Graças ao desenvolvimento da tecnologia na construção civil, ter uma casa de isopor é uma realidade cada vez mais comum em vários países.
O material pode ser usado em projetos populares, galpões e até mesmo mansões de luxo. Além de ser uma solução econômica, construir casas pré-fabricadas de isopor também contribui com a sustentabilidade.
Mas, afinal, como fazer uma casa de isopor? No post de hoje, vamos tirar todas suas dúvidas. Acompanhe!
Casa de Isopor: uma realidade cada vez mais presente na construção civil
Você sabia que, no Japão, existe até mesmo um complexo residencial de casas de isopor? A Aldeia de Kyushu tem 480 casas construídas pela Japan Dome House, uma fabricante de residências modulares.
Ter um casa de isopor tornou-se interessante para os japoneses devido a presença constante de terremotos. Mas outros países também já utilizam esse sistema há muitos anos, como EUA, Alemanha e Dinamarca.
Ter uma casa de isopor ainda não é comum no Brasil. Os brasileiros não consideram a casa de isopor segura devido a alguns mitos, como a probabilidade de incêndios e da presença de substâncias tóxicas.
Mas vamos esclarecer essas informações ao longo do texto, acompanhe!
Veja também: Telha ecológica – o que é, materiais, vantagens e mais!
Como o isopor usado na construção civil é fabricado?
Casas pré-fabricadas de isopor recebem esse nome devido ao material utilizado para a sua construção, o EPS (poliestireno expandido), conhecido popularmente pelo nome da sua marca mais famosa no Brasil. Isso mesmo! O Isopor é uma marca registrada.
Antes de explicar como fazer uma casa de isopor, vamos explicar com mais detalhes como o material é fabricado.
O EPS tem em sua composição pequenos grânulos de poliestireno expandidos. Durante seu processo de fabricação, usa-se gases que fazem essas partículas se expandirem, chegando a até 50 vezes o tamanho original.
Depois do processo de expansão, o EPS passa por um processo de moldagem, e é nesse momento que o material adquire diferentes densidades.
Além de ser aplicado em casa de isopor, o EPS também ganhou outras funcionalidades na construção civil. É possível aplicá-lo em estrutura de forros, molduras, lajes e paredes.
Importante: Vale destacar que o material usado para a construção de casa de isopor não é o mesmo que costumamos utilizar para embalagens ou aplicações do dia a dia. O EPS recortado (classificação dada ao material usado na construção civil) tem maior densidade e resistência.
Veja também: Arquitetura Modular – O Que É e Por Que Usar Esse Modelo de Construção
Como fazer uma casa de isopor?
Agora que você já conhece mais sobre o material, vamos detalhar como fazer uma casa de isopor.
A casa de isopor é considerada uma obra de construção a seco, ou seja, que dispensa o uso de água.
Os painéis de isopor são feitos por encomenda após a aprovação do projeto. A empresa vai produzir as paredes da casa de isopor já com a abertura das janelas, portas e outros detalhes.
Os painéis da casa de isopor são modulares e instalados como se fosse um sanduíche. A parede é feita com duas telhas de aço com uma placa de isopor no meio.
Na parte externa da casa de isopor, é feito um preenchimento com argamassa.
A fundação da casa de isopor é feita no estilo radier, e após a finalização os painéis de isopor são fixados.
Para a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos, o pedreiro precisa derreter o material para criar as caixas de passagem na casa de isopor.
Veja também: Tipos de argamassa, diferenças do cimento e mais: saiba como fazer o cálculo da argamassa!
Casa de Isopor: vantagens e desvantagens
Vantagens
Quando falamos das vantagens das casas pré-fabricadas de isopor, a economia do projeto se destaca. Em alguns casos, é possível reduzir até 50% dos custos, já que o material é barato.
Além disso, a redução do custo em um projeto de casa de isopor também acontece porque sua fundação é mais leve e exige menos vigas, pilares, madeira e uso de argamassa.
Mas a redução de custos não significa o desconforto do cliente na hora de morar em uma casa de isopor. O material oferece excelente conforto térmico e acústico, que pode ser melhorado com o uso de materiais como de lã de rocha.
E como fica em relação aos revestimentos? A casa de isopor permite receber os mesmos acabamentos que uma residência de alvenaria.
Veja também: Porcelanato acetinado – entenda porque é perfeito para cozinhas e banheiros!
Outra vantagem, e também curiosidade, é que uma casa de isopor pode ser até 30% mais resistente do que uma de alvenaria. Diante dessa característica, é possível até mesmo construir edificações com até 4 pavimentos.
Por fim, mas não menos importante, uma casa de isopor é uma construção sustentável. O uso do Isopor reduz gastos com energia e água, e também gera poucos resíduos no canteiro de obras.
Existe também uma redução da emissão de CO2, que pode ser de até 40% se comparada a uma obra convencional.
Veja também: Tudo o que você precisa saber para criar uma casa sustentável!
Desvantagens
Assim como todo material, o isopor também apresenta algumas desvantagens. A primeira delas é a dificuldade de encontrar fabricantes com um material de alta qualidade, que seja certificado e produzido por empresas especializadas.
O EPS deve ser comercializado em painéis prontos para serem fixados na base, por isso é importante encontrar um fornecedor confiável para evitar problemas com a casa de isopor.
Devido ao tempo necessário para a procura, o início da obra da casa de isopor pode demorar um pouco para começar.
Outra desvantagem na hora de criar uma casa de isopor diz respeito aos cuidados com as instalações elétricas, que devem ser muito bem protegidas.
Essa atividade demanda um profissional eletricista especializado nesse tipo de projeto.
De modo geral, a construção de uma casa de isopor exige mão de obra especializada, o que também demanda tempo do arquiteto.
Veja também: Laje de Isopor – Confira como Funciona e as Vantagens para Seu Projeto
Existe risco maior de incêndio em uma casa de isopor?
Uma dúvida comum sobre casas pré-fabricadas de isopor é em relação a probabilidade de incêndios, já que o isopor é um material inflamável.
Isso é um mito, pois os painéis usados nesse tipo de construção são adaptados para não gerar combustão.
Além disso, existem uma série de cuidados durante a obra que garantem a segurança total do cliente, como a blindagem das instalações elétricas.
O material usado na casa de isopor também não libera substâncias tóxicas.
Veja também: Ecogranito – Veja Como Aplicar o Revestimento Sustentável em Seu Projeto
Casa de Isopor: preço
O preço do isopor pode variar de acordo com a quantidade e medida. Mas em uma rápida pesquisa, o custo de uma placa de EPS em formato retangular de 25×10 cm custa cerca de 25 reais a unidade (dados de 2018).
Em um primeiro momento, o preço de uma casa de isopor pode parecer maior do que de um projeto tradicional devido a algumas especificações.
Mas para que o cliente entenda a economia de uma casa de isopor é necessário mostrar uma visão geral da obra.
A redução de custo aparece no tipo de fundação, na redução das ferragens utilizadas nas lajes, no consumo reduzido de concreto e, claro, no custo do material.
Diante desse contexto, o preço de uma casa de isopor torna-se bem interessante para o cliente que busca uma obra mais barata e sustentável.
5 exemplos de obras de isopor sensacionais
Confira na prática como fica uma casa de isopor finalizada e outros exemplos de edificações:
Agora que você já sabe mais sobre casa de isopor, que tal aprender a gerenciar uma obra com perfeição? Receba nosso material e aprenda, de um jeito simples, qual é o papel do arquiteto nesse processo: