauser
Este livro aborda todos os grandes arquitetos do séc. XX, como Frank Gehry, Gaudí e Shigeru Ban, e conta com diversas fotos, desenhos e plantas de suas obras. Uma fonte de referência essencial para arquitetos e amantes da arquitetura.
3 – Arte de projetar em arquitetura – Ernst Neufert
O livro escrito por Ernst Neufert, atualizado recentemente, aborda os fundamentos e normas para projetar recintos, edifícios e utensílios usando o ser humano como medida. Resumindo, é um manual indispensável de ergonomia para arquitetos, designers de interiores e engenheiros.
Arte de projetar em arquitetura
Em nosso blog temos um post sobre escala humana, que utiliza o ser humano como parâmetro comparativo. Aprenda a usá-la em seu projeto com nosso exemplos.
4 – Urbanismo ecológico – Doherty e Gareth
Esta obra surgiu da necessidade de se tratar da sustentabilidade urbana de forma prática e criativa, se utilizando do ponto de vista de profissionais de diversas áreas – arquitetos, urbanistas, cientistas e engenheiros.
O livro reúne uma série de artigos da Universidade de Harvard, além de ensaios, aulas e conferências realizadas que abordam o assunto.
Em nosso post sobre arquitetura sustentável, você encontrará algumas dicas de como aplicá-la em seu projeto de forma prática e fácil. Confira!
5 – Urban Sketching – Guia completo de técnicas de desenho urbano – Thomas Thorspecken
Se você é apaixonado por croquis de arquitetura, vai amar este livro.
Urban Sketching mostra alguns princípios de desenho e da crônica urbana ilustrada, dá dicas de macetes e analisa as técnicas e recursos de expressão de diversos desenhistas.
6 – Sistemas estruturais – Heino Engel
Um guia que apresenta os diferentes sistemas de estruturas com desenhos e descrições, permitindo uma aprendizagem rápida e intuitiva de cada uma delas.
Essencial em qualquer etapa de desenvolvimento de um projeto!
Nosso post sobre desenho técnico pode ajudá-lo a entender melhor como funcionam os desenhos do livro, além de ensiná-lo a deixar seu projeto de acordo com as normas ABNT.
7 – Atlas de detalhes construtivos – Peter Beinhauer
Este atlas serve de apoio no desenvolvimento de pormenores construtivos, como coberturas, paredes, fundações, lajes, entre outros. É um livro extremamente rico em detalhes essenciais de uma obra.
Atlas de detalhes construtivos
8 – Manual do Arquiteto Descalço – Johan Van Lengen
Muito comentado nas faculdades, o livro trata sobre projetos de arquitetura que ofereçam conforto térmico e reduzam o impacto ao meio ambiente por meio de técnicas construtivas sustentáveis. Através de conceitos de ecologia, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade, o guia é uma ótima introdução à bio-arquitetura.
8 melhores livros sobre arquitetos
Se você tem um arquiteto que admira, com certeza deve querer um livro com suas belas obras para deixar em seu escritório.
Além de servir como item de decoração, estes livros são fonte de referência e inspiração na hora de ter ideias e desenvolver projetos.
1 – Lina Bo Bardi – Obra construída
Como o próprio nome diz, o livro apresenta as obras concluídas e o contexto social de Lina Bo Bardi, como o Masp, a Casa de Vidro e o Sesc Pompeia.
Lina Bo Bardi – Obra construída
Gosta de arquitetura moderna? Desvende tudo sobre a Bauhaus, a escola que influenciou o surgimento do modernismo.
E aproveite para conhecer também a biografia de Le Corbusier, uns dos maiores arquitetos do século XX e precursor da arquitetura moderna.
2 – Ruy Ohtake – Arquitetura e design 4 décadas
Ruy Ohtake apresenta seus mais diversos projetos – entre eles obras públicas, escolas, cinemas, teatros, prédios e escritórios. O destaque é o aquário do pantanal, o sexto maior do mundo.
Ruy Ohtake – Arquitetura e Design
Em nosso post sobre obras de arquitetura famosas, você encontrará além de Ruy Ohtake, obras de outros arquitetos famosos mundialmente. Confira!
3 – Oscar Niemeyer – Uma arquitetura da sedução
A proposta deste livro é explicar as obras do ponto de vista do próprio Oscar Niemeyer, além de cobrir sua experiência profissional com Lúcio Costa e o projeto de Brasília. A publicação ainda conta com diversas fotos das obras, sob os olhares de três diferentes fotógrafos.
Oscar Niemeyer – uma arquitetura da sedução
4 – Paulo Mendes da Rocha – Obra completa
Uma das obras mais completas sobre o arquiteto. O livro apresenta os projetos em ordem cronológica e mostrar outros temas interessantes, como suas primeiras experiências profissionais e a produção durante a ditadura.
Paulo Mendes da Rocha – obra completa
Se quiser uma introdução sobre a história de Paulo Mendes da Rocha, temos um post falando exatamente disso. Conheça a história e as obras do grande “arquiteto geográfico”.
5 – Isay Weinfeld – Projetos Comerciais
A edição compila fotos, desenhos e descrições do processo criativo de 17 dos mais famosos projetos comerciais de Isay Weinfeld, como a Livraria da Vila, Hotel Fasano e a loja Havaianas.
Isay Weinfeld – Projetos comerciais
6 – João Batista Vilanova Artigas – Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira
Este livro apresenta um panorama histórico do modernismo no Brasil enquanto preenche as lacunas na trajetória de Vilanova Artigas.
João Batista Vilanova Artigas – Elementos para a compreensão de um caminho da arquitetura brasileira
7 – Frank Lloyd Wright
Em inglês, o livro apresenta a biografia, carreira e obras do famoso arquiteto responsável pela casa na cascata, Frank Lloyd Wright.
8 – Álvaro Siza – Complete works
O livro apresenta as obras de Álvaro Siza, o arquiteto minimalista português que projetou a escola de arquitetura do Porto.
Os 10 melhores livros para arquitetos empreendedores
Para se dar bem no mercado, é preciso mais do que isso. Selecionamos 10 publicações que não são sobre arquitetura, mas são livros que todo arquiteto deve ler.
Com eles, você vai aprender sobre História, Gestão, Marketing, Psicologia, Inspiração e Economia.
Existem livros, como dissemos, que toda pessoa deve ler. Muitos deles estão nesta lista, mas nem todos.
Agora, mesmo que você não seja ainda um arquiteto ou designer de interiores formado, aqui vai a dica: com certeza a relação abaixo contém livros que todo estudante de arquitetura deve ler. E o mesmo vale para os designer de interiores.
1 – História: Tudo sobre a casa – Anatxu Zabalbeascoa
Este livro aborda de forma bem específica a evolução dos padrões estruturais que andam em torno da casa.
É uma obra multidisciplinar que observa não só os fatores físicos de uma casa, mas também os hábitos domésticos e a influência da sociedade na forma como vivemos.
Anatxu Zabalbeascoa não escreveu um livro teórico, mas o romance diz muito sobre a forma como vivemos antes e agora. A narrativa gira em torno de seis espaços de uma casa: banheiro, cozinha, dormitório, jardim, sala e sala de jantar.
Vale a pena para quem quer uma imersão na vida em sociedade e ganhar consistência no próprio trabalho.
Tudo sobre a casa
2 – Gestão: Rápido e Devagar – Daniel Kahneman
Daniel criou um conceito que define as formas como pensamos no nosso dia a dia. Um é rápido, baseado muito no nosso instinto. O outro é devagar, mais definido pela lógica.
Sua teoria ajuda o leitor a ter uma boa noção de como lidar com grandes ou pequenos projetos. A intenção é saber como nós mesmos respondemos às coisas para então tomar decisões mais assertivas.
O livro é essencial tanto para quem é gestor quanto colaborador. Qualquer pessoa que esteja no mercado, precisa tomar decisões e entender como a mente funciona nessas situações, é uma boa forma de se preparar.
Rápido e Devagar
3 – Marketing: A Arte da Negociação – Michael Wheeler
Outro livro que não poderia estar de fora de nossa lista dos melhores livros para arquitetos. Afinal, negociar é necessário em todas as profissões e na arquitetura não é diferente. Na verdade, em todas as situações da vida vai existir um momento em que saber negociar faz toda a diferença.
Para arquitetos, não é apenas uma questão de saber vender projetos. Vale também para quem trabalha em um escritório, por exemplo, e precisa saber negociar promoções, negociar com fornecedores etc.
No livro, você vai saber os conceitos essenciais dessa arte. Uma ideia interessante é a de que mapas não servem só para você saber onde está indo, mas para te dar confiança para negociar.
Quer saber mais? Não deixe de ler nosso post sobre técnicas de negociação para arquitetos e aprenda a negociar corretamente.
A Arte da Negociação
4 – Psicologia: Atenção Plena (Mindfulness) – Mark Williams
Este titulo é um daqueles que também deve estar na relação de livros que todos precisam ler. Trabalhar a meditação mindful (atenção plena) é aplicar técnicas que ensinam como prestar atenção a tudo o que você faz para estar totalmente imerso na atividade do momento sem pensar a outras coisas.
Quanto mais você evolui nesse método, mais fica atento aos detalhes de tudo o que faz. Para um projeto de arquitetura, essa característica é fundamental.
Além disso, você aprende a manter a calma diante de grandes projetos que podem dar ansiedade e fazer você perder a produtividade. O livro ensina vários exercícios e quais são os princípios do mindfulness.
Você pode e deve aplicar em tudo na vida, das suas refeições ao trabalho.
Atenção Plena (Mindfulness)
5 – Inspiração: Roube como um artista – Austin Kleon
Esta obra fala sobre a máxima de que “nada é criado, tudo é copiado”. Austin explica porque copiar seus artistas favoritos é algo vantajoso e ético – na verdade, parte do universo do mercado criativo.
Ele fala que não é necessário ter ideias exatamente originais. Você pode combinar ideias que já existem e criar algo novo para se livrar do medo da página branca, que te impede de começar tudo.
Ele também discute o uso da escrita para trabalhar as ideias criativas: escreva sobre o que você gosta, o máximo que conseguir. Ficou intrigado? Não deixe de ler.
Roube como um artista
6 – Empreendedorismo: Business Model Generation – Yvez Pigneur & Alexander Osterwalder
Nem todo arquiteto vai abrir seu próprio negócio, mas para aqueles que desejam se aventurar no empreendedorismo, saber criar um modelo de negócios é essencial.
O livro ensina a metodologia mais eficiente para isso, o Business Model Canvas. Para ter um negócio que prospere no mercado de hoje, não basta que ele seja sólido, também precisa ser inovador.
Quer empreender? Confira como montar um escritório de design de interiores
Business Model Generation
Veja também: Como abrir um escritório de arquitetura usando o CANVAS e manter aberto por bastante tempo
Você vai aprender a destacar os seus diferenciais como profissional e como ideia de negócio para prosperar no mercado. Se quer dar o primeiro passo e não sabe como, esta é a chave. Não se esqueça de montar um plano de marketing!
7 – Economia: Freakonomics – Stephen J. Dubner
Este livro oferece uma perspectiva totalmente inovadora sobre o mercado, a economia dos países e a forma como as pessoas pensam e agem.
Ter um entendimento profundo desses tópicos faz de qualquer pessoa um profissional mais completo. É ótimo para quem quer entender mais sobre política, antropologia, psicologia e tudo mais que ronda o ser humano, com ideias que não foram ensinadas na escola.
O autor, em parceria com outro jornalista (Steven Levitt), apresentam seus pontos de vista de forma bastante irônica, o que torna a leitura ainda mais divertida.
Freakonomics
8 – Como fazer amigos e influenciar pessoas
Um dos mais famosos livros sobre persuasão de todos os tempos, foi escrito em 1936, mas seu sucesso foi tão estrondoso (já vendeu mais de 30 milhões de exemplares) que o livro que ensina a arte de influenciar pessoas acabou fazendo com que seu autor, Dale Carnegie, criasse um instituto para treinamento de vendedores, que existe até hoje.
O livro se baseia em um a série de princípios e regras de fácil aplicação diária e que, com certeza, podem ser usados em seu dia a dia profissional, durante negociações e apresentações de vendas.
Como fazer amigos e influenciar pessoas
9 – Steve Jobs – A biografia
A vida de um dos mais famosos empresários da história recente é narrada com base em centenas de entrevistas com amigos, familiares e concorrentes, além de 40 entrevistas com o próprio Steve Jobs.
Exatamente por esta característica de depoimentos, o livro é excelente para quem quer conhecer a verdade por trás do mito Steve Jobs e descobrir as reais histórias sobre como lidava com as pessoas, sua carreira e a maneira como ajudou a construir empresas de sucesso como Apple e Pixar.
10 – Nocaute – como contar sua história no disputado ringue das redes sociais
O campo de luta é amplo e concorrido: a internet e as mídias sociais. E alguém que tem mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, como Gary Vaynerchuk, está mais do que capacitado a ensinar como se dar bem para vencer essa luta.
Usando muitas metáforas do mundo do box adaptadas para o ringue virtual, Gary ensina como os gestores precisam se adaptar a esta nova realidade, dando os golpes certeiros na hora certa, para derrubar o adversário sem sair ferido diante de um consumidor cada vez mais bem informado.
Que achou de nossa lista de livros que todo arquiteto deve ter? Já leu algum deles, acha que deveríamos acrescentar mais algum? Deixe sua sugestão nos comentários.
Quer mais? confira 6 dicas de livros incríveis para aprender a como conquistar clientes e vender mais
O marketing digital também é essencial para ascender em sua carreira, seja você um profissional ou dono de escritório. Veja nossa lista de livros de marketing digital e alavanque suas vendas.
Esse post foi escrito pela equipe de conteúdo da 12Minutos. Quer experimentar?
Não há comentários em "Os melhores livros para arquitetos: obras sobre arquitetura, carreira e muito mais!"