Esta edição conta com a participação de 97 profissionais do setor, que assinam 62 ambientes, apresentando uma das maiores edições de todos os tempos
Considerada a maior e mais antiga mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte do estado, a CASACOR Minas celebra a inauguração do Espaço 356, um Living Center, lançado pelo Grupo EPO. O tema “De presente, o agora”, permitiu que o elenco pudesse explorar e refletir sobre a ancestralidade e o legado deixado para as próximas gerações. Esta edição conta com a participação de 97 profissionais do setor, que assinam 62 ambientes, apresentando uma das maiores edições de todos os tempos.
A escolha do local se deu em função ao recente processo de retrofit no empreendimento, um trabalho primoroso dos arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, da light designer Sônia Mendes, e do paisagista Felipe Fontes.
O elenco desta edição é bastante heterogêneo e reúne veteranos, profissionais consolidados no mercado e também um time de estreantes, possibilitando um recorte atual, sintonizado com as necessidades contemporâneas.
A experiente Ana Paula Paolinelli participa desta edição com o Living do Colecionador, um projeto que chama a atenção pela ousadia e pela fidelidade ao tema proposto. Trazendo como referência o estilo Mid Century, surgido na década de 40, a ideia foi tirar partido da construção, deixando o concreto aparente, acrescentando camadas de painéis muxarabi em madeira, design assinado e muitas obras de arte.
Carla Cruz e Phil Pinheiro, do Estúdio Sala, surpreendem com a união equilibrada de conceito e sofisticação. No ambiente, todas as peças de mobiliário são autorais, desenvolvidas pelos próprios arquitetos e evocam as origens de cada um deles.
Na Sala de Banho e Quarto de Vestir, Gislene Lopes aposta nos tons mais fechados enquanto brinca com o movimento das águas e com necessidade de termos um espaço voltado para autocuidado, capaz de transmitir aconchego e boas escolhas.
A Sala do Piano, do Moura Jabour Arquitetos, é minimalista, dando protagonismo ao instrumento, ao design autoral e à arte.
Já o Studio Urbano, Bruno Câmara e Marcela Machado, é bem resolvido e tem ares de um retiro urbano, oferecendo tudo que um jovem adulto precisa para viver. É a solução ideal para quem mora sozinho, refletindo a realidade das grandes cidades. O Estúdio dos Reflexos, de Túlio Henrique também é minimalista, comprovando que o ato de habitar pode acontecer de forma simples, sem renunciar à sofisticação e da atemporalidade.
Eduarda Corrêa, que assina a Galeria Gourmet, espaço criado para atender àqueles que gostam de receber, destaca a contribuição da mostra: “Participo desde a 2ª edição, em 1996, e ao longo desses quase 30 anos de carreira, vi a mostra se reinventar continuamente, suprindo as necessidades de cada época”
A Cozinha Marble, com projeto de José Lourenço, Marina Figueiredo e Camila Vilela, foi criada para ser um espaço de eventos, além de apresentar a linha de produtos da empresa, especializada em venda e locação de materiais, com criações exclusivas para servir, ainda conta com uma programação de experiências gastronômicas. O espaço será integrado ao Complexo 356 após a realização da mostra.
O público em busca de novidades no segmento de mobiliário corporativo, irá encontrar diversas soluções no Espaço Mobília, de Bruno Campos, Marcelo Fontes e Sílvio Todeschi, da BCMF. O projeto exalta a sustentabilidade e conta com painéis termoacústicos elaborados a partir de garrafas pet, garantindo um efeito surpreendente tanto no isolamento acústico e da temperatura. A Suíte do Amor, de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, é divertida e cheia de conceito, além de fugir dos estereótipos ao homenagear o passado da construção, que já abrigou um motel. O projeto surpreende pelo ineditismo e pelo uso do design em diálogo com a arte.
Entre as operações comerciais, ganham destaque a Loja Da Vila Cerâmica, de Joana Hardy, criada para apresentar os utilitários e peças confeccionadas artesanalmente em cerâmica e a Hogar Concept, loja assinada por Cris Capanema, oferecendo um mix de mobiliário, obras de arte e itens de decoração. O Espaço Origem Minas, de Cynthia Silva, é um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae/MG e destaca uma série de produtos criados por pequenos produtores das áreas de gastronomia e artesanato. Além disso, alguns espaços ainda continuarão em operação após o término da mostra, que são: Morada Serena, de Bárbara Antunes, que reúne spa, esmaltaria e estúdio de pilates, a Perfumaria Maison Deboá, de Andrea Pinto Coelho, a Barbearia Max Visual, de Andréa Buratto e o Extremo Park Indoor, de Paula Azevedo.
A Copa Recortes, de Fernanda Abras e Luiza Janot, exalta a mineiridade e a história de um jeito muito singular, que merece ser observado. Ícone da cultura mineira, o queijo da Canastra está presente de forma criativa no ambiente. Já a Cozinha Ítalo-Mineira, de Rafaela Bruna, explora as conexões entre as gastronomias mineira e italiana. O Petit Resort, de Adriana Gouveia, é intimista, aconchegante e foi criado para comprovar que uma área de lazer e descanso pode ser compacta e muito funcional. A ideia foi oferecer uma área familiar voltada para o relaxamento em família, com opções dignas de um resort.
Outro espaço gastronômico que vem chamando a atenção de quem gosta de receber é o Gourmet Abtah, assinado pela equipe da Morethson Coelho. O espaço valoriza a luz natural e conta com lounge externo, a área gourmet e um estar.
A Suíte de Hotel Memorável, de Mariana Borges e Thaysa Godoy, comprova que luxo e requinte são consequência de uma boa arquitetura aliada a uma decoração que preza pelos detalhes. O foco está na hospitalidade. É daqueles quartos de hotel que o hóspede fará questão de não sair.
O Banheiro de Vidro, da equipe da Aberta Arquitetura(Vinícius Fonseca, Caio Camargos, Lucas Borges e Ramon Dupláat) tem inspiração nos banheiros públicos japoneses. Dessa forma, o projeto, em formato de cubos, explora o uso de materiais, como metal e vidro, evidenciando os métodos construtivos, deixando à mostra, os encaixes das estruturas. Ao todo, são quatro cabines unissex que recebem um trabalho com a cor, cubos pensados de forma a serem montados e desmontados para outros usos, permitindo assim uma arquitetura modular, sustentável e reutilizável.
Ao chegar no rooftop, o público irá se deliciar com o Eleve-se, o bar criado pelo experiente Júnior Piacesi, com vista panorâmica, e uma estrutura arquitetônica moderna e ousada, pensada para surpreender e encantar. Complementa a cena, o projeto paisagístico de Kat Rodrigues, com uma composição de 12 árvores de Oliveira, em tamanhos distintos.
A 29ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 15/09, no Espaço 356(Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água. Ingressos disponíveis no site(http://www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Se inspire em projetos de profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.
Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop.
Não há comentários em "CASACOR Minas Gerais 2024: 62 projetos ocupam o Espaço 356 até 15/09"