Arco ogival é um elemento estrutural formado por duas partes de círculo iguais que se cortam no ponto equidistante do centro, formando um ângulo agudo. Fortemente representado pela arquitetura gótica, o arco ogival foi criado para substituir o arco de volta perfeita muito usado na arquitetura românica.
Quer descobrir o motivo? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos explicar o conceito de arco ogival, sua importância para a arquitetura, bem como, inúmeros projetos no Brasil e no mundo que fazem uso dele. Confira!
O que é arco ogival?
Arco ogival, também conhecido como arco quebrado, é formado por duas partes de círculo iguais, que se cortam no ponto equidistante do centro, formando um ângulo agudo.
A criação do arco ogival de fato representou um marco para a história da arquitetura, já que esse elemento estruturante fortemente representado pela arquitetura gótica foi criado para substituir o arco de volta perfeita muito usado na arquitetura românica.
Veja também: O Que é Partido Arquitetônico? Entenda Sua Importância e Como Fazer
Veja também: Patrimônio Histórico – O Que É +14 Construções Históricas que Ficam no Brasil
Para que serve o arco ogival?
O arco ogival, apesar de ser geometricamente mais difícil de projetar, permitiu construir catedrais e demais monumentos cada vez mais altos, uma vez que seu formato distribui melhor as forças, tornando-se mais fácil de suportar o peso da construção.
Dentre as grandiosas obras com arcos ogivais realizadas no Brasil e no Mundo, podemos destacar: a Catedral de Pedra (Rio Grande do Sul – Brasil); a Catedral de Colônia (Alemanha); a Catedral da Sé (São Paulo – Brasil); a Catedral de Saint-Denis (França); a Catedral de Notre Dame (Paris – França) e o Aqueduto das águas livres (Lisboa – Portugal).
Veja também: O Que Foi o Coliseu de Roma? Descubra 10 Curiosidades Incríveis Sobre a Obra
Arco ogival gótico: arquitetura gótica
A arquitetura gótica marcou a história e foi responsável por conectar as práticas religiosas, especialmente o catolicismo, em igrejas e catedrais. Neste período, o altíssimo era visto como o centro do mundo para as pessoas.
Não à toa que a verticalidade da arquitetura gótica era um elemento muito visível, já que estava associada à proximidade com o céu. Fato que realça o motivo das torres das igrejas e catedrais serem tão esguias e pontiagudas.
Dessa forma, para ampliar as dimensões das obras da arquitetura gótica, no que se refere principalmente a altura, os arquitetos da época desenvolveram o arco ogival gótico, juntamente com as famosas abóbadas ogivais.
Enquanto o arco ogival marcava a estrutura das portas, janelas e vitrais, as abóbadas ogivais eram usadas como elementos de sustentação, arcadas e arcobotantes.
Veja também: Mercado Municipal de SP: História, Arquitetura e +5 Motivos Para Visitá-lo
A Catedral de Notre Dame, localizada em Paris, na França, retrata fortemente os elementos da arquitetura gótica. Sua estrutura apresenta 127 metros de comprimento, 48 metros de largura e 35 metros de altura.
A fachada da Catedral de Notre Dame é dividida em três níveis horizontais e três verticais. Observe que em ambos os pavimentos a estrutura em arco ogival se repete em vários pontos.
Arquitetura gótica no Brasil
No Brasil, não foram construídas arquiteturas góticas durante a Idade Média. Em nosso país, pode-se dizer que houve uma manifestação tardia. Isso porque, todo esse conhecimento estético chegou aqui por meio dos portugueses, entre os séculos XV e XVI. Período na Europa, em que o neogótico incentivava o uso de elementos góticos (arco ogival, abóbadas ogivais…) novamente nas construções.
Logo, quando se fala em “estilo gótico brasileiro” estamos na verdade nos referindo ao “neogótico”. Dentre as inúmeras obras podemos destacar a grandiosa Catedral da Sé, localizada em São Paulo.
Exemplos de arquitetura com arco ogival no Brasil
-
Palácio da Ilha Fiscal (Rio de Janeiro)
-
Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem (Minas Gerais)
-
Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (Curitiba)
Exemplos de arquitetura com arco ogival no Mundo
-
Monumento Sé Catedral da Guarda (Portugal)
-
Catedral de Cahors (França)
-
Cozinha do Palácio de Sintra (Portugal)
-
Catedral de Saint-Denis (França)
-
Igreja Santa Maria delle Grazie (Itália)
Agora que você já sabe o que é um arco ogival e entende a sua importância para arquitetura, te convido a ler o texto “Arquitetura do Divino: tudo sobre a relação da arquitetura com a arte sacra” para que assim você possa se aprofundar ainda mais na temática sobre arquitetura gótica.