Cidade sustentável é aquela que adota uma série de práticas inteligentes e eficientes para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
Dentro destas cidades e comunidades sustentáveis as ações e programas que fazem parte das políticas públicas funcionam e são bem administradas. As esferas da educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte andam de mãos dadas e resultam em uma sociedade muito mais justa e sustentável.
Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Então atente-se aos próximos tópicos. Descubra o que é cidade sustentável, qual o programa que norteia essa temática e quais cidades sustentáveis no Brasil e no mundo tem se destacado nos últimos tempos.
Veja também: Quais são as 20 maiores cidades do mundo? Descubra se o Brasil está na lista!
O que são cidades sustentáveis?
Cidade sustentável é aquela que adota uma série de práticas inteligentes para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Ou seja, ao invés de promover um crescimento e consumo desordenado, adotam ações e programas de políticas públicas eficientes que impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente.
Mas afinal, o que é preciso para uma cidade ser sustentável? Dentre as ações e programas que fazem parte de uma cidade sustentável podemos destacar a criação de um planejamento urbano mais consciente que vise na melhor mobilidade urbana, na prática de coleta seletiva, no acesso à água potável e saneamento básico e no acesso à educação de qualidade.
Veja também: O que é Arquitetura Bioclimática? Veja os Benefícios e Exemplos a Seguir
Alinhada a essa temática de cidade sustentável, em 2015, a Organização das Nações Unidas apresentou aos países-membros uma agenda para o desenvolvimento sustentável, com o propósito de estabelecer metas, prazos e compromissos para o enfrentamento dos principais problemas globais. Esse pacto deu origem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulando o ano de 2030 como prazo para alcance dos compromissos assumidos.
Conheça de perto os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água potável e saneamento;
- Energia limpa e acessível;
- Trabalho decente e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Comunidade e cidade sustentável;
- Consumo e produção responsável;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implantação.
Os ODS por sua vez abrangem os chamados 5Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria.
- Pessoas: expressa ações para acabar com a pobreza e a fome.
- Planeta: expressa ações que visam promover a gestão dos recursos naturais e proteger o planeta da degradação, por meio da prática do consumo consciente e da produção sustentável.
- Prosperidade: expressa ações para que os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera (progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza).
- Paz: expressa ações para promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas.
- Parceria: expressa ações que visam o espírito de solidariedade global reforçada e concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis.
Veja também: O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto
Ao compartilhar os indicadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mobilizações como o Programa Cidade Sustentável passaram a contribuir com essa movimentação oferecendo ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano, de forma a criar uma sociedade mais consciente e colaborativa.
Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!
Confira em nosso canal no YouTube mais detalhes sobre as cidades sustentáveis
Programa Cidades Sustentáveis: o que é e quais os 12 eixos temáticos do PCS
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) se trata de uma agenda de sustentabilidade urbana que abrange questões sociais, políticas, ambientais, econômicas e culturais no planejamento municipal.
Desde 2012, o PCS atua de forma direta e objetiva na mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas inteligentes e eficientes, que contribuam para a construção de uma cidade mais justa, sustentável e colaborativa.
O Programa Cidades Sustentáveis oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado. Por sua vez, para organizar todas essas práticas e ações discutidas, o PCS se estrutura em 12 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, sendo eles:
- Ação local para saúde;
- Bens naturais comuns;
- Consumo responsável e opções de estilo de vida;
- Cultura para a sustentabilidade;
- Do local para o global;
- Economia local, dinâmica, criativa e sustentável;
- Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida;
- Equidade, justiça social e cultura de paz
- Gestão local para a sustentabilidade;
- Governança;
- Melhor mobilidade, menos tráfego;
- Planejamento e desenho urbano.
Vale mencionar, que as ferramentas, metodologias e demais conteúdos do Programa Cidade Sustentável ficam disponibilizados no endereço eletrônico (www.cidadessustentaveis.org.br). A plataforma apresenta acesso livre e com recursos interativos tanto para gestores públicos como para outros usuários.
Veja também: O Que é Telha Solar? Como Funciona, Preço e Vantagens de Usar no Projeto
Quais são as cidades mais sustentáveis do mundo?
Cidades e comunidades sustentáveis são aquelas que vão além da simples coleta seletiva de lixo. Cidade sustentável é aquela que preza por melhorias na mobilidade urbana, na educação, na saúde, dentre outras áreas. Logo, seja para se inspirar nas ações, para fazer turismo ou para se mudar definitivamente é sempre bom estar ciente sobre qual cidade sustentável está no ranking dos lugares mais preocupados com as questões sociais e ambientais.
Conheça as 10 cidades mais sustentáveis do mundo:
- Zurique, Suíça
- Praga, República Checa
- Munique, Alemanha
- Singapura, Cidade Estado da República de Singapura
- Estocolmo, Suécia
- Seul, Coreia do Sul
- Viena, Áustria
- Londres, Inglaterra
- Frankfurt, Alemanha
- Hamburgo, Alemanha
Veja também: O Que é Taxa de Permeabilidade? Aprenda Como Calcular + Melhores Materiais
Quais são as cidades mais sustentáveis do Brasil?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, no Brasil também é possível encontrar cidades que ganharam o título de cidade sustentável. Esses lugares por adotarem práticas e ações inteligentes e eficientes de políticas públicas já estão a um passo a frente para se tornarem mais integradas e preservadas.
Conheça 6 cidades sustentáveis no Brasil:
- Paragominas (Pará): foi a primeira cidade do estado a tornar a conservação do meio ambiente como política pública.
- João Pessoa (Paraíba): João Pessoa possui um projeto paisagístico consolidado que faz com que a região seja reconhecida pelo título de segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris, a capital francesa.
- Curitiba (Paraná): o planejamento urbano seguido e mantido independente de troca de governo fez com que a cidade promovesse atendimento integral de água e esgoto, distribuição inteligente da densidade populacional, ações de mobilidade, dentre outras práticas.
- Extrema (Minas Gerais): a cidade se destaca por meio do projeto (Projeto Conservador das Águas) desenvolvido em parceria com os governos estadual e federal, além de entidades não governamentais, ao qual mobilizou o plantio, reflorestamento e recuperação de áreas que margeiam rios da região.
- Santana de Parnaíba (São Paulo): além da coleta seletiva, a cidade passou a incentivar a inclusão de seus empregados por meio de parcerias com escolas, empresas e comércios, que engajam na economia da região.
- Londrina (Paraná): a cidade se destaca por possuir uma grande política com a sua coleta de lixo e inclusão de catadores de material reciclável.
Veja também: Veja 7 dicas incríveis para promover a arquitetura sustentável e decolar nesse novo nicho de mercado
E aí, o que você achou deste post sobre cidade sustentável? Gostou?! Então, compartilhe com a gente e com os demais leitores se você mora ou já teve a oportunidade de conhecer alguma região que ganhou o título de cidade sustentável mencionada no decorrer do conteúdo.