Ao mencionar a arquitetura contemporânea é impossível não citarmos o arquiteto brasileiro Arthur Casas, que fincou a sua visão peculiar do modernismo em nível nacional e internacional. O arquiteto dirige o Studio Arthur Casas com escritórios nas cidades de São Paulo e Nova York.
Entre as inúmeras características que tornam Arthur Casas um arquiteto de referência está a valorização da liberdade criativa. O designer não suporta o universo clichê do neoclassicismo e a sensação de falso conforto revestida de materiais de péssima qualidade.
É possível reunir conforto, sustentabilidade e sofisticação? Casas prova que sim! Vamos conhecer o trabalho e os projetos de Arthur Casas, um dos maiores escritórios de arquitetura do Brasil, que reconstrói as tendências passadas e adequa à realidade contemporânea.
Confira em nosso blog a biografia de outros arquitetos brasileiros contemporâneos:
Arthur Casas: “o modernismo envelheceu”
Avesso às reproduções do neoclassicismo, o arquiteto considera que o estilo tem pouca relação com a cultura brasileira, nosso clima e história.
Para o arquiteto, por trás das construções que querem aparentar luxo e glamour no neoclássico, estão materiais de péssima qualidade, o que torna esse tipo de projeto bastante popular por conta do baixo custo, tornando-se um interessante investimento para as incorporadoras.
No lugar de apenas reproduzir tendências e imitar estilos ultrapassados, por que não adaptá-las a um novo cenário?
Nesse contexto, o arquiteto considera o grande erro do modernismo contemporâneo deixar em segundo plano o conforto e a vida das pessoas. Concreto aparente, metal, vidro e formas cubistas fazem parte de um modernismo incompleto, segundo a visão de Arthur Casas.
É certo que a arquitetura de Casas possui forte influência dos projetos de Mies van der Rohe e Le Corbusier, incluindo a presença de pilotis, integração dos espaços, planos de vidro e projetos transparentes com a intenção de aconchegar todos os elementos envolvidos, todos conceitos dos cinco pontos da arquitetura moderna.
Mas um dos requisitos do arquiteto em seus projetos é transformar o modernismo na arquitetura, que por excelência deve primar pelo conforto e responsabilidade ambiental. É a união da natureza, do lar e das pessoas que o habitam.
Veja mais detalhes sobre Mies van der Rohe, um dos arquitetos que inspiraram os projetos de Arthur Casas:
Principais projetos de Arthur Casas
Casa MS
A Casa MS foi um projeto assinado pelo Studio Arthur Casas construído em um terreno de 3.2628 m² em Porto Feliz, na fazendo Boa Vista, um condomínio de luxo localizado no interior de São Paulo.
Na construção podemos observar claramente as características prevalentes do arquiteto, levando em conta as necessidades impostas pelo clima e o significado do espaço para as pessoas que irão frequentá-lo.
Por se tratar de uma região seca e com pouca umidade, foi acrescentado um lago artificial de 50 cm de profundidade, o que torna a construção agradável e contemplativa.
Os materiais escolhidos – que ficam evidentes na fachada e outras áreas – são produzidos na região, como o granito e a pedra. A madeira é também evidenciada em diferentes formatos. O rústico arquitetônico recebeu o toque sofisticado das mobílias cuidadosamente selecionadas.
Na decoração há peças de antiquários nova-iorquinos, além das cerâmicas de Burle Marx e Picasso. As cores em destaque foram os tons alaranjados e de terracota, que aqueceram a tonalidade da madeira e granito que compunham boa parte do projeto.
Veja também: Tipos de Casas – Veja 6 Exemplos Marcantes na Arquitetura!
O Centro Histórico Largo do Pelourinho
O Studio Arthur Casas venceu o Concurso Público Nacional de ideias para revitalização dos Largos do Pelourinho.
No o projeto de reestruturação concebido pelo Studio Arthur Casas, o Centro Histórico Largo do Pelourinho recebeu uma nova funcionalidade, repensando seus usos. De “cidade sorvete”, como era chamado por conta das fachadas coloridas, a sobriedade do branco e cores neutras trouxe outra identidade ao local.
O Studio avaliou a história do Pelourinho e de seus habitantes, acrescentando ao cenário um toque contemporâneo, respeitando o que está por trás de cada detalhe, repleto de lembranças não tão coloridas.
O projeto repensa sobre as cores e elabora uma nova adaptação térmica que proporciona maior conforto aos visitantes, além de muitas áreas verdes e estruturas favoráveis para eventos culturais. O telão de cinema ao ar livre é o exemplo desses espaços.
Além desses em destaque, confira mais alguns projetos famosos de Arthur Casas:
- Restaurante KAA
- Hotel Emiliano
- Residência Iporanga
- Condomínio Baleia
- Apartamento Urca
- Loja Alexandre Herchcovitch – Tóquio
- Pavilhão Brasileiro na Expo Milão 2015
- Loja de vinhos Mistral
Se você quiser conhecer outros projetos e a vida mais arquitetos consagrados, confira em nosso blog:
- Famosos arquitetos brasileiros: como se unir a este grupo?
- Os segredos por trás da Casa de Vidro Lina Bo Bardi
- O MASP de Lina Bo Bardi: bruta simplicidade
- Frank Gehry, o arquiteto desconstrutivista
- Frank Lloyd Wright e a arquitetura que não fere a paisagem
Arthur Casas surpreende a todos com suas obras, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira:
Não há comentários em "Arthur Casas: Biografia e os Principais Projetos do Arquiteto"