Depois de todo o trabalho para conseguir um cliente, parece que as coisas finalmente vão caminhar, certo? Mas nem tudo é tão simples quanto parece. De repente surgem problemas, a comunicação se torna difícil e o cliente perde a confiança, podendo até ficar decepcionado com o resultado que não alcançou suas expectativas.
Esses problemas podem ser evitados com uma boa comunicação. É muito mais fácil alinhar as expectativas quando se explica o projeto de uma maneira que, além de ser fácil de entender, encante o cliente.
Aprenda como conseguir isso nesta etapa de Projeto do Ciclo do Encantamento, metodologia de marketing criada pela Viva Decora para ajudar arquitetos e designers de interiores a conquistarem mais clientes.
Projeto
- Objetivo: Encantar os clientes e aumentar o lucro
- Etapa mais importante do Ciclo
Tradutor CGB
- C: Característica
- G: Ganho
- b: Benefício
Consciente
Pensamentos, percepções
Subconsciente
Sentimentos, medos, crenças
Tocam Consciente e inconsciente
- Imagens
- Histórias
Encantamento em 3 etapas
- Antes do projeto
- Durante o projeto
- Depois do projeto
- Projeto em si
- Comunicação
1) Antes do projeto
O poder das boas histórias
- História do projeto: o protagonista é o seu cliente!
- Histórias conectam você ao cliente.
- O que mudou na vida das pessoas.
O poder de boas imagens
- Perspectivas
- Referências
Ajude o cliente a:
- Visualizar os benefícios
- Tangibilizar o investimento
Processo de trabalho
- Bem estruturado
- Claro
Sonhos
Medos
As pessoas tem muito mais medo de errar do que vontade de acertar.
Resultados esperados
Satisfação = Resultado – Expectativas
2) Durante o projeto
Ao lidar com problemas:
- Agilidade no atendimento
- Não ponha a culpa nos outros
- As pessoas se lembram de como você as fez se sentirem
Seja um facilitador
3) Depois do projeto
- Entregar um portfolio ou book pós-obra do projeto para o cliente
- Fotografia profissional
- NPS
- Depoimentos
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Erros comuns
- Projeto por e-mail
- Ser técnico demais
- Não se colocar no lugar do cliente
Conselho
Carinho antes é interesse… Depois, é relacionamento.
Checklist
Apresentar bem seus projetos é fundamental.
- Você sabe fazer boas perguntar e ouvir com atenção?
- Sabe contar histórias curtas e interessantes?
- Sabe falar a língua do cliente?
Essa etapa de Projeto e Atendimento ao cliente fazem parte do Ciclo do Encantamento, uma metodologia de 12 passos que criamos para a Viva Decora atrair mais público e conquistar mais clientes. Se você desejar ver as palestras sobre as etapas anteriores basta clicar nos links abaixo.
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