Se você está buscando um conteúdo de automação do relacionamento, provavelmente já passou pela etapa de gerar mais público para seu site/blog ou redes sociais e também já criou o seu ímã permanente (e-book, infográfico etc) e já começou a obter os primeiros cadastros de pessoas interessadas no seu conteúdo.
Quando essas pessoas começam a se relacionar com você elas passam a enviar e-mails, comentários nas redes sociais, ligar para seu escritório etc. Então, surge o primeiro engajamento natural das pessoas com sua marca. No começo você pode sentir que dá para fazer tudo manual e que são somente alguns poucos contatos.
Entretanto, quanto mais público você gera e quanto mais ímãs permanente você cria, mais pessoas vão se relacionar com você. Em um determinado momento você terá um problema bom: muitos e-mails para responder sem você ter tempo hábil para isso. Essa é a hora ideal de você automatizar o seu relacionamento.
A Automação do Relacionamento é a segunda etapa do Ciclo do Encantamento e você pode conferir abaixo todos os slides da palestra do Pedro Renan, nosso gerente de Marketing B2B, na 9ª edição do Viva Decora Pro.
Se preferir, também postamos todo o conteúdo nesse post e também colocamos o vídeo da palestra ao final do texto.
Quais os objetivos da Automação do Relacionamento
Se você deseja uma comunicação constante com seu público que gere engajamento e mais contatos de possíveis clientes, certamente você precisa automatizar seu relacionamento. E não confunda automatizar com robotizar. Você pode ser pessoal e ao mesmo tempo mais produtivo e eficiente.
Nesse post vamos te ensinar como ter mais acessos, mais contatos e mais orçamentos. E o melhor é que você consegue fazer tudo isso sozinho e usando ferramentas de baixíssimos custos.
6 dicas de como automatizar seu relacionamento
Conteúdo
- Foque nas dores do seu público-alvo
- Ímã Permanente
Como criar um conteúdo que gere engajamento?
- Blog
- Guests Posts
- E-books
Não Seja Autopromocional
- Ofereça um conteúdo relevante
- Ofereça mais 10x
- Só então peça algo
Como evitar fazer autopromoção?
- Calendário Editorial
- Se diferencie da concorrência
Vários Formatos de Conteúdo
- Tutorial DIY
- Webinários
Como criar vários formatos de conteúdo?
- Ferramentas gratuitas ou com custo acessível
- Parcerias
- Co-Marketing
Não pressione o seu leitor
- Teste dias e horários
- Forneça incentivos para ele avançar de etapa no Ciclo do Encantamento
Como não pressionar o seu leitor?
- Uso de ferramentas
- Análise de Perfil
Teste vários canais
- Marketing Offline
- Prospecção Ativa
Como realizar esses testes?
- Ciclo do Encantamento
- Empresas especializadas
- Sites de interesse do seu público
Compartilhe seus conteúdos
- Redes Sociais
Como compartilhar esses conteúdos da melhor maneira?
- Ferramentas
- Parcerias
- Permuta
7 ferramentas para te ajudar a automatizar o seu relacionamento
Criarte Blogs
Empresa parceira do Viva Decora que cria sites em WordPress. Os sites são criados em 6 dias úteis e já vem responsivos, com hospedagem, domínio e todos os plugins para SEO e melhores práticas web.
Moxchat
Se você deseja reter mais clientes no seu site ou blog uma das melhores maneiras é através de um chat online. Com isso você poderá se comunicar em tempo real e sanar dúvida dos seus visitantes e aumentar sua conversão em vendas.
Canva
Se você precisa criar um e-book, um infográfico ou posts para redes sociais o Canva é a sua ferramenta. Você pode fazer tudo de forma gratuita e de forma extremamente simples!
Hootsuite
Está cansado de ficar postando manualmente em todas as redes sociais? Que tal ter controle dos dias e horas que seus posts irão ao ar? Com o Hootsuite você consegue fazer isso.
Resultados Digitais
Com a Resultados Digitais você consegue criar páginas de cadastros para seus ímãs permanentes. Consegue enviar e-mails para seus usuários com uma newsletter ou novo lançamento da sua empresa e ainda consegue automatizar a comunicação de e-mail com todas as pessoas que fizerem download do seu material.
Mailchimp
Que tal ter acesso a dezenas de templates já prontos e editar eles de acordo com o seu gosto e enviar e-mails para sua base? No mailchimp tudo isso é realidade.
Zendesk
Se você deseja enviar e-mails automáticos, ter fila prioritárias de atendimento ou ainda salvar templates de respostas para assuntos recorrentes, o Zendesk pode te ajudar.
Bônus: Mixmax
Que tal receber uma notificação quando alguém abrir o seu e-mail? Ou ainda saber quantas vezes uma pessoa abriu esse mesmo e-mail? Com o Mixmax isso é realidade. Chega de mandar e-mails e ficar no “escuro”.
Erros comuns ao fazer uma automação do relacionamento
- Enviar muito e-mail
- Conteúdo de baixa qualidade
- Não responder os clientes a tempo
- Não gerar engajamento
- Fazer tudo manualmente
- Focar apenas em um tipo de mídia
Lembretes importantes ao fazer uma automação do relacionamento
- Entender frequência de e-mails
- Automatizar o processo de e-mails
- Criar nutrições de e-mails
- Ter um ímã permanente
- Automatizar redes sociais
- Focar na mídia que tem mais retorno
Veja mais palestras sobre o Ciclo do Encantamento:
Para ter os detalhes completo de como automatizar seu relacionamento e entender a fundo todos esses pontos citados no texto, você pode ver a palestra completa do Pedro abaixo: