O verdadeiro nome de Le Corbusier, era Charles-Edouard Jeanneret-Gris, ele foi um grande talento do século XX, de grande influência na arquitetura e urbanismo modernos.
O artista nascido na Suíça era também pintor e escultor. A pintura de Le Corbusier enfatizou formas e estruturas claras, que correspondiam à sua arquitetura e design. Suas ideias ajudaram a formar o que hoje é conhecido como international style e a estética característica do modernismo.
A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz.
– Le Corbusier,
Nesta postagem, entenda mais sobre esta frase e conheça a vida e as principais obras de Le Corbusier que influenciaram a arquitetura moderna.
E não deixe de conferir a biografia de outros famosos arquitetos como, por exemplo, Lina Bo Bardi.
Le Corbusier: biografia do arquiteto que preferia desenhar do que falar
Le Corbusier foi uma mente criativa e, graças às suas ideias e seu conceito estético moderno, revolucionou o jeito de pensar sobre arquitetura e design de interiores, com trabalhos projetados para garantir funcionalidade e conforto.
Em 1916 foi morar em Paris onde adotou o pseudônimo Le Corbusier, depois de estudar artes e ofícios em sua cidade natal. Nas diversas viagens que fez mundo afora, o arquiteto entrou em contato com muitos estilos, mas valorizou em especial os da arquitetura grega clássica.
Talvez, por causa de seus estudos prolongados em arte, Le Corbusier continuou seus estudos em arte e decoração, com a intenção de se tornar um pintor, mas L’Eplattenier, seu professor na época, insistiu para que também estudasse arquitetura, arranjando para ele as suas primeiras comissões de trabalho em projetos locais.
Veja também: Descubra os segredos de como montar um escritório de arquitetura de sucesso!
Inspirações e principais obras
Em 1907, o arquiteto Le Corbusier fez uma viagem de dois meses e meio para a Itália, onde com certeza teve suas maiores influências para construções.
Muitas de suas inspirações surgiram naquele momento, principalmente em uma visita ao Mosteiro de Galluzzo, que impressionou Le Corbusier pela forma como a organização do espaço evidenciava as suas preocupações sócio-políticas (socialismo utópico).
Le Corbusier desenvolveu uma vasta atividade acadêmica e teórica e publicou muitos artigos sobre seus estudos voltados para a área da arquitetura. Como urbanista, propôs um modelo urbano que se adequasse à vida moderna e a utilização de materiais diferentes e inovadores, como o concreto armado.
Mais uma de suas frases ilustra bem essa tendência:
Você utiliza pedra, madeira e concreto, e com esses materiais constrói casas e palácios. Isso é construção. A engenhosidade está em ação.
– Le Corbusier
O livro “Vers une Architecture” de Le Corbusier é uma de suas principais obras e mostra uma nova linha da arquitetura, baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada totalmente harmônica e agradável à visão.
Conheça também a trajetória de Robert Stern: autor de diversos livros e arquiteto favorito das estrelas de Hollywood.
No livro, estão algumas de suas famosas declarações, tais como:
Uma casa é uma máquina para viver.
Uma rua curva é uma pista de burro. Uma rua reta, uma estrada para os homens.
– Le Corbusier
Le Corbusier chamou muita atenção também no decór, pois desenvolveu modelos clássicos e elegantes para o design de interiores. O acabamento e a decoração, definidos como fins em si mesmos, não seriam necessários, ele mostrou como as pessoas e seus gostos pessoais eram um ponto de partida para o seu raciocínio.
Veja também: Minimalismo na arquitetura – aprenda a criar um ambiente bonito e funcional
Le Corbusier: principais obras
Seria difícil listar as obras mais importantes deste gênio, que tem projetos espalhados pelo mundo todo, não apenas na França, mas também na Argentina, Japão, Índia e diversos outros países.
Por isso, preferimos listar aquelas que foram incluídas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco:
Obras na França:
- Unité d’habitation – Marselha
- Villa Savoye – Próxima de Paris
A Villa Savoye é, inclusive, o símbolo dos cinco pontos da arquitetura moderna desenvolvidos pelo próprio Le Corbusier.
- Maison La Roche – Paris
- Immeuble Molitor – Paris
- Cité Frugès – Pessac
- Usine Claude et Duval Factory – Saint-Dié
- Cabanon de Le Corbusier – Roquebrune-Cap-Martin
- Notre-Dame du Haut – Ronchamp
- Maison de la Culture – Firminy
- Dominican Monastery of La Tourette – Lyon
Obras na Suíça:
- Villa Le Lac – Corseaux
- Immeuble Clarté – Genebra
Obra na Bélgica:
- Maison Guiette – Antuérpia
Veja também: A arquitetura romana e seu grande legado para o mundo ocidental
Obra na Índia:
- Capitol Complex – Chandigarh
Obra no Japão:
- The National Museum of Western Art – Tóquio
Obra na Alemanha:
- Weissenhof-Siedlung Estate – Estugarda
Obra na Argentina:
- Maison Curutchet – La Plata
Le Corbusier não era um arquiteto de um único talento, o design de móveis também fazia parte de suas atividades, tendo se notabilizado por várias de suas criações. É o que vamos explorar no próximo tópico.
Carlo Scarpa também era um arquiteto com múltiplos talentos. Confira sua história e inspire-se.
Sofás e cadeiras Le Corbusier
Le Corbusier não era fã de da desumanização dos espaços, mas da maximização da sua funcionalidade, tornando-os capazes de atender a todas as necessidades das pessoas com uma estética agradável e que, ao mesmo tempo, respondesse aos conceitos de eficiência.
Talvez, sua já citada frase: “Uma casa é uma máquina para viver” – traduza isso bem claramente.
O design do Sofá Le Corbusier, por exemplo, foi desenvolvido e pensando principalmente em zelar o conforto e elegância, é uma referência no universo da decoração, sinônimo de estilo e sofisticação. Transmite um toque de modernidade para qualquer ambiente, assim como as cadeiras e poltronas Le Corbusier.
Todos os móveis desenvolvidos por ele trazem quadros de metal e assentos de couro, alguns estofamentos trazem couro de bezerro com cores neutras que trazem um ar de sofisticação e um design clássico que harmoniza com todos os estilos.
Estes móveis, também referidos como “equipamentos”, são a completa representação material dos princípios artísticos de Le Corbusier: os equipamentos dos quais se serve a máquina de viver, a casa.
Le Corbusier era daqueles que fazia questão de amar o que fazia, fazendo sempre o seu melhor para encantar os clientes, com muita inspiração. E, prova disso, é mais esta de suas frases, uma lição para quem quer ser um grande arquiteto:
A arquitetura é um estado de espírito, e não uma profissão.
— Le Corbusier
Quer aprender a encantar seus clientes? Então conheça o Ciclo do Encantamento, material desenvolvido para arquitetos que querem dar um UP na carreira:
Não há comentários em "Le Corbusier: a biografia de um dos mais importantes arquitetos do século XX"