Cores, volume, formas, luz e sombra, espaços, texturas. Elementos familiares ao seu trabalho? Pois é, são os mesmos usados em logotipos, sejam logos para escritório de arquitetura ou qualquer outro segmento de negócio.
Quem trabalha com criatividade e tem uma ligação tão próxima com obras que tem um viés artístico importante, precisa ter um logotipo. E mais que isso, um logotipo de aparência profissional, muito bem estudado, equilibrado e desenhado. Como seus projetos.
E este é um erro que muitos arquitetos cometem: já que entendem tanto de formas, proporções, cores e volumes, porque eles mesmos não criam seus logotipos de escritório de arquitetura?
Pelo mesmo motivo que quem é formado em direito evita “advogar em causa própria”, ou que médicos não costumam tratar de familiares.
Não que alguns arquitetos não tenham êxito nesta empreitada criativa de seu logo, mas por que não procurar um designer especializado?
Um arquiteto projetista não se socorre de designers de interiores, paisagistas e outros colegas de profissão, quando acha necessária a intervenção de alguém especialista em determinado detalhe?
Nesta postagem, vamos mostrar a importância do logo para a arquitetura e seu design.
Antes de pensar em um logo de arquitetura, seria interessante definir um nome para o seu escritório, veja algumas dicas aqui: 5 passos práticos e efetivos para criar nomes criativos de escritório de arquitetura
Logo de arquitetura, por que ter um?
Kotler é considerado o pai do marketing e ele é bem claro quando se refere a importância da marca para qualquer empresa:
Em essência, uma marca identifica uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. As melhores marcas trazem uma garantia de qualidade. Mas uma marca é um símbolo complexo. Ela pode trazer até 6 níveis de significado
Vamos, a seguir, falar destes 6 níveis de mensagens que sua logomarca de arquitetura deve transmitir a seus clientes, para que eles possam posicionar em suas mentes exatamente o que seu escritório faz, qual seu diferencial e qual a promessa que ele faz em relação a suas entregas aos clientes.
Se quiser algumas dicas de como direcionar sua oferta de forma mais clara ao mercado, confira este artigo de nosso blog sobre Tipos de arquitetos: qual o seu? Como escolher (ou mudar) sua área?
Os 6 significados que uma logomarca de arquitetura (ou de qualquer ou negócio) devem passar aos clientes:
1- Atributos
Atributos são características mais associadas a produtos do que a serviços, mas estes também têm atributos.
Assim, os atributos de um escritório de arquitetura podem ser a agilidade no atendimento, a criatividade dos projetos, a rapidez na execução ou o rigor técnico, entre muitos outros.
Já que falamos em criatividade, aprenda a desenvolver a da sua equipe com nossos exercícios de criatividade e nunca mais sofra com os temidos bloqueios.
2- Benefícios
É importante ter em mente que seus clientes não procuram atributos, mas os benefícios decorrentes deles. Assim, o logo de arquitetura deve transmitir aos clientes (no caso de nosso exemplo) que seu projeto ou obra ficará pronto rapidamente (corresponde ao atributo agilidade), ou que sua casa, escritório ou outra edificação será única e exclusiva (atributo criatividade) e assim por diante.
Porém, os clientes prezam muito pela agilidade na entrega do projeto. Confira nossas dicas de produtividade para arquitetos e nunca mais perca um prazo.
3- Valores
Valores são maneiras de agir e pensar que sua marca faz questão de defender. Assim, um escritório de arquitetura pode passar um posicionamento ecológico e sustentável; outro, de segurança acima de tudo; um terceiro, em que a beleza estética nunca pode ser deixada de lado; porém, para outro, é mais importante a funcionalidade e a utilidade pública.
Seus valores são muito importantes para criar uma identidade de marca que confere significados intangíveis ao seu escritório de arquitetura.
A sustentabilidade atualmente está muito em alta entre os arquitetos e clientes. Saiba mais sobre arquitetura sustentável e como decolar nesse nicho de mercado.
4- Cultura
Algumas marcas têm um viés cultural na comunicação. A Mitsubishi, claramente, incorpora ideias da cultura japonesa, como precisão e qualidade; da mesma forma, a Lego se associa à praticidade da cultura escandinava. Mas a cultura vai além de nacionalidades.
Um escritório de arquitetura pode associar sua comunicação à cultura Geek, por exemplo, ou a uma postura altamente corporativa e empreendedora.
5- Personalidade
Neste caso, a marca mostra toda sua autenticidade por meio da imagem que projeta de si mesma. A personalidade pode ser vibrante, austera, decidida, arrojada. Atributos normalmente associados a pessoas, mas que a marca incorpora em sua maneira de atuar no mercado.
Assim, alguém que pretende construir uma casa em um lago, no pantanal, talvez procure um escritório com uma personalidade aventureira ou ecológica, por exemplo.
6- Usuário
Chamado por alguns de buyer persona, é uma representação do perfil de quem seria um possível cliente do escritório.
Quem trabalha com design de interiores tem um tipo de usuário completamente diferente de um escritório que faz projetos de edifícios comercias.
O primeiro pode ter como persona casais que compraram seu primeiro imóvel, enquanto o outro escritório teria executivos como seus prováveis usuários.
Entendeu agora a importância de um logo de arquitetura?
É por isso que contratar um designer profissional pode ser a melhor saída para conseguir passar todos estes significados com precisão e efetividade para seu público.
E se você tem dúvidas de como se posicionar em relação a alguns destes significados em seu logo de arquitetura, dê uma olhada nesta postagem sobre como ganhar dinheiro com arquitetura
9 Logos de arquitetura para se inspirar
Buscar referências é uma ótima maneira de entender como estes significados são passados por diferentes logotipos de arquitetura. Confira 8 exemplos que selecionamos, 5 nacionais e 4 internacionais:
Doyle Kent Planning & Architecture
Com um logo para arquitetura que passe corretamente seu posicionamento, além de encantar seus clientes, você pode se destacar e diferenciar dos demais escritórios na hora de expor seus trabalhos em um site que disponibilize portfólios de arquitetura, como é o caso do Viva Decora.
Agora que você sabe a importância que o logo tem para o seu escritório de arquitetura, que tal aprender a encantar os seus clientes e divulgar seu trabalho?
Confira o Ciclo do Encantamento, conteúdo totalmente voltados para arquitetos e designers de interiores que querem conquistar clientes:
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