A cadeira Thonet foi a primeira peça a passar por uma produção em massa, que permitisse sua distribuição em diferentes países. Criada em 1859, pelo alemão Michael Thonet, a cadeira Thonet ultrapassa gerações e, hoje, ela ainda faz parte do repertório popular de móveis antigos e repaginados, compondo a decoração de casas e espaços comerciais como restaurantes, bares e cafeterias do mundo todo.
Quer saber mais sobre essa peça que revolucionou o mercado mobiliário? No post de hoje, vamos compartilhar diversas informações e os motivos que levaram a cadeira Thonet a se tornar o mobiliário mais vendido no mundo. Confira!
Veja também: Chaise Longue – Veja Como Usar + 20 Modelos dos Sonhos
Quando e onde surgiu a cadeira thonet?
A cadeira Thonet, também conhecida como “cadeira bistrô”, foi criada em 1859 pelo alemão Michael Thonet, na cidade de Viena, na Áustria.
Michael Thonet, carpinteiro entalhador, desenvolveu uma técnica única para arquear madeira sólida ao vapor. Durante o processo de criação, a madeira é aquecida até atingir 100°C e então ela é pressionada contra um molde curvo de ferro fundido. Depois, a madeira arqueada permanece a uma temperatura de 70°C por cerca de 20 horas para firmar.
Com design simples, funcional e curvas leves, a madeira arqueada combinada a trama furadinha feita a partir de palha de cana ou de palmeira trançada, resistiu ao tempo. Tanto que hoje, mais de 160 anos após o seu lançamento, a cadeira thonet continua em produção pela companhia Thonet GmbH, rebatizada agora de 214.
Veja também: Lina Bo Bardi – Biografia, Curiosidades, Principais Obras e o Legado do MASP
A fama da cadeira Thonet nº 14
A cadeira Thonet nº 14, criada em 1859 pelo alemão Michael Thonet, é considerada o primeiro exemplo de design industrial produzido em massa no mundo. Sua estrutura formada por seis elementos e seis parafusos, se tornou o combo (linda, leve, fácil de montar e com poucos elementos) perfeito para que a peça fosse fabricada em série.
Não à toa que a peça se espalhou pelo mundo afora a um preço justo e com transporte ágil, uma vez que chegava desmontada nas casas e estabelecimentos. Só para você ter uma ideia, em 1930, 50 milhões de exemplares da cadeira thonet já haviam sido vendidas no mundo.
Vale ainda comentar que a criação da cadeira thonet por Michael Thonet foi tão relevante para a história do design no mundo que serviu inclusive de inspiração para os móveis de metal tubular desenhados por Le Corbusier, Mies van der Rohe e Marcel Breuer.
Veja também: Os segredos da Cadeira Barcelona de Mies van der Rohe e outras mobílias do arquiteto
Veja também: Belle Époque – Conheça as Obras de Arquitetura Mais Lindas
A cadeira thonet através das décadas: cores e acabamentos
A cadeira thonet como podemos perceber se trata de uma peça atemporal que passou por gerações e gerações. Logo, é natural que algumas mudanças tenham sido feitas em sua estrutura de maneira a acompanhar os estilos de decoração mais recentes.
Contudo, apesar das alterações realizadas em sua estrutura, a essência Thonet nunca foi deixada de lado. Dentre as mudanças observadas na cadeira thonet podemos destacar a variedade de cores que hoje podem ser encontradas no mercado. Amarela, verde, azul, laranja e vermelha são algumas das opções que podem renovar a decoração do seu projeto.
Além das versões coloridas que trazem ainda mais alegria para a decoração do ambiente. Nos últimos anos, o design da cadeira thonet passou a oferecer modelos de assentos com acabamento em madeira e estofado, como na imagem abaixo.
Veja também: Marcenaria Criativa: Inspire-se com 17 Ideias Geniais
Cadeira poltrona thonet
A cadeira poltrona thonet é uma versão mais robusta e arredondada, permitindo que os braços fiquem apoiados em sua estrutura. Como dica, a cadeira poltrona thonet pode agregar valor e ser usada tanto na varanda, sala de estar como ser posicionada nas pontas da mesa de jantar que seguem o retangular, se contrastando com os demais assentos laterais.
Cadeira de balanço thonet
A cadeira de balanço thonet é um móvel clássico que pode ser usada em diversos ambientes levando maior sensação de conforto e aconchego. Na sala de estar, a cadeira de balanço pode proporcionar um convite a uma gostosa leitura, na varanda a cadeira thonet de balanço pode servir de assento para os apreciadores da paisagem do terreno ou da varanda, enquanto no quarto de bebê, cadeira thonet de balanço pode auxiliar as mamães durante as etapas de amamentação e ninar.
Veja também: Jader Almeida: Biografia, Características +Prêmios Consagrados
Como usar a cadeira thonet na decoração?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a cadeira thonet não é usada apenas para compor a decoração da mesa na sala de jantar. Seu uso pode se estender para outros ambientes da casa como cozinha, quarto, varanda, home office, incluindo até mesmo estabelecimentos comerciais como cafeterias e restaurantes.
No dormitório, a cadeira thonet pode ser posicionada ao lado da cama e ser usada como móvel de apoio, substituindo a função de um criado-mudo. Sua estrutura pode servir de apoio para livros, vasos de plantas, luminárias e demais itens pessoais.
Veja também: Cama Multifuncional: Use Móveis Inteligentes e Otimize Espaço no Projeto
Na varanda gourmet, a cadeira thonet além de decorar pode oferecer mais assentos aqueles que desejam sentar junto à mesa para desfrutar de uma boa refeição, leitura ou conversa.
Nos espaços comerciais como restaurantes e cafeterias, a cadeira thonet traz ainda mais charme e realça a identidade do estabelecimento, acomodando com estilo e conforto os clientes. No projeto abaixo, a cadeira thonet preta escolhida trouxe um toque de sofisticação e requinte para a decoração, se conectando perfeitamente com a mesa de madeira.
E aí, o que você achou deste post sobre cadeira thonet? Gostou?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “A Cadeira Lina Bo Bardi: expressão ideológica e cultural no design de mobílias” e conheça de perto essa peça única e irreverente.
Não há comentários em "Cadeira Thonet: Design Atemporal que Revolucionou o Mercado Mobiliário"