Proposta de valor é um conceito de marketing que determina a relevância de uma marca para seu público-alvo. Ela é feita a partir da identificação dos pilares do produto/serviço e transmitida de maneira objetiva e transparente.
Você decidiu que é hora de abrir seu negócio, cansou de ter chefe e acredita que tem uma ideia de produto ou serviço que vai te deixar rico?
Mas como saber se sua ideia é mesmo alguma coisa que seus futuros clientes desejam de verdade?
Você sabe como definir a proposta de valor de seu negócio?
Nesta postagem, você vai aprender:
- O que é uma proposta de valor e sua importância
- Como montar uma proposta de valor
- Dicas para criar uma proposta de valor clara e objetiva
- Vai conhecer o canvas de proposta de valor
- A dica de um livro sobre o tema
Você já conhecia o canvas de proposta de valor? Não confunda com o canvas de modelo de negócio!
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Proposta de valor: como ser a marca preferida de seus clientes
O mercado de arquitetura está cada vez mais competitivo. Por isso, ser a primeira opção de escolha e assumir uma posição de destaque em seu mercado é o sonho de qualquer empresa.
O que faz um cliente adquirir um produto ou serviço de uma marca em vez de outra é justamente o valor que aquilo representa para ele.
Dessa forma, é comum que se adote uma série de estratégias que colocarão em evidência os benefícios que a empresa oferece ao seu público, entre elas, a proposta de valor.
Subestimada por muitos, a criação de uma proposta de valor é peça fundamental no processo estratégico de fidelização de clientes, principalmente para quem usa estratégias de marketing digital.
Imagine que você tivesse que enunciar a proposta de valor de seu negócio neste minuto, o que você diria?
Precisa de umas dicas?
O que é uma proposta de valor e qual sua importância?
Proposta de valor é um conjunto de vantagens que determinado produto ou serviço oferece a certo segmento de mercado. Ela descreve os diferenciais de uma empresa em relação aos seus concorrentes.
Essa proposta de valor vai determinar os motivos pelos quais os clientes escolhem a marca X e não a marca Y. É a partir disso que o consumidor fará a análise de custo-benefício para decidir se vale a pena comprar o que lhe é ofertado.
Por melhor que um produto ou serviço seja, a decisão do cliente dependerá de mais atributos para ser bem sucedida.
É preciso levar em consideração também a percepção de valor que o consumidor tem da sua marca e do que está sendo oferecido.
A criação de uma proposta de valor tem como objetivo explicar as características do produto e salientar seus diferenciais.
Assim, o cliente será capaz de perceber que aquilo que sua marca oferece é ideal para suprir as necessidades dele, suas dores.
É essa soma de argumentos da proposta de valor que mostrará com clareza por que você e sua marca devem ser escolhidos.
A proposta de valor também faz parte de uma das etapas do Ciclo do Encantamento:
Mas como criar uma proposta de valor?
Como montar uma proposta de valor?
Existem diferentes maneiras de se montar uma proposta de valor. Porém, a mais comum tem a seguinte estrutura:
- Título: em uma frase curta, defina as vantagens que a sua marca oferece.
- Subtítulo: explique, em duas ou três linhas, o que é e para quem o seu produto ou serviço é direcionado e os seus benefícios.
- Bullet points: faça uma lista breve com as principais vantagens e benefícios que a empresa oferece.
- Recursos visuais: faça uso de imagens que reforcem a mensagem principal.
Veja alguns exemplos de proposta de valor criados por marcas de sucesso com base nessa estrutura:
- Uber: Basta solicitar no app e um carro virá diretamente até você: é fácil, está sempre pronto quando você precisar e com opções do econômico ao luxo.
- Netflix: Sua próxima história, agora. Assista onde quiser, cancele quando quiser.
- Tag Livros: Todos os meses, enviamos um livro surpresa para sua casa. Descubra livros que normalmente você não leria e explore novos universos literários.
Confira outras dicas de marketing para empreendedores em nosso blog: Como usar os 4 Ps do marketing para o sucesso do seu negócio
Assista o vídeo com mais dicas para criar uma proposta de valor impecável
4 dicas para criar uma proposta de valor eficiente
Depois de tanta teoria, que tal 4 dicas práticas para criar uma proposta de valor?
1 – Conheça seu público-alvo
Saber com quem você está lidando é fundamental para identificar as demandas do público que se deseja atingir e, assim, propor soluções em que ele enxergue valor.
Para criar uma proposta de valor eficiente, alinhe a linguagem utilizada para se comunicar com os potenciais consumidores e se aproximar deles.
Procure conhecer alguns traços do perfil do seu público-alvo para criar a proposta de valor, como faixa etária, hábitos de consumo, nível de escolaridade, gênero, etc.
Crie uma persona, um personagem fictício que corporifica um cliente ideal do seu negócio. Veja mais detalhes nesta postagem de nosso blog: Buyer persona ou público alvo? Entenda as diferenças e a importância para o seu negócio
2 – Conheça seus concorrentes
Essa dica para proposta de valor é tão importante quanto a anterior. Isso porque saber o que o seu concorrente tem a oferecer te ajudará a elaborar o seu diferencial de mercado.
3 – Determine o principal benefício do seu produto
O que faz a sua oferta ser diferente e original? Na maioria das vezes, o diferencial que a sua empresa busca para se destacar no mercado encontra-se nos detalhes.
Por mais vantagens que os seus produtos ou serviços possam vir a oferecer, seu público estará mais interessado em pequenos detalhes que, para ele, fazem toda a diferença.
Exemplos: frete grátis, atendimento personalizado, comodidade, segurança, etc. Defina o que você faz melhor que seus concorrentes e deixe bem claro para seu público na proposta de valor.
4 – Opte por uma linguagem clara e objetiva
Clareza e objetividade são essenciais para expressar os benefícios oferecidos na proposta de valor. Além disso, é importante utilizar a mesma linguagem que o cliente.
Se o seu público alvo é mais jovem, talvez seja melhor se comunicar de maneira mais informal e despojada, por exemplo. Dessa forma, ele já começa a se identificar com seu produto ou serviço.
Lembra do canvas de proposta de valor? Chegou a hora de conhecê-lo!
Canvas de proposta de valor
Este Canvas é, na verdade, um detalhamento de dois blocos do conhecido Canvas de Modelo de Negócio (Business Model Canvas): o bloco “Segmentos de Clientes” e o bloco “Proposta de Valor”.
Você não conhece o modelo de negócio canvas? Veja detalhes neste post: Acabou de montar o seu escritório? Não perca tempo e faça um bom plano de negócio para escritório de arquitetura
O canvas de proposta de valor foi criado com o objetivo de compreender esses que são os principais segmentos de qualquer modelo de negócio: clientes e proposta de valor.
A intenção é promover o encaixe entre “o que” se produz e “para quem” se produz e assim criar e oferecer produtos e serviços que se conectem aos desejos mais caros do público-alvo.
Repare na ilustração:
De forma resumida, o canvas de proposta de valor ajuda você a pensar em produtos ou serviços que consigam realizar as “tarefas” que os clientes gostariam de ver resolvidas para eles por sua empresa.
Para isso, seu produto ou serviço deve corresponder aos ganhos que o cliente deseja e, de alguma forma, minimizar suas dores, resolvendo seus problemas.
Dica de livro: Value Proposition Design
Se você quer se aprofundar nesse assunto, indicamos um livro sobre proposta de valor. O Value Proposition Design ajuda a compreender como se aproximar dos clientes e desenvolver propostas que evidenciem o valor de tudo o que a sua empresa tem a oferecer.
Por meio de exercícios práticos, ilustrações, ferramentas diversas e linguagem didática, esse livro te ajudará a criar uma proposta de valor inovadora e, assim, alcançar bons resultados.
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