Visando a criação de projetos mais modernos dentro de grandes metrópoles como São Paulo, o AR Arquitetos desenvolve trabalhos de diferentes escalas, sempre prezando pela criação de espaços amplos em ambientes bem ventilados, luz natural e total integração com o espaço público.
Comandado pela dupla de arquitetos Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, o escritório está localizado no Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e tem seu trabalho conhecido dentro e fora do país, pela sua criatividade e qualidade.
Nesta postagem você vai conhecer um pouco mais sobre o AR Arquitetos, seus projetos e a história de sucesso desse renomado escritório brasileiro que chamou a atenção da imprensa internacional.
Em seu portfólio, destaque para diversos prêmios conquistados nesses quase 10 anos de existência, sempre aliando a ousadia com a funcionalidade dos ambientes.
Tem interesse por escritórios brasileiros que têm se destacado na arquitetura e no design de interiores? Então confira em nosso blog:
Trajetória do AR Arquitetos
O AR Arquitetos foi criado no ano de 2008 e é encabeçado pelos profissionais Marina Acayaba e Juan Pablo Rosenberg, responsáveis por elaborar projetos de escalas e usos os mais variados, de residência e edifícios a espaços comerciais e até sede de organizações públicas.
Com escritório localizado na avenida Paulista, cartão-postal da capital de São Paulo, o trabalho detalhista da equipe possui reconhecimento nacional e internacional, sendo frequentemente citado pela mídia especializada.
Uma das maiores conquistas do AR Arquitetos foi ter sido selecionado como um dos escritórios da Nouvelle Vague (nova onda) Brasileira pela revista francesa Architecture Dáujour’dui.
Também vale destacar a participação na lista dos 16 escritórios mais jovens do Brasil, pela revista Monolito; e a presença na Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, representando o país juntamente com outros 15 profissionais da área, em 2014.
Com o nome a cada dia mais requisitado no mercado, o portfólio do AR Arquitetos conta com diversas premiações desde sua criação. Destaque para os prêmios Akzonobel de Arquitetura; O Melhor da Arquitetura de 2010; IAB, de 2009 e 2010; e 10º Prêmio de Jovens Arquitetos do Instituto de Arquitetos do Brasil, 2011.
As cabeças pensantes por trás dos projetos do AR Arquitetos
A dupla criativa da AR Arquitetos tem personalidade própria e vale destacar alguns detalhes de suas carreiras.
Marina Acayaba
Formada em 2006, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (FAU USP) – onde hoje cursa mestrado – a arquiteta possui um vasto currículo com experiências profissionais diversas.
Antes de fundar o AR Arquitetos, Mariana colaborou com escritórios renomados do país, como o de Isay Weinfeld Arquitetos, Marcos Acayaba Arquitetos e MMBB arquitetos. Também faz parte de seu portfólio trabalhos internacionais no Aires Mateus Arquitetos Associados, em Lisboa; e no escritório SANAA, em Tóquio.
Além dos trabalhos em escritórios, também atuou como assistente de projetos na Associação Escola da Cidade.
Juan Pablo Rosenberg
Graduado no ano de 1999, na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Juan Pablo Rosenberg se tornou mestre em 2016 pela FAU USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) com a apresentação do trabalho “A construção do Território – Abstração e Natureza nas obras de Luis Barragan, Álvaro Siza e Tadao Ando”.
Foi professor de pós-graduação na mesma faculdade em que se formou. Em seu portfólio, destaque para o prêmio “Opera-Prima” com seu trabalho de conclusão de curso.
O país tem se destacado por uma safra de novos famosos arquitetos brasileiros que vem revolucionando o mercado. Conheça alguns deles:
AR Arquitetos e seus projetos
Com portfólio repleto de projetos e obras reconhecidas mundialmente, selecionamos algumas delas e também separamos alguns vídeos que descrevem algumas das mais conceituadas, apresentando imagens de diversos ângulos e imagens de cada uma:
- Apartamento Vazio – 2015
- Atelier Aberto – 2015
- Casa Cubo – 2009
- Casa dos Pátios – 2012
- Chacha Deli – 2015
- Espaço Casa Vogue – 2012
- Edifício Camburiú – 2015
- Loft Cinderela – 2014
- Mangiare – 2011
- Apartamento Pantone – 2015
- Produtora Kana – 2012
- Terracota – 2016
Principais premiações do AR Arquitetos
Entre as premiações mais relevantes recebidas pelo AR Arquitetos ao longo de quase uma década, figuram na lista:
- Vencedor do Prêmio Akzonobel | Obra Atelier Aberto | 2015;
- Selecionado para a Bienal de Arquitetura Latino-Americana | 2015;
- Selecionado para a Bienal de Arquitetura Latino-Americana | 2014;
- Vencedor do 7º Prêmio “O Melhor da Arquitetura” | Obra Atelier Aberto | Categoria Espaços Comerciais;
- 2º lugar do Prêmio Akzonobel | Obra Casa dos Pátios | 2014;
- Vencedor do 10º Prêmio Jovens Arquitetos | Obra Edifício Camburiú | Categoria Projetos;
- Selecionado para a 9ª Bienal de São Paulo | Obra Edifício Camburiú;
- Vencedor do 3º Prêmio “O Melhor da Arquitetura” | Obra Casa Cubo | Categoria Residências Urbanas;
- Vencedor do Prêmio IAB Biênio 2010 | Obra Casa Itatiba | Categoria Projetos;
- Selecionado para a 8ª Bienal de São Paulo | Obra Casa Cubo.
Mais do que listas de prêmios ou imagens de seus projetos, talvez a melhor maneira de retratar o trabalho do AR arquitetos seja citando uma frase da própria Marina Acayaba, em que responde àqueles que sugerem uma certa “aridez e melancolia” na arquitetura contemporânea:
Como arquiteta e moradora de casas ditas “modernistas”, posso dizer que morar numa casa com grandes espaços, poucos móveis e paredes de concreto é uma alegria. Viver num espaço livre e mutável é fundamental para se poder criar e sonhar.
Confira mais frases inspiradas de arquitetos famosos:
O AR Arquitetos surpreende com seus projetos, não é mesmo? Você também pode encantar seu cliente com um projeto incrível! Receba nosso material e confira dicas que vão dar um UP na sua carreira: