Casa em declive é aquela construída abaixo do nível da rua ou em terrenos com desnível muito acentuado e topografia natural do solo. Elas podem ser construídas em zonas urbanas, campo, praia ou florestas.
Esses imóveis estão cada vez mais comuns, já que os terrenos costumam ter o valor mais acessível e é possível fazer um aproveitamento de vários espaços urbanos e rurais com a casa em declive.
Conhecido também como terreno pirambeira, esse tipo de solo traz muitos desafios para o arquiteto, mas também traz a possibilidade de criar uma casa em declive marcante e cheia de criatividade.
Ainda tem dúvidas sobre as melhores soluções para uma casa em declive? Não se preocupe, no post de hoje, separamos 6 dicas-chave para arquitetos e 25 exemplos que vão estimular suas ideias. Confira!
O que é casa em declive?
Casa em declive é aquela construída abaixo do nível da rua ou em terrenos com desnível muito acentuado e topografia natural do solo. Elas podem ser construídas em zonas urbanas, campo, praias ou florestas.
Veja também: O que faz um arquiteto? Tudo que você precisa saber sobre a profissão!
Qual a diferença entre declive e aclive?
Os terrenos em aclive ficam acima do nível da rua, subindo para os fundos. Eles são mais caros, pois existe alta procura dos compradores.
Já as casas em declive ficam abaixo do nível da rua e são mais difíceis de vender, pois as pessoas sentem-se inseguras com a inclinação do terreno.
Veja também: Tipos de Casas – Veja 6 Exemplos Marcantes na Arquitetura!
Quando uma casa em declive é a melhor opção para o cliente?
Um pensamento comum para a maior parte das pessoas é que os terrenos planos são mais seguros e fáceis de lidar.
Por isso, proprietários de terrenos em declive costumam cogitar o nivelamento total do solo para construir o imóvel. Mas será que esse processo é sempre vantajoso? Muitas vezes, não.
Vamos lembrar que existem dois tipos de nivelamento do solo. O primeiro é aquele em que é preciso tirar a terra para nivelar o terreno. O segundo é o processo inverso, quando é necessário colocar a terra para criar uma superfície plana.
No primeiro caso o nivelamento da casa em declive é mais simples, mas o segundo traz mais complicações.
A dificuldade está em criar um muro de arrimo, pois se o declive do terreno for muito alto o custo de criar essa estrutura e colocar mais terra pode tornar o nivelamento do solo muito caro.
Diante desse contexto, a casa em declive não é uma opção tão vantajosa para todos os clientes, principalmente aqueles com orçamento de obra mais reduzido.
Veja também: Viga Baldrame – Entenda Por Que Ela é Essencial na Sua Obra
Quais são os desafios de um projeto de casa em declive?
Criar uma casa em declive é um sonho para muitos arquitetos, não é mesmo?
Esse tipo de obra traz diversas possibilidades estéticas para os profissionais, que podem apostar em materiais como estrutura metálica, vigas em balanço, brises, fachadas de vidro, entre outros elementos arquitetônicos interessantes.
A criação de vários pavimentos é uma solução comum para casa em declive e permite aproveitar o terreno de forma criativa e inovadora.
Além disso, quando falamos de casa em declive no campo ou na montanha, cria-se um visual incrível com o imóvel incorporando-se ao ambiente.
Sem dúvida, casa em declive é um projeto cheio de autenticidade que pode ser um divisor de águas na carreira de um profissional.
Mas é claro que um projeto de casa em declive também traz muitos desafios para o arquiteto e engenheiro responsáveis.
A casa em declive demanda muita movimentação da terra e fundações profundas com muro de contenção.
Os projetos estruturais e arquitetônico devem estar perfeitamente alinhados para garantir uma obra segura e com execução perfeita.
Veja também: Casa Suspensa – Veja os Sistemas Construtivos Usados + 22 Inspirações Lindas
Casa em declive: vantagens e desvantagens
Vantagens
- Mais privacidade (de acordo com o conceito do projeto)
- Terreno mais barato
- Estética diferenciada
- Vista privilegiada
Desvantagens
- Gastos elevados com terraplanagem (caso o cliente não queira tanta inclinação)
- Maior número de problemas com transporte e execução da obra
Como criar um projeto de casa em declive? 6 dicas-chave para acertar!
1- Faça o levantamento topográfico
O primeiro passo para criar uma casa em declive é solicitar um levantamento topográfico.
Trata-se da coleta de dados espaciais e do cadastramento de elementos que estão no solo, como árvores. Ou seja, ele mapeia todo o terreno e indica as variações do relevo e outras informações essenciais para a criação da planta baixa da casa em declive.
2- Utilize o sistema de escadas
Uma solução interessante para casa em declive é utilizar os desníveis para criar uma espécie de sistema de escadas.
Cada nível deve ser planificado e funcionar como se fosse um degrau dessa escada. Esses níveis são chamados de platôs.
Na imagem abaixo, por exemplo, no “primeiro degrau” da casa em declive está a sala de estar e no segundo foi incluso a cozinha com bancada de madeira.
A ideia é a mesma da construção de um sobrado, mas nesse caso seria um imóvel em diagonal.
Esse projeto de casa em declive precisa ser mais elaborado pelo arquiteto e engenheiro, que precisam analisar se vale a pena nivelar um grande desnível pensando no melhor custo benefício e aproveitamento do terreno.
Veja também: Concreto Aparente – O Que É, Vantagens e Dicas de Como Usá-lo no Projeto
3- Crie uma garagem
Se aterrar o terreno não é uma opção viável, uma alternativa interessante é aproveitar o espaço vazio para criar uma garagem na parte de baixo da casa em declive.
A vantagem é que, dessa forma, o terreno fica mais livre para projetar uma casa em declive maior ou usar o espaço que seria da garagem para criar outro ambiente, como um jardim.
Veja também: Garagem Subterrânea – Veja Como Fazer + 10 Exemplos Perfeitos
4- Equilibre a quantidade de cortes e aterros
Aterros e cortes sempre são necessários em uma obra de casa em declive para “encaixar” o imóvel no terreno da melhor forma possível.
O ideal é que a terra retirada de um parte do solo seja aproveitada em outro local. Dessa forma, não é necessário arcar com o transporte do material, o que otimiza o tempo e os custos da casa em declive.
5- Use pilotis
Outro elemento muito usado em casas em declive são os pilotis, que deixam um vão livre para criar garagens, jardins, porões ou outro espaço de acordo com a necessidade do cliente.
6- Inclua muro de arrimo
É muito importante que a casa em declive tenha um muro de arrimo ou de contenção.
Ele tem como objetivo conter a terra da parte que for mais alta entre os dois lados da área de acomodação.
Diante desse contexto, o muro de arrimo estabiliza a pressão da terra para que ela não apresente risco de desmoronamento e torne a casa em declive mais segura.
Veja também: Concreto Armado – Entenda Quando é a Melhor Escolha Para o Projeto
24 exemplos de casa em declive de cair o queixo!
E aí, qual casa em declive te deixou mais impressionado? Compartilhe com a gente nos comentários!