Automação do Relacionamento – Como se comunicar de maneira eficiente

Se você está buscando um conteúdo de automação do relacionamento, provavelmente já passou pela etapa de gerar mais público para seu site/blog ou redes sociais e também já criou o seu ímã permanente (e-book, infográfico etc) e já começou a obter os primeiros cadastros de pessoas interessadas no seu conteúdo.

Quando essas pessoas começam a se relacionar com você elas passam a enviar e-mails, comentários nas redes sociais, ligar para seu escritório etc. Então, surge o primeiro engajamento natural das pessoas com sua marca. No começo você pode sentir que dá para fazer tudo manual e que são somente alguns poucos contatos.

Entretanto, quanto mais público você gera e quanto mais ímãs permanente você cria, mais pessoas vão se relacionar com você. Em um determinado momento você terá um problema bom: muitos e-mails para responder sem você ter tempo hábil para isso. Essa é a hora ideal de você automatizar o seu relacionamento.

Automação do Relacionamento

A Automação do Relacionamento é a segunda etapa do Ciclo do Encantamento e você pode conferir abaixo todos os slides da palestra do Pedro Renan, nosso gerente de Marketing B2B, na 9ª edição do Viva Decora Pro.

Se preferir, também postamos todo o conteúdo nesse post e também colocamos o vídeo da palestra ao final do texto.

Automação de Relacionamento – Como se comunicar de maneira eficiente from Viva Decora

Quais os objetivos da Automação do Relacionamento

 

Se você deseja uma comunicação constante com seu público que gere engajamento e mais contatos de possíveis clientes, certamente você precisa automatizar seu relacionamento. E não confunda automatizar com robotizar. Você pode ser pessoal e ao mesmo tempo mais produtivo e eficiente.

Nesse post vamos te ensinar como ter mais acessos, mais contatos e mais orçamentos. E o melhor é que você consegue fazer tudo isso sozinho e usando ferramentas de baixíssimos custos.

6 dicas de como automatizar seu relacionamento

 

Conteúdo

 

automação do relacionamento: foque no conteúdo

  • Foque nas dores do seu público-alvo
  • Ímã Permanente

Como criar um conteúdo que gere engajamento?

  • Blog
  • Guests Posts
  • E-books

Não Seja Autopromocional

 

automação do relacionamento: leia o livro nocaute do Gary Vaynerchuk

  • Ofereça um conteúdo relevante
  • Ofereça mais 10x
  • Só então peça algo

Como evitar fazer autopromoção?

  • Calendário Editorial
  • Se diferencie da concorrência

Vários Formatos de Conteúdo

 

automação do relacionamento: invista em vários formatos de conteúdo

  • Tutorial DIY
  • Webinários

Como criar vários formatos de conteúdo?

  • Ferramentas gratuitas ou com custo acessível
  • Parcerias
  • Co-Marketing

Não pressione o seu leitor

 

automação do relacionamento: não pressione o seu leitor

  • Teste dias e horários
  • Forneça incentivos para ele avançar de etapa no Ciclo do Encantamento

Como não pressionar o seu leitor?

  • Uso de ferramentas
  • Análise de Perfil

Teste vários canais

 

automação do relacionamento: teste várias formas de marketing

  • Marketing Offline
  • Prospecção Ativa

Como realizar esses testes?

  • Ciclo do Encantamento
  • Empresas especializadas
  • Sites de interesse do seu público

Compartilhe seus conteúdos

 

automação do relacionamento: compartilhe o seu conteúdo

  • E-mail
  • Redes Sociais

Como compartilhar esses conteúdos da melhor maneira?

  • Ferramentas
  • Parcerias
  • Permuta

7 ferramentas para te ajudar a automatizar o seu relacionamento

 

Criarte Blogs

Empresa parceira do Viva Decora que cria sites em WordPress. Os sites são criados em 6 dias úteis e já vem responsivos, com hospedagem, domínio e todos os plugins para SEO e melhores práticas web.

Moxchat

 

Se você deseja reter mais clientes no seu site ou blog uma das melhores maneiras é através de um chat online. Com isso você poderá se comunicar em tempo real e sanar dúvida dos seus visitantes e aumentar sua conversão em vendas.

Canva

 

Se você precisa criar um e-book, um infográfico ou posts para redes sociais o Canva é a sua ferramenta. Você pode fazer tudo de forma gratuita e de forma extremamente simples!

Hootsuite

 

Está cansado de ficar postando manualmente em todas as redes sociais? Que tal ter controle dos dias e horas que seus posts irão ao ar? Com o Hootsuite você consegue fazer isso.

Resultados Digitais

 

Com a Resultados Digitais você consegue criar páginas de cadastros para seus ímãs permanentes. Consegue enviar e-mails para seus usuários com uma newsletter ou novo lançamento da sua empresa e ainda consegue automatizar a comunicação de e-mail com todas as pessoas que fizerem download do seu material.

Mailchimp

 

Que tal ter acesso a dezenas de templates já prontos e editar eles de acordo com o seu gosto e enviar e-mails para sua base? No mailchimp tudo isso é realidade.

Zendesk

 

Se você deseja enviar e-mails automáticos, ter fila prioritárias de atendimento ou ainda salvar templates de respostas para assuntos recorrentes, o Zendesk pode te ajudar.

Bônus: Mixmax

 

Que tal receber uma notificação quando alguém abrir o seu e-mail? Ou ainda saber quantas vezes uma pessoa abriu esse mesmo e-mail? Com o Mixmax isso é realidade. Chega de mandar e-mails e ficar no “escuro”.

Erros comuns ao fazer uma automação do relacionamento

 

automação do relacionamento: veja os erros mais comuns

  • Enviar muito e-mail
  • Conteúdo de baixa qualidade
  • Não responder os clientes a tempo
  • Não gerar engajamento
  • Fazer tudo manualmente
  • Focar apenas em um tipo de mídia

Lembretes importantes ao fazer uma automação do relacionamento

 

automação do relacionamento: lembretes importantes

  • Entender frequência de e-mails
  • Automatizar o processo de e-mails
  • Criar nutrições de e-mails
  • Ter um ímã permanente
  • Automatizar redes sociais
  • Focar na mídia que tem mais retorno

Veja mais palestras sobre o Ciclo do Encantamento:

Para ter os detalhes completo de como automatizar seu relacionamento e entender a fundo todos esses pontos citados no texto, você pode ver a palestra completa do Pedro abaixo: