Um banheiro sem janela traz desvantagens como excesso de umidade, falta de ventilação e iluminação baixa.
Diante desse contexto, um projeto desse tipo traz desafios para o arquiteto, que precisa conhecer bem todas as alternativas para lidar com a situação de forma eficiente.
Existem alguns truques que podem minimizar os transtornos de um banheiro sem janela e criar um ambiente confortável e elegante. Quer descobrir quais são?
No post de hoje, vamos mostrar como fazer um banheiro sem janela com 7 dicas infalíveis. Acompanhe!
O que fazer quando o banheiro não tem janela?
Encontrar um banheiro sem janela tem se tornado algo comum principalmente em apartamentos, já que, muitas vezes, a estrutura da edificação não permite tantas aberturas de janelas.
A falta de ventilação e iluminação são pontos negativos que podem trazem muitos transtornos para o cliente, como o excesso de umidade, sensação de confinamento e acúmulo de odores desagradáveis.
Além disso, um banheiro sem janela é o ambiente perfeito para a proliferação de germes e bactérias.
Mas o que fazer então quando o banheiro não tem janela? Separamos 7 dicas de ouro que vão salvar esse tipo de projeto. Confira:
Como fazer um banheiro sem janela? Veja 7 soluções geniais:
1- Use exaustores ou grades de ventilação
Uma forma prática de melhorar a ventilação do banheiro sem janela é usando um exaustor.
O aparelho funciona de maneira bem simples: uma pequena hélice capta o ar de dentro do banheiro sem janela e joga pra fora por meio de um duto. O aparelho funciona conectado à rede elétrica e pode ser instalado no teto ou na parede do ambiente.
Essa instalação em edifícios é fácil, já que é comum que a construtora entregue o apartamento já com um shaft criado para a instalação do exaustor.
Se a ideia é buscar uma solução mais econômica, nossa dica é apostar na grade de ventilação.
Trata-se de uma peça em formato de grelha por onde o ar abafado sai pelo lado de cima, enquanto uma nova corrente de ar entra pelas entradas localizadas na parte de baixo.
Assim como o exaustor, a grade de ventilação ajuda a eliminar odores desagradáveis e evita a umidade do banheiro sem janela.
Ela pode ser instalada no teto ou na parede e não há a necessidade de nenhum mecanismo elétrico.
Veja também: Banheiro acessível – 8 pontos que você não pode deixar passar!
2- Aposte em toalheiros térmicos
Outra solução muito prática para um banheiro sem janela é o toalheiro térmico.
Ele tem o formato de grade e é instalado diretamente na parede. O cliente pode programar o período que o aparelho ficará ligado ou deixá-lo ativado por tempo indeterminado.
Sua temperatura pode variar entre 35 e 52 ºC e o consumo de energia equivale ao de uma lâmpada comum.
Além de acelerar a secagem das toalhas e deixá-las quentinhas para o uso pós-banho, o toalheiro térmico também mantém o banheiro sem janela aquecido.
Outra vantagem do toalheiro térmico para banheiro sem janela é que a peça valoriza a decoração, já que o aparelho fica muito elegante no ambiente.
Veja também: Rodabanca – Veja os Materiais Usados +23 Exemplos Que Vão Impressionar
3- Evite armários sob a pia
Sabemos que o mercado oferece materiais super resistentes para armários, mas o risco de ver o móvel manchar ou descascar com a umidade nesse tipo de ambiente é bem alto.
Além disso, um banheiro sem janela costuma ser pequeno, então descartar o uso de armários sob a pia ajuda a dar a sensação de amplitude para o espaço.
Felizmente as opções de armazenamento em um banheiro sem janela são várias. Você pode apostar em cestos, caixas, prateleiras de vidro, entre outros objetos super charmosos.
Mas se mesmo com o alerta o cliente quiser ter armários no banheiro sem janela, aposte em madeiras específicas para áreas molhadas, como o compensado naval.
Veja também: MDP ou MDF – Qual a Diferença? Veja Qual Tipo de Madeira é Melhor
4- Inclua plantas na decoração
Decorar o banheiro com plantas sempre deixa o espaço ainda mais relaxante e com um toque de natureza.
Em projetos de banheiro sem janela elas são essenciais, pois ajudam a renovar o ar e afastam a sensação de confinamento.
Existem algumas espécies que se dão muito bem em ambientes úmidos e sem incidência de luz natural e que são indicadas para banheiro sem janela. Veja alguns exemplos:
- samambaias
- filodendro
- mini espada de São Jorge
- lírios da paz
- violetas
- asplênio
- babosa
- zamioculcas
Veja também: Tinta Para Banheiro – Qual é a Melhor? Descubra Já!
5- Dê preferência para elementos vazados
Uma dica para facilitar o uso do banheiro sem janela e torná-lo mais amplo é criar uma divisória de cobogó ou outro material vazado.
Dessa forma, é possível aproveitar melhor a iluminação e ventilação que circula no ambiente.
Veja também: O Que é Vidro Fantasia? Conheça os Tipos, Benefícios e Aplicações
6- Capriche na iluminação
Um banheiro sem janela deve ter a atenção redobrada na iluminação. Além dos pontos de luz no teto e do lado do espelho, use a criatividade para iluminar outros pontos do ambiente, como nichos, prateleiras e a própria bancada.
7- Aplique um desembaçador de espelhos
É comum que os espelhos de um banheiro sem janela demorem mais para desembaçar. Uma dica simples para facilitar o dia a dia do cliente é usar um desembaçador de espelhos.
Trata-se de um filme térmico colocado atrás do espelho que não permite a condensação dos vapores do banho, o que mantém o espelho desembaçado.
Veja também: Marcenaria Criativa – Inspire-se com 17 Ideias Geniais
Banheiro sem janela: Inspire-se com 10 projetos lindos e sofisticados
E aí, qual desses banheiros sem janela mais te impressionou? Compartilhe com a gente nos comentários.