Já que é para fazer uma relação de arquitetas famosas, decidimos arredondar a conta e trazer para você um pouco da história de 10 delas.
Originárias de diversas partes do mundo, os destaques incluem designers de interiores, urbanistas e até quem se dedicasse, além da arquitetura, também a cenografia e ao design de mobiliário.
Confira nossa lista de arquitetas famosas e inspire-se para criar projetos cada vez mais surpreendentes e inovadores, como os destes grandes nomes da arquitetura.
10 arquitetas famosas e suas obras que marcaram época
- Lina Bo Bardi;
- Zaha Hadid;
- Lilly Reich;
- Marion Mahony Griffin;
- Charlotte Perriand;
- Anne Tyng;
- Gae Aulenti;
- Kazuyo Sejima;
- Denise Scott Brown;
- Jeanne Gang.
1- Lina Bo Bardi
Merecidamente, a primeira de nossa lista – e não por ser brasileira (nascida na Itália, mas se naturalizou e desenvolveu sua obra incrível por aqui). E se não bastassem projetos que fazem parte da relação dos mais admirados pelos amantes da arquitetura, como:
Lina Bo Bardi também se envolveu em diversos movimentos artísticos e culturais, não apenas ligados a arquitetura.
Reconhecida internacionalmente, o SESC Pompeia, por exemplo, obra à qual dedicou 9 anos de sua vida (no MASP foram 12) foi considerado o 6º melhor prédio de concreto do mundo, pelo jornal britânico “The Guardian”.
2- Zaha Hadid
Não, não é para todo mundo receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura, e Zaha Hadid foi a primeira mulher a conquistar esta honraria.
Nascida no Iraque, na mais do que inspiradora cidade de Bagdá, formou-se inicialmente em matemática, na Universidade Americana de Beirute, e completou sua formação em Londres, na Architectural Association.
Ganhou diversos prêmios internacionais e entre suas principais obras podemos destacar a
- Vitra Fire Station, na Alemanha;
- Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, nos Estados Unidos;
- Terminal Hoenheim-North & Estacionamento, na França;
- Pista de Saltos de Esqui Bergisel, na Áustria;
- Centro Aquático de Londres.
Veja também: Fernanda Marques – arquitetura moderna que não sai de moda
3- Lilly Reich
Nascida em Berlim, na Alemanha, em 1885, aos 23 anos mudou-se para a Áustria para trabalhar na comunidade de arquitetos, designers e artistas Wiener Werkställe, por 3 anos.
Destacou-se como designer de interiores, de mobiliário e de moda. Mas foi em 1926 que começou a trabalhar ao lado do arquiteto Mies van der Rohe, que admirava seu talento e, dizem, apreciava muito seus conselhos e opiniões.
Foi em parceria com ela que van der Rohe criou o famoso e premiado pavilhão alemão, na Exposição Mundial de Barcelona.
Foi indicada por ele como diretora de construção e arquitetura de interiores na Escola Bauhaus, que foi fechada pelos nazistas em 1933.
Após a Guerra, lecionou como professora na Universidade de Artes de Berlim, onde faleceu em 1947.
4- Marion Mahony Griffin
Trabalhou ao lado de nada menos que Frank Lloyd Wright, mas, com certeza, não é este o motivo de sua fama e reconhecimento.
Foi uma das primeiras mulheres a receber oficialmente o título de arquiteta, depois de se formar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Dentre as diversas conquistas de sua carreira, destaca-se ter vencido o concurso para projetar a nova capital da Austrália, Camberra, ao lado do Marido, Walter Burley Griffin.
5- Charlotte Perriand
Arquiteta francesa que trabalhou com Le Corbusier, depois de ter sido preterida por ele, alguns anos antes.
Destacou-se como designer de móveis, tendo contribuído para diversos projetos de mobiliário de Le Corbusier, dentre eles, a cadeira Grand Confort, que fugia um pouco ao estilo do mestre.
Em 1937, fundou a Union des Artists Moderns e passou a se dedicar de forma intensa ao projeto de móveis mais acessíveis, trocando materiais metálicos pelo uso da madeira.
Sua obra tem influências orientais, pois trabalhou no Japão e passou um tempo no Vietnã (na verdade, foi detida nesse país durante a Segunda Guerra).
Dentre algumas obras arquitetônicas para as quais contribuiu após esse período, podemos citar o Hospital Saint-Lo, na França; o Hotel de France, na Guiné; a Liga das Nações, na Suíça e o Escritório de Turismo Francês, na Inglaterra.
Veja também: Chaise Longue – Veja Como Usar + 20 Modelos dos Sonhos
6- Anne Tyng
Professora de arquitetura da Universidade da Pensilvânia por 27 anos, Anne Tyng se notabilizou pela maneira como usava as formas geométricas na arquitetura.
Nascida na China (seus pais eram missionários americanos nesse país), passou sua vida nos Estado Unidos. Estudou em Harvard e trabalhou por um período na cidade de Nova Iorque, até se transferir para a Filadélfia, onde conheceu e trabalhou para o renomado arquiteto Khan, desenvolvendo uma parceria extremamente criativa.
Além das diversas contribuições marcantes para a obra de Khan (alguns diziam que Tyng era sua musa), sua paixão pela geometria deu origem a um famoso brinquedo, logo no início de sua carreira, o Tyng Toy: um conjunto de peças de madeira que podiam ser montadas de diferentes formas para criar os mais variados tipos de atividades para as criança.
7- Gae Aulenti
Talvez a mais polivalente integrante de nossa seleção de arquitetas famosas, Aulenti se destacou como estilista, designer, cenógrafa e principalmente designer de interiores.
Esta arquiteta italiana também foi professora em diversos países, dentre eles Estados Unidos, Alemanha e Canadá.
Sua fama se deve a um grande número de projetos referentes a museus de arte, dentre eles o d’Orsay, de Paris; A Galeria de Arte Contemporânea, no Centro Pompidou, na mesma cidade; a restauração do Palácio Grassi, em Veneza e o Museu de Arte Asiática, em São Francisco.
Dentre os diversos prêmios que recebeu, um dos mais icônico foi concedido pela Academia de Artes de Brera, que lhe concedeu o título de “A Dama da Arquitetura”.
8- Kazuyo Sejima
Outra ganhadora do Prêmio Pritzker, em 2010 e fundadora do escritório SANAA, Sejima não poderia estar de fora de nossa lista de arquitetas famosas.
Tem projetos realizados em diversos países, além do Japão, sua terra natal, como Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França, destacando-se entre eles obras como o
- Prédio da Christian Dior, em Tóquio;
- Pavilhão de Vidro do Museu de Arte de Toledo;
- Novo Museu de Arte Contemporânea, em Nova York;
- Serpentine Pavilion, em Londres;
- Centro de Aprendizado Rolex, em Lausanne.
9- Denise Scott Brown
Nascida na cidade de Nakna, na Zâmbia, esta arquiteta urbanista estudou inicialmente na África do Sul, depois em Londres e finalmente se tornou mestre pela Universidade da Pensilvânia, onde também desenvolveu uma carreira acadêmica.
Mas sua participação com uma das principais arquitetas de sua própria empresa, a Venturi Scott Brown, lhe valeu uma série de prêmios internacionais, além de projetos marcantes, como:
- Complexo Universitário Palmer Commons, em Michigan;
- a Biblioteca Baker-Berry, em Nova Hampshire;
- o Perelman Quadrangle, na Universidade da Pensilvânia, Philadelphia.
Conheça a trajetória de Denise Scott Brown: arquiteta, empresária e professora.
10- Jeanne Gang
Para fechar nossa lista de arquitetas famosas, trazemos alguns detalhes da obra de Jeanne Gang, idealizadora do Aqua Tower, de Chicago. Líder de seu próprio escritório de arquitetura, sua marca pessoal é o uso de materiais inovadores que proporcionam maior sustentabilidade às edificações.
Outras de suas obras de destaque são:
- Arcus Center for Social Justice Leadership;
- WMS Boathouse no Parque Clark e o Eleanor Boathouse no Rio Chicago;
- Nature Boardwalk, no Zoológico Lincoln.
Sem dúvidas essas arquitetas possuem talento de sobra, mas além de desenvolver um bom trabalho, é necessário saber como divulgá-lo.
Gostaria de se aprofundar nesse assunto? Confira o Ciclo do Encantamento, conteúdo pensado especialmente para arquitetos que querem dar um UP na carreira: