As árvores para jardim podem nos proporcionar sombra, dar frutas e ainda encantar com suas flores, folhas e perfume. Por isso, durante a criação de um projeto de paisagismo residencial, comercial ou público é fundamental que o profissional esteja atento quanto as características peculiares de cada espécies, para que a árvore escolhida agregue ainda mais valor ao terreno e não preocupações futuras quanto o seu desenvolvimento e crescimento.
Pensando nisso, se você profissional deseja criar um projeto de paisagismo para um determinado terreno, mas ainda está em dúvidas sobre quais árvores para jardim utilizar, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar uma lista com 20 espécies de árvores para jardim que certamente irão transformar a área externa. Confira!
Confira 20 espécies de árvores para jardim e dicas de cultivo
1. Hibisco
Originária da Ásia Tropical e eleita a flor nacional da Malásia e do Havaí, a árvore de hibisco certamente não iria ficar de fora da nossa lista de árvores para jardim. Podendo atingir de 3 a 5 metros de altura, essas árvores para jardim apreciam muito sol e não necessitam de muitos cuidados. Os hibiscos florescem quase o ano todo, principalmente na primavera e verão, e suas flores variam de tonalidade indo do branco, passando pelo amarelo, laranja e indo até o vermelho.
2. Flamboyant
A Flamboyant, também conhecida como flor-do-paraíso e pau-rosa, em sua fase adulta pode chegar até 15 metros de altura. Seu crescimento é considerado rápido principalmente em regiões mais quentes. Seu tronco é espesso e suas raízes são muito fortes, podendo inclusive arrebentar o cimento, danificando encanamentos, calçadas e demais construções. Por isso, em se tratando de árvores para calçada recomenda-se o plantio da Flamboyant Mirim que apresenta porte menor.
Durante o período de floração, que ocorre na primavera e no verão, as flores da Flamboyant se formam em grandes cachos e apesar dos tons de vermelho e laranja serem os mais comuns aqui no Brasil, também é possível encontrar espécies com florações nos tons de amarelo e salmão.
3. Dama da noite
A Dama da Noite, também conhecida como jasmim Laranja, Murta de Cheiro ou Murta dos Jardins, apesar de ser muito apreciada no paisagismo residencial e comercial, a espécie se trata de uma planta tóxica, logo seu cultivo e manutenção exigem certos cuidados. Podendo atingir até 7 metros de altura, a Dama da Noite embora seja muito cultivada como árvores para jardim também se torna uma ótima opção como muro verde.
4. Aroeira vermelha
Nativa da América do Sul, a Aroeira Vermelha é uma árvore perene de crescimento rápido, podendo atingir de 5 a 9 metros de altura. Durante sua floração, que ocorre entre setembro e janeiro, é formada por flores pequenas, brancas e numerosas que atraem muitas abelhas. Já seus frutos redondos, de sabor levemente picante e adocicado, agrupados em cachos e com tonalidade vermelho-brilhante são muito apreciados pelos pássaros, em especial os sanhaços.
5. Alfeneiro
O Alfeneiro, também conhecido como Ligustro e Alfeneiro-do-Japão, se trata de uma árvore perene de 7 a 10 metros de altura. Nativo da China, Japão e Coréia, o Alfeneiro durante sua floração, que ocorre na primavera e verão, conta com a presença de flores pequenas, perfumadas, de coloração branca e creme, e dispostas em cachos densos na ponta dos ramos. Seus frutos são redondos ovalados, de coloração verde passando a preto-azulados.
6. Jacarandá
O Jacarandá faz parte da lista de árvores nativas do Brasil. Essas espécies são perfeitas quando cultivadas como árvores para jardim, pois além de se tratar de uma árvore florida e colorida, suas raízes não são agressivas e sua copa não é tão densa, favorecendo o seu plantio e facilitando a passagem de luz natural em terrenos com diferentes tipos de grama para jardim.
7. Manacá da Serra
Podendo atingir até 12 metros de altura, o Manacá da Serra, também conhecido como Cuiperúna, Jacatirão e Manacá-da-Serra-Anão, possuem folhas em tom verde-escuro e flores brancas que mudam da cor rosa para lilás. Sua copa florida é um grande atrativo para projetos de jardinagem e paisagismo, não é por menos que essa espécie também faz parte da nossa lista de árvores para jardim interno e externo, mediante as podas.
8. Ipê-de-Jardim
O Ipê-de- Jardim, também conhecido como ipê-amarelo-de-jardim, carobinha, bignônia-amarela e amarelinho, aprecia sol pleno e solo fértil, podendo atingir de 4 a 6 metros de altura. Originário do México, Estados Unidos, América do Sul e América do Norte. Sua florada, formada por flores tubulares e amarelas, ocorre de forma mais intensa nos meses mais quentes (primavera e verão) do ano, mas em algumas regiões essa floração pode se manter até o outono.
9. Acácia Amarela
A Acácia Amarela, também conhecida como cássia-imperial, faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Originária da Ásia, a Acácia Amarela aprecia sol pleno, exige pouca água e se desenvolve melhor em solo rico em matéria orgânica. Sua floração, que ocorre entre setembro e fevereiro, faz com que seus galhos se enchem de cachos amarelos.
10. Escova-de-garrafa
A Escova-de-Garrafa, também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Podendo atingir de 3 a 7 metros de altura, a árvore Escova-de-Garrafa possui folhas em geral pequenas e verdes, que vão se tornando bronzeadas com o passar do tempo. Contudo, a identidade dessa árvore é marcada principalmente pelas suas flores que apresentam formatos cilíndricos, semelhantes às escovas usadas para limpar garrafas, por isso seu nome.
11. Jasmim-manga
A jasmim-manga, também conhecida como pluméria, faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Nativa das Américas, a jasmim-manga possui folhas largas de verde intenso que juntas formam uma sombra agradável. Sua floração, que ocorre durante o inverno e a primavera, pode apresentar flores nas cores branca, rosa, salmão, amarela e vinho.
12. Árvore-samambaia
Nativa da Índia e do Sri Lanka, a árvore-samambaia também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Podendo atingir de 4 a 7 metros de altura, a árvore-samambaia possui copa fechada e raízes não agressivas, tornando-se ideal para jardins residenciais, entradas de automóveis, pátios e assim por diante.
13. Quaresmeira
A Quaresmeira é uma espécie nativa da Mata Atlântica e também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Muito popular no Brasil, a planta tem esse nome justamente por florescer no período da quaresma, que ocorre entre os meses de fevereiro e abril. Podendo atingir de 9 a 12 metros de altura, as quaresmeiras possuem folhas verde-escuras e flores violetas que atraem muitas abelhas, borboletas e beija-flores.
14. Extremosa ou Resedá
A árvore Extremosa ou Resedá aprecia sol pleno e solo rico em matéria orgânica. Podendo chegar até 5 metros de altura, a espécie possui folhas pequenas ovais e suas flores são pequenas, de pétalas delicadas, na cor branca, rosa-claro, rosa-forte e vermelhas.
Veja também: Flores de Verão: 30 Espécies Para Colorir Projetos de Paisagismo
15. Pata-de-vaca
A árvore Pata-de-Vaca, também conhecida como Mororó, é uma espécie considerada de porte médio, podendo atingir de 5 a 9 metros de altura. Sua folhas são verdes e em formato peculiar, por isso o seu nome. Sua floração, que ocorre no final do inverno e durante a primavera, conta com a presença de flores vistosas de cor lilás.
16. Imperatriz
A árvore Imperatriz também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. A espécie possui crescimento rápido, ou seja, em 1 ano já é possível ter uma copo robusta formada com sombra e em 3 anos apenas a árvore Imperatriz pode atingir até 15 metros de altura. Dessa forma, é essencial avaliar com cautela o seu local de plantio para que seu crescimento não seja prejudicado.
17. Oiti
Fazendo parte da nossa lista de árvores para jardim, podemos destacar a árvore Oiti. Essa espécie apresenta fácil adaptação e é pouco exigente com solo rico em matéria orgânica. Podendo chegar até 10 metros de altura, essas árvores para jardim oferecem sombra e um toque de verde para a área externa, já que não possuem flores.
18. Cinamomo
A árvore Cinamono também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Também conhecida como Árvore-santa, Bombal e Cedro-do-Ceilão, a árvore Cinamono possui crescimento rápido, podendo atingir até 12 metros de altura. Suas folhas apresentam tonalidade verde escuro e pouco antes de caírem, passam a ter tonalidade de amarelo. Sua floração, que ocorre na primavera e verão, conta com flores pequenas na cor lilás.
19. Lofantera
A árvore Lofantera, também conhecida como Chuva-de-Ouro-da-Amazônia ou Lanterneira, também faz parte da nossa lista de árvores para jardim. Originária da Floresta Amazônica, a espécie pode atingir de 10 a 20 metros de altura. Sua identidade é marcada pelos seus lindos cachos de flores pendentes em tom amarelo que surgem de Março a Agosto. Suas folhas possuem tom de verde escuro e nervuras bem marcadas.
20. Magnólia
É difícil não se encantar com a beleza da árvore Magnólia, especialmente durante a primavera, seu período de florescimento. Com espécies que podem atingir até 30 metros de altura, a árvore Magnólia aprecia sol pleno, solo fértil. Suas folhas são grandes e verdes e suas flores perfumadas podem chegar até 30 cm de diâmetro.
Quais as melhores árvores frutíferas para jardim?
As árvores frutíferas além de serem capazes de produzir frutas deliciosas e que fazem bem para a saúde, também proporcionam sombra na área externa do terreno, agregando beleza e conforto nos projetos de paisagismo residencial e comercial. Confira abaixo algumas árvores frutíferas para jardim que certamente irão transformar seu quintal em um verdadeiro pomar.
- Amoreira
- Romãzeira
- Jabuticabeira
- Limoeiro
- Araçazeiro
- Aceroleira
- Pitangueira
- Cerejeira
- Seriguela
- Caramboleira
- Lichieira
- Laranjeira
- Aceroleira
- Cajueiro
- Abacateiro
E aí, gostou do nosso post sobre árvores para jardim? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Top 10 livros de paisagismo para dar um UP na sua carreira!” e fique por dentro de algumas obras que englobam ideias, conceitos e algumas tendências dos principais urbanistas do Brasil e do mundo.