A areia para construção é um dos materiais mais essenciais e básicos para dar início a um projeto no canteiro de obras. Para uso na construção civil, existem basicamente três tipos de areia para construção, sendo elas: areia fina, areia média e areia grossa. No entanto, elas também podem ser encontradas a partir de outra classificação, a exemplo da areia lavada, areia usinada e areia reciclada.
Cada tipo de areia para construção possui características e granulometrias que direcionam seu uso para uma atividade específica. Por isso, conhecer as peculiaridades de cada tipo de areia para construção é fundamental para que o andamento e a qualidade do projeto seja preservada. Confira neste post as características e peculiaridades de cada tipo de areia para construção e tire todas as suas dúvidas!
Areia para construção: características e granulometrias
A areia para construção é um dos materiais mais essenciais e básicos para dar início a um projeto no canteiro de obras. Para uso na construção civil, existem basicamente três tipos de areia para construção, sendo elas: areia fina, areia média e areia grossa. No entanto, elas também podem ser encontradas a partir de outra classificação, a exemplo da areia lavada, areia usinada e areia reciclada.
Em se tratando da classificação das areias fina, média e grossa o que determina esse tipo de segmentação é a granulometria da areia, ou seja, o tamanho de seus grãos. A partir do tamanho dos grãos essa areia para construção é recomendada para um tipo de traço e uso.
- Areia para construção fina: possui em média uma granulometria entre 0,05 a 0,42mm. Muito usada para acabamento interno e reboco, pois confere um aspecto melhor para finalizar o ambiente com massa ou tinta.
- Areia para construção média: possui em média uma granulometria entre de 0,42 a 2mm. Muito usada no preparo de argamassa que será usada no assentamento de tipos de tijolos e blocos e chapisco. Além disso, a areia para construção média também é usada para traço de concreto, para o preenchimento de pilares e vigas.
- Areia para construção grossa: sua granulometria varia de 2 a 4mm. Na construção civil, a areia para construção grossa é usada exclusivamente para concreto e contrapiso.
Para que serve areia na construção?
A areia para construção é um agregado básico na construção de uma obra e seus usos são múltiplos. Isso porque, os diferentes tipos de areia para construção podem ser usados em várias etapas da obra, incluindo desde as fases das fundações até as coberturas passando pela estrutura, vedações e acabamentos.
Veja também: O Que é Cal Hidratada? Fórmula, Características e Aplicações
Pode usar areia da praia para construção?
Essa é uma dúvida recorrente e a resposta é não. As areias de praia e dunas não são usadas na construção civil, pois apresentam granulações irregulares e quantidade de sal em sua composição. O sal, por exemplo, prejudica a fabricação de argamassas e diferentes tipos de cimentos, uma vez que impossibilita que a cura (secagem) ocorra de forma correta.
Quais os tipos de areia para construção?
Como dito anteriormente, existem basicamente três tipos de areia para construção, sendo elas: areia fina, areia média e areia grossa. Contudo, elas também podem ser encontradas a partir de outra classificação, a exemplo da areia lavada, areia usinada e areia reciclada. Confira abaixo as principais características que fazem parte de cada uma.
Areia lavada
A areia lavada, também conhecida como areia natural, é a areia mais utilizada na construção civil, principalmente nas fases iniciais de uma obra, visto que a partir dela é possível realizar o preparo do concreto e da argamassa que dará sustentação aos tijolos do projeto. Esse tipo de areia para construção é aquela extraída do leito dos rios por meio de dragas de sucção e sua granulometria pode variar de fina, média e grossa. De acordo com a sua granulometria a areia lavada pode ser usada para revestimentos internos, como reboco fino e liso, para a produção de concreto e argamassas de assentamento de blocos e tijolos ou até mesmo ser usada para a fabricação de concreto, argamassas e chapisco.
Areia usinada
A areia usinada, também chamada de areia industrializada ou areia de brita, se trata de uma agregado gerado a partir da britagem de rochas, ou seja, a areia para construção usinada é formada por meio da fragmentação mecânica das rochas. Na construção civil, a areia usinada pode substituir a areia lavada com maestria, atendendo a todos os rigores técnicos e operacionais necessários. Além disso, esse tipo de areia para construção se mostra mais sustentável uma vez já que sua produção causa menos impactos ao meio ambiente.
Areia reciclada
A areia reciclada é aquele agregado gerado a partir de entulhos, materiais de demolição e outros tipos de resíduos de construção de classe A. Uma das grandes vantagens da areia para construção reciclada em relação aos outros tipos é certamente seu custo mais acessível e a redução de impactos ambientais provenientes da sua produção. No entanto, é válido ressaltar que com base nas características desse tipo de areia seu uso é mais direcionado para assentamento de alvenaria de vedação, calçadas, contrapisos e revestimentos.
Como comprar areia para construção?
A areia para construção preço varia de acordo com o tipo e a quantidade necessária. Em obras pequenas, a compra da areia para construção preço pode ser feita por volume, em metros cúbicos (m³), ou por quilo (Kg). Agora em se tratando de obras maiores, normalmente é feita a compra de areia por caminhão basculante. Geralmente o caminhão de areia para construção tem capacidade entre 5 a 13m³.
Antes de comprar a areia para construção é essencial que você verifique sua origem e as documentações da empresa. Esteja atento também a qualidade da areia para construção – a inspeção deve ser feita antes da compra ou antes de descarregar na obra. Não aceite areia para construção suja com marcas de óleo, folhas, galhos ou terra, pois isso pode prejudicar a qualidade, resistência e durabilidade do concreto e argamassa.
Veja também: O Que é Concreto Celular? Onde Usar, Preço +6 Vantagens Importantes
E aí, gostou desse post sobre diferentes tipos de andaime? Sim? ! Então, aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Andaime: 7 Tipos Mais Usados e Cuidados Para Se Ter Na Obra” e confira os modelos mais usados e os cuidados que se deve ter durante sua montagem e uso na obra.