Ciclo do Encantamento: o passo a passo para arquitetos e designers de interiores captarem mais clientes por meio do marketing digital

Você vai ter que concordar comigo que hoje o mundo está online, certo?

Celulares, redes sociais, sites, blogs etc. E, atualmente, surpreendentemente, 93% dos processos de compra começam online. 

Ou seja, se você é um arquiteto ou designer de interiores e deseja ter mais clientes, você precisa estar online!

Pensando em te ajudar nessa tarefa nós criamos o Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos para você atrair mais público e vender mais.

Nesse post você verá:

  • Todas as 12 etapas de maneira detalhada
  • Dicas de livros, conteúdos e ferramentas úteis para cada etapa do Ciclo do Encantamento
  • Vídeos e slides complementares

Ao terminar esse texto você estará minimamente preparado para começar sua estratégia digital e e conseguirá a vender mais através do marketing digital.

Ciclo do Encantamento

Pronto para ter mais clientes? Então, vem comigo!

1ª etapa do Ciclo do Encantamento: Proposta de Valor

 

ciclo do encantamento: proposta de valor

Objetivo: Definir quais produtos e serviços seu escritório irá oferecer para atender às necessidades do seu cliente e quais seus diferenciais em relação a concorrência.

Para iniciar qualquer negócio, a primeira coisa que você deve focar é na sua proposta de valor. É ela que irá guiar todo o restante da sua estratégia. Sem uma proposta de valor clara ficará difícil para o cliente entender os motivos para contratar você e não outra empresa.

Entenda quais são as necessidades do seu público-alvo e como você pode solucioná-las. Então, ofereça um produto ou serviço que atenda as necessidades dessas pessoas e que também sirva como um analgésico para as dores delas.

Dicas principais:

 

Exemplos de proposta de valor:

 

1ª etapa do Ciclo do Encantamento: Posicionamento de Marca

 

ciclo do encantamento: circulo dourado

Objetivo: Comunicar a sua proposta de valor de forma eficaz e focar no porquê da sua empresa existir.

Após criar a proposta de valor do seu produto ou serviço, é hora de posicionar sua marca no mercado, ou seja, como ela irá se apresentar para os clientes. Esse posicionamento é o que irá nortear grande parte da sua estratégia de marketing.

Nesse momento é extremamente importante que você foque em explicar a razão da sua empresa existir. Jamais foque somente em características do seu produto ou serviço.

Dicas principais:

 

Exemplos de posicionamento de marca:

 

Apple: MacBook – Sinta o peso da inovação

Dell: Notebooks com os mais recentes processadores, telas com cores vibrantes.

Note que a Apple foca no porquê (inovação) e a Dell foca apenas em características do produto.

2ª etapa do Ciclo do Encantamento: Geradores de Público

 

ciclo do encantamento: geradores de público

Objetivo: Maximizar o número de pessoas que conhecem o seu trabalho.

Para fortalecer sua presença digital, é preciso investir na criação de canais para divulgar seu trabalho, atrair potenciais clientes e se comunicar com seu público alvo.

Principais Geradores de Público

 

Seu site é o seu principal Gerador de Público e precisa expressar de forma clara sua Proposta de Valor e Posicionamento de marca. Todos os outros canais como Redes Sociais, Blogs, Portfólio etc devem direcionar os usuários para o seu site.

Dicas principais:

 

3ª etapa do Ciclo do Encantamento: Ímã Permanente

 

ciclo do encantamento: ima permanente

Objetivo: aumentar o número de usuários cadastrados no seu site ou blog e criar uma lista de e-mails.

Um site com conteúdo educacional gera até 10x mais cadastros (sua lista de e-mails é seu maior ativo quando se trata de marketing digital).

“Quem educa o mercado domina o mercado”. Tenha isso como um mantra de vida, pois o perfil do consumidor mudou e ele prefere comprar de empresas que o ajudam com conteúdos do que de empresas que ele não tem contato algum.

Então, invista na produção de ímãs permanentes como e-books, infográficos etc. Dessa forma você começará a gerar valor para seus usuários além de aumentar gradualmente sua lista de e-mails.

5 passos para criar o seu Ímã Permanente

 

Dicas principais:

 

Exemplo de página de cadastro e Ímã Permanente

 

4ª etapa do Ciclo do Encantamento: Automação do Relacionamento

 

ciclo do encantamento: automacao do relacionamento

Objetivo: Manter um relacionamento constante com seus usuários e está sempre presente na mente deles.

Uma vez que sua lista de e-mails vai crescendo você precisa se comunicar com todas essas pessoas e fazer isso de forma manual é impossível. Por isso, é extremamente importante você ter um sistema de comunicação (que pode ser via e-mail ou softwares).

6 passos de como automatizar o seu relacionamento

 

Dicas principais:

 

5ª etapa do Ciclo do Encantamento: Bate Papo

 

ciclo do encantamento: bate papo

Objetivo: Esclarecer dúvidas dos seus potenciais clientes e levantar informações para uma análise de perfil

Quando você começar a se comunicar de forma constante com seus usuários via e-mail, redes sociais, site, blog etc você verá um aumento considerável de pessoas entrando em contato com você.

Esses contatos podem ser para tirar dúvidas, dar elogios, sugestões ou para pedir orçamentos. E vai ser nesse momento que você precisa ter um Bate Papo estruturado com essas pessoas.

Responda a todas essas pessoas, mesmo as que enviam dúvidas simples, pois elas podem se tornar seu cliente no futuro. E para quem pediu orçamento você deve ligar para essa pessoa e entender melhor o perfil dela e o que ela deseja.

O objetivo dessa ligação não é vender nada. É entender quem é esse possível cliente, as necessidades dele, o que ele busca, o quanto ele está disposto a investir etc. Sempre tenha um roteiro para essa ligação e nunca apresente um orçamento sem antes entender o que o cliente precisa.

Dicas principais:

 

6ª etapa do Ciclo do Encantamento: Análise do Perfil

 

ciclo do encantamento: analise de perfil

Objetivo: Decidir se vale a pena investir tempo com um potencial cliente ou se é melhor desistir da negociação

Após ligar para seu potencial cliente e entender quais são as necessidades dele, você precisa avaliar se ele é o cliente certo para você assim como também avaliar se você é o profissional certo para atender ele.

Não tenha medo de negar um projeto. É melhor “perder” um cliente do que aceitar um trabalho que você tem certeza que não poderá cumprir.

Para descobrir se um cliente tem o perfil ideal ou não, você deve analisar 5 itens principais:

Itens a serem observados

 

Uma vez que tudo isso estiver alinhado e respondido, você tem duas opções:

Dicas principais:

 

7ª etapa do Ciclo do Encantamento: Kit de Alto Impacto

 

ciclo do encantamento: kit de alto impacto

Objetivo: Impressionar seu potencial cliente e gerar uma boa impressão antes da sua primeira reunião presencial

Depois de qualificar seu potencial cliente na etapa anterior, é ideal que você agende uma reunião presencial para dar seguimento a negociação e, claro, fechar o projeto.

Uma excelente forma de impressionar seu cliente e agregar ainda mais valor a tudo que você tem a oferecer é enviando um Kit de Alto Impacto para ele. Esse Kit idealmente deve ser enviado para o escritório ou casa da pessoa, mas em último caso pode ser enviado por e-mail também. O importante é não deixar de enviar.

Checklist do que não pode faltar no seu kit

 

Dicas principais:

 

8ª etapa do Ciclo do Encantamento: Primeiro Encontro

 

ciclo do encantamento: primeiro encontro

Objetivo: Mostrar para o potencial cliente como funcionará todo o processo, criar empatia, eliminar pontos de objeções e assim preparar ele para receber uma proposta.

Agora é o momento de você criar um storytelling e se conectar de forma definitiva com seu cliente. Lembre-se que para ele não é só um projeto. Muitas vezes é um sonho realizado.

Então, foque sua comunicação nisso, mostre o quanto esse projeto é importante para você também. Ouça com atenção e co-crie com seu potencial cliente.

Como ter um primeiro encontro memorável

 

Dicas principais:

 

9ª etapa do Ciclo do Encantamento: Consulta Arquitetônica

 

ciclo do encantamento: consulta arquitetônica

Objetivo: Oferecer serviços menores e customizáveis para ganhar confiança do cliente e preparar ele para fechar o negócio principal.

Muitos profissionais acabam perdendo vendas por não terem serviços customizáveis ou por não conseguirem criar um leque de serviços para atender diferentes tipos de necessidades de potenciais clientes.

Nessa etapa o principal é você ter a mentalidade do cirurgião, ou seja, diagnosticar o seu cliente, entender suas necessidades, seus anseios e só então oferecer uma proposta.

Entretanto, a proposta deve ser de acordo com o seu diagnóstico e totalmente customizada para as dores daquele potencial cliente.

Dicas principais:

 

Exemplos de Consultas Arquitetônicas

 

Ajudar um potencial cliente a escolher um imóvel baseado nas necessidades dele de reformas futuras (você pode visitar locais e elaborar um laudo para ajudar ele na escolha).

Ajudar um potencial cliente que ainda não tem recursos para fazer um projeto completo a fazer a decoração do ambiente (você pode pegar fotos, medidas e indicar móveis, locais de compra etc).

Note que todos são serviços que não substituem o projeto em si, mas são etapas mais simples, mais baratas e que preparam o cliente para comprar o projeto de você.

10ª etapa do Ciclo do Encantamento: Proposta Certeira

 

ciclo do encantamento: proposta certeira

Objetivo: Fechar a venda do projeto.

Antes de falar sobre o preço do seu serviço foque antes em revisar todas as etapas e criar percepção de valor para o cliente.

Recapitule todas as dores dele, todas as objeções e reforce o que você irá fazer para resolver todas essas questões. Então, se coloque como a melhor alternativa para aquele potencial cliente.

Só então, depois dele ter repetido tudo com você e entendido todo o processo que você vai falar o preço do seu serviço.

Dicas principais:

 

11ª etapa do Ciclo do Encantamento: Projeto

 

ciclo do encantamento: projeto

Objetivo: Realizar o projeto e cumprir todas as promessas e prazos que você fez ao cliente. Se possível, supere as expectativas e entregue além do esperado.

Chegou a etapa mais importante do Ciclo do Encantamento. Esta é a fase onde você pode demonstrar toda sua habilidade e talento.

Execute bem o projeto e garanta que a obra ocorra como o esperado e deixe os olhos do seu cliente brilhando. Sua reputação é construída a partir da execução de bons projetos e da satisfação dos seus clientes.

Durante o projeto

Depois do projeto finalizado

Dicas principais:

 

12ª etapa do Ciclo do Encantamento: Multiplicação de Indicações

 

ciclo do encantamento: multiplicação de indicações

Objetivo: Fidelizar o seu cliente e trazer o máximo de indicações possíveis para novos projetos.

Muitos profissionais cometem um erro clássico: encerrar o relacionamento com o cliente depois do projeto finalizado.

Esse é justamente o momento para você estreitar o relacionamento, manter aquele cliente por perto e garantir que ele vá te indicar de forma espontânea para outras pessoas.

5 passos para conseguir mais indicações

 

Dicas principais:

 

Para mais detalhes de como ter mais clientes usando marketing boca a boca acesse outro texto nosso clicando nesse link.

Use sua pesquisa de satisfação como um guia para melhorar seu trabalho. Replique os pontos positivos e ajuste os negativos

Jamais questione um cliente quando receber um feedback negativo. Se coloque no lugar dele e entenda como melhorar.

Colocando em prática o Ciclo do Encantamento

 

Espero que essas 12 dicas, vídeos, ferramentas e links extras tenham aberto sua mente para a importância do marketing digital e mais que isso, tenham te incentivado a começar sua estratégia de marketing digital.

E se quiser baixar esse material em PDF ou compartilhar com outros amigos essas dicas você pode acessar nosso material gratuito online.