A captação de água da chuva é uma iniciativa que consiste em captar e direcionar a água das chuvas para um local adequado de forma que possam posteriormente serem aproveitadas para meios não potáveis, como rega em jardins, lavagem de pisos, lavagem de carros, descarga de sanitários, entre outros.
Essa prática de captação de água da chuva que compõe um dos elementos que norteiam uma arquitetura sustentável, além de trazer inúmeros benefícios para os moradores do imóvel também reduz os impactos gerados pela má distribuição desse recurso finito.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar o conceito de captação de água da chuva, os 5 principais sistemas de captação utilizados, bem como, suas vantagens e cuidados na construção. Confira!
Veja também outras matérias que abordam a temática de sustentabilidade:
- O que é Arquitetura Bioclimática? Veja os Benefícios e Exemplos a Seguir
- O Que é Design Biofílico? Entenda os Benefícios de Usá-lo no Projeto
- Ventilação Cruzada: O Que É e Quais os Benefícios de Usá-la no Projeto
- Certificação LEED: Entenda Por Que Ela é Indispensável na Construção Civil
O que é captação de água da chuva?
Afinal, o que é captação de água da chuva? A captação de água da chuva, também conhecida como captação de água pluvial, é uma iniciativa que consiste basicamente em captar e direcionar a água das chuvas para um local adequado de forma que possam posteriormente serem aproveitadas para meios não potáveis, como rega em jardins, lavagem de pisos, lavagem de carros, descarga de sanitários, entre outros.
No mercado existem diversos modelos de sistemas para captação de água da chuva, a exemplo das cisternas – reservatório que serve para captar, armazenar e conservar principalmente a água da chuva. Ao fazer uso de um ou mais no projeto seu cliente além de obter uma baixa nas contas de água do imóvel, certamente também irá reduzir os impactos gerados pela má distribuição desse recurso finito.
Quais as vantagens dos sistemas de captação de água da chuva?
Utilizar o sistema de captação de água da chuva em casa pode trazer inúmeros benefícios para os moradores e para o planeta. Confira abaixo algumas vantagens de investir em um sistema de captação de água da chuva.
- Com a implantação de um sistema de captação de água da chuva no projeto você cria um cenário com o menor custo possível para que o imóvel ganhe valor de venda ou locação;
- Dependendo do empreendimento o uso do sistema de captação de água da chuva pode representar uma economia de 50% na conta da água;
- O sistema de captação de água da chuva pode ser instalado em qualquer ambiente, seja ela rural ou urbano, casa, apartamento, espaço comercial ou escritório;
- A variedade de modelos de cisternas com capacidades distintas atende às diversas necessidades do mercado;
- A água obtida a partir do sistema de captação de água da chuva pode ser usada para fins não potáveis como regas em jardins, lavagens externas e descargas sanitárias;
- O uso desses sistemas de captação de água da chuva ajuda em tempos de crise hídrica, não é por menos que as cisternas são muito utilizadas nas áreas do sertão nordestino;
- O aproveitamento da água da chuva diminui sua pegada hídrica e reduz os impactos causados pela má distribuição desse recurso finito.
Veja também: Casa Sustentável: Veja Quais Materiais Usar + 6 Ideias Perfeitas
Conheça 5 tipos de captação de água da chuva
Para captação de água da chuva normalmente é utilizada uma cisterna. A cisterna se trata basicamente de um reservatório que serve para captar, armazenar e conservar principalmente a água da chuva. No mercado existem diversos modelos de cisterna feitas com materiais, tamanhos, formatos e capacidades distintas. Dentre as diversas opções, separamos abaixo 5 tipos de captação de água da chuva para incluir no seu próximo projeto.
1. Captação de água da chuva feita com cisterna de alvenaria
A cisterna de alvenaria é feita basicamente com tijolos, cimento e cal. Por se tratar de uma estrutura grande e com alta capacidade de armazenamento de água é necessário uma grande área no terreno para sua instalação. Esse modelo de cisterna para captação de água da chuva é muito usado em ecovilas e nas áreas do sertão nordestino, já que elas trazem autonomia no suprimento de água.
2. Captação de água da chuva feita com cisterna de fibra de vidro
Esse tipo de captação de água da chuva é feito em plástico que confere uma significativa resistência. Sua estrutura é leve e mais acessível ao público quando comparada a outros modelos existentes. No entanto, necessita de manutenções mais recorrentes já a vedação da cisterna muitas vezes se mostra precária, tornando-se um local favorável para a proliferação de micro-organismos, fungos, bactérias e mosquitos.
3. Captação de água da chuva feita com cisterna de plástico rotomoldado
Esse tipo de captação de água da chuva é feito em polietileno a partir do processo de rotomoldagem, ao qual torna a cisterna mais leve, durável e resistente. Por serem compactas, elas não precisam ser enterradas no terreno e caso haja a necessidade de expansão da sua capacidade basta comprar e acoplar mais módulos no sistema.
4. Captação de água da chuva feita com cisterna de plástico slim
A cisterna de plástico slim é um tipo de captação de água da chuva que possui um design mais moderno e fino quando comparado a outras opções no mercado. Sua estrutura é perfeita para imóveis pequenos, já que esse tipo de cisterna pode ser fixado nas paredes do imóvel. Vale mencionar, que caso haja a necessidade de expansão da sua capacidade basta adquirir e interligar novas cisternas de plástico slim ao sistema.
5. Captação de água da chuva feita com minicisterna
O tipo de captação de água feito por minicisterna é perfeito para quem mora em pequenas propriedades. Seu sistema compacto fica diretamente acoplado às calhas das casas para captação de água da chuva. Neste sistema, a água passa pelas calhas e seguidamente é direcionada para um filtro onde são retiradas as impurezas e detritos de folhas e galhos. Normalmente as minicisternas apresentam capacidade de até 240 litros e algumas ainda contam com torneira na parte inferior para facilitar o uso.
Cuidados na construção e manutenção do sistema de captação de água da chuva
Para que o sistema de captação de água da chuva escolhido atenda com maestria as necessidades e expectativas do cliente é fundamental que o mesmo aos cuidados e manutenções periódicas que devem ser realizados no sistema de cisterna escolhido.
O primeiro ponto a ser destacado é quanto a limpeza de calhas. As calhas do imóvel devem ser mantidas em boas condições para evitar possíveis contaminações, seja por fezes ou animais mortos. A água antes de chegar até a cisterna deve passar por uma peneira de forma a barrar possíveis folhas, galhos ou detritos do telhado.
O interior da cisterna escolhida também deve ser limpo e forma periódica, evitando o acúmulo de sujeiras e fungos (limo). Além disso, a cisterna escolhida que irá armazenar a água obtida a partir da captação de água da chuva deve ser feita de material impermeável ou possuir revestimentos que impeça vazamentos e possíveis variações de temperatura em seu interior.
E aí, gostou deste post sobre captação de água da chuva? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “9 Materiais Biodegradáveis Que Você Precisa Conhecer e Usar” e descubra o que são materiais biodegradáveis e veja 9 exemplos impressionantes.
Não há comentários em "Captação de Água da Chuva: 5 Alternativas e Cuidados na Construção"