O termo Chaise Longue vem do francês e significa “cadeira alongada”. Trata-se de um móvel com assento alongado que permite sentar, ou deitar de forma inclinada, com as pernas esticadas de maneira confortável.
A Chaise Longue pode ser usada na varanda, na sala de estar e até mesmo no quarto. Ela traz um ar de sofisticação e muito conforto no dia a dia.
Para acertar na decoração com Chaise Longue, é preciso estar atento(a) a alguns detalhes. Quer descobrir quais são? No post de hoje, vamos explicar o que é Chaise Longue e mostrar 20 modelos dos sonhos. Acompanhe!
O que é Chaise Longue?
O termo Chaise Longue vem do francês e significa “cadeira alongada”. Trata-se de um móvel com assento alongado que permite sentar, ou deitar de forma inclinada, com as pernas esticadas de maneira confortável.
Quando falamos de móveis sofisticados e atemporais, o Chaise Longue é uma das peças mais lembradas. Ela se popularizou na Europa a partir do século XVIII, quando as mulheres das famílias ricas usavam o móvel para descansar durante o dia sem precisar ir para o quarto.
Apesar do nome Chaise Longue ser cunhado na França, esse tipo de móvel já era usado pela riqueza desde o Egito Antigo. Ao longo dos anos, ele recebeu vários materiais e designs diferentes, sempre chamando a atenção pelo conforto.
Podemos citar dois exemplos do móvel que tornaram-se peças icônicas. Uma delas é a Chaise Longue de Le Corbusier. Chamada de LC4, ela foi criada em colaboração com Charlotte Perriand e teve sua primeira apresentação em 1929. A Chaise Longue de Le Corbusier se destacou devido ao seu design moderno e inovador.
A outra Chaise Longue de grande sucesso mundial foi criada por Oscar Niemeyer. Chamada de Chaise Rio, a peça feita em palhinha indiana natural foi lançada em 1978 com colaboração de sua filha, Anna Maria Niemeyer. Ela tem palha trançada e linhas sinuosas, característica inconfundível de Niemeyer.
Agora que você já sabe o que é Chaise Longue, veja como usá-la em seus projetos.
Veja também: Belle Époque – Conheça as Obras de Arquitetura Mais Lindas
Como usar Chaise Longue em um projeto?
Sala de Estar
Sem dúvida, incluir uma chaise longue na sala de estar dá um UP no ambiente e traz um ar de sofisticação. A peça pode ser usada em conjunto com o sofá e outras poltronas.
Os acabamentos usados em uma chaise longue são os mesmos aplicados em sofás. Os mais comuns são linho, algodão, couro, veludo e cetim.
O primeiro cuidado ao usar chaise longue na sala é em relação à decoração. Não é difícil encontrar peças com design moderno ou contemporâneo, mas grande parte dos móveis disponíveis no mercado apresentam uma estética clássica, vintage ou provençal.
Diante desse contexto, a chaise longue precisa ser escolhida com cuidado para não destoar do restante do ambiente. No exemplo abaixo, o design e a cor do móvel foram ao encontro do estilo contemporâneo da sala de estar
Em relação ao posicionamento da chaise longue, tudo vai depender do espaço disponível e necessidade do cliente. A ideia é que ela deixe o espaço confortável sem interferir na circulação do ambiente.
A peça fica ótima tanto próxima da TV como em um cantinho dedicado à leitura. No exemplo abaixo, a chaise longue foi posicionada em frente a janela com uma luminária de piso ideal para que o cliente leia à noite.
O cliente não tem muito espaço no ambiente? Uma outra opção interessante para a sala de estar é o sofá com chaise. Ele tem um dos assentos mais alongados e pode ser usado em ambientes menores sem atrapalhar a circulação.
Varanda
Ter uma chaise longue na varanda é sinônimo de relaxamento e descanso, não é mesmo? Ela também pode ser utilizada em quintais, jardins e até mesmo na região da piscina.
No caso de áreas externas, é importante que a chaise longue seja feita com materiais adequados para a exposição ao sol, chuva e ventos. A base pode ser de corda náutica ou fibras naturais, por exemplo.
Já se a ideia é usar a chaise longue em uma área coberta, é preciso estar atento(a) ao tamanho da peça e o espaço de circulação disponível. No exemplo abaixo, o móvel foi posicionado em uma varanda integrada com a sala de estar.
Quarto
Quando falamos de chaise longue para quarto, muitas pessoas confundem a peça com um recamier. Você sabe qual é a diferença entre eles?
O recamier é um banco profundo estofado e sem encosto com braços nas 2 pontas. Já o chaise longue, conforme apresentamos no começo do texto, é um assento alongado com 1 ou dois braços.
Agora que você já sabe a diferença entre eles, vamos falar sobre as vantagens de usar o chaise longue no quarto.
O móvel, assim como o recamier, serve como um assento para colocar os calçados, apoiar peças de roupas, entre outras atividades. Além disso, ele também pode ser usado em um cantinho de leitura dentro do ambiente.
Diante desse contexto, o chaise longue é recomendado para quartos grandes, já que em espaços menores ele pode comprometer o espaço de circulação.
Veja mais +14 exemplos de chaise longue que vão encantar o cliente
Qual desses modelos de chaise longue você mais gostou? Compartilhe com a gente nos comentários.