A casa colonial é o retrato do estilo arquitetônico difundido no período da colonização no Brasil, onde os materiais e o processo de construção apresentam identidades específicas e marcantes. As casas feitas com varanda, beirais, colunas e paredes de taipa de pilão, pau a pique ou tijolos são um exemplo disso.
Trazida por Portugal, a arquitetura colonial além de influenciar a construção de inúmeras casas coloniais pelo país, também está presente em igrejas, edifícios públicos, entre outras edificações.
Logo, não somente pela sua importância histórica, mas principalmente pela influência que o estilo colonial tem sido agregado aos projetos mais atuais, preparamos esse conteúdo para você. Neste post, você vai conhecer de perto as características que fazem parte de uma casa colonial, bem como, de que forma esse estilo arquitetônico pode ser incorporado nos projetos mais modernos. Confira!
O que é uma casa estilo colonial?
A casa estilo colonial é o resultado do estilo arquitetônico difundido no período da colonização no Brasil, onde tanto os materiais como o processo de construção apresentam identidades específicas e marcantes trazidas de Portugal.
Mas ao contrário do que muitos pensam, a arquitetura colonial não se limitou apenas às casas e casarões residenciais, ela também influenciou e orientou a construção de diversas igrejas, edifícios públicos, entre outras edificações.
A casa colonial é facilmente encontrada em cidades históricas como Ouro Preto (Minas Gerais), centro histórico da cidade de Goiás (Goiás), centro histórico da cidade de São Luís (Maranhão) e centro histórico de Olinda (Pernambuco). Algumas obras inclusive devido sua importância cultural foram tombadas e se tornaram patrimônio histórico do Brasil.
Quais as principais características de uma casa colonial?
Mas, afinal como eram as casas coloniais? A casa colonial tinha de um a três pavimentos e contava com a presença de varanda, colunas e beirais. O telhado era normalmente feito com telhas de barro e as paredes feitas em taipa de pilão ou pau a pique, com ressalva das casas mais ricas que eram levantadas com pedra e barro ou tijolos.
Neste contexto, dentre tantas características, separamos abaixo algumas particularidades da arquitetura da casa colonial que merecem sua atenção:
Porta principal simétrica e expressiva
A porta principal da casa colonial expressa poder, tanto que sua estrutura era responsável por definir a simetria na construção do imóvel, uma vez que os detalhes eram fielmente repetidos com base em seus traços.
Janelas para ventilação e insolação
A casa colonial é marcada pela grande quantidade de janelas, as quais favoreciam a entrada abundante de luz natural e ventilação. Quanto à estrutura, as janelas da casa com estilo colonial eram feitas com vidro e acabamento em madeira estilo veneziano.
Veja também: Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto
Veja também: O Que é Enxaimel? Encante-se com Obras de Encher os Olhos!
Telhado com diferentes quedas de água
Feito em telhas de barro, as casas com telhado colonial apresentava diferentes quedas que além de favorecer o escoamento da água da chuva, traziam mais volume para a construção. E se você está em dúvidas sobre como fazer cálculo do telhado, o post “Descubra o segredo para fazer cálculo de telhado!” certamente irá te ajudar.
Colunas para sustentação do telhado
As colunas também marcam presença na casa colonial. No projeto as colunas tinham a função de sustentar o telhado e a partir delas era possível criar uma extensão com varanda no térreo na parte frontal da casa.
Casas estilo colonial moderno: do telhado aos móveis
Se você se identificou com a arquitetura da casa colonial e deseja extrair algumas referências desse estilo para aplicar nos seus projetos, veio ao tópico certo. Confira abaixo algumas características que ao serem aplicadas na construção dão vida às chamadas casas estilo colonial moderno.
Telhado com telhas coloniais
Se a intenção é incluir um telhado colonial no projeto da casa, procure utilizar a telha colonial de cerâmica. Conhecida pelo seu canal profundo, que evita a acumulação de água no telhado, a telha colonial também tem um formato que permite que o profissional encaixe uma peça na outra, agilizando as etapas de construção das casas com telhado colonial. Além disso, a estrutura de madeira do telhado também pode ser aparente em toda a construção do imóvel, em ambientes específicos como quarto ou somente na varanda.
Veja também: Abóbada: Conheça Sua Origem e Exemplos na Arquitetura
Porta principal grande
A porta principal como dito anteriormente reflete poder na casa colonial. Dessa maneira, trazendo essa referências para os projetos modernos a dica é optar por uma porta grande e expressiva que marque a simetria do imóvel. As portas de madeira com detalhes entalhados, por exemplo, são ótimas opções que remetem ao período colonial.
Utilize diferentes materiais para compor a fachada
Se a intenção é resgatar a essência das casas colonial de antigamente, a dica é criar uma fachada com diferentes materiais, ou seja, na hora de projetar a casa colonial moderna procure utilizar diferentes revestimentos. Por exemplo, combine pintura, com madeira e pedras.
Estruture uma varanda confortável
Assim como na tradicional casa colonial, procure investir na construção de uma varanda confortável durante o projeto da casa colonial moderna. A varanda pode compor todo o entorno do imóvel ou apenas uma parte dele e pode ser criada a partir da extensão do telhado ou do pavimento superior.
Pisos em tons terrosos
Como as casas coloniais faziam muito uso do piso de madeira, para os projetos modernos a dica é apostar em revestimentos de piso em tons terrosos ou que simulam a madeira, como é o caso do porcelanato, que além de serem fáceis de limpar, são mais resistentes e estão disponíveis em diferentes cores, tamanhos e preços.
Veja também: 6 Tipos de Forro Que Você Precisa Conhecer Antes de Iniciar uma Obra
Utilize móveis e objetos da época
Opções de objetos e móveis coloniais não faltam para compor a decoração da casa colonial moderna, dentre elas podem destacar as cristaleiras, as mesas de jantar em madeira, os grandes tapetes com ricas estampas e as camas com dossel. Vale comentar que os móveis e objetos mencionados podem ser herdados ou comprados em antiquários espalhados pelo mundo.
E você, se identificou com a arquitetura da casa colonial? Deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os demais leitores, a sua opinião e comente se já teve a oportunidade de usar algumas das referências da arquitetura colonial no seu projeto atual.