Entre os novos termos que a economia do século XXI ajudou a trazer para o linguajar cotidiano está “aceleradora de startups”. Porém, para muita gente ainda não acostumada com a velocidade com que os neologismos acompanham as mudanças provocadas pela tecnologia e comunicação na sociedade, é sempre bom explicar a importante função de uma empresa deste tipo.
O objetivo principal de uma aceleradora é alavancar negócios promissores e inovadores em suas respectivas áreas. Assessorando os idealizadores quanto ao posicionamento no mercado e lapidação de modelos de negócios, permite-se a aposta em ideias que possam ganhar escala e se tornar repetíveis, com potencial de crescimento rápido sem que, para isso, exista a necessidade de aumento do custo.
Segundo a Mapped in Brasil, plataforma de mapeamento da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), hoje o Brasil conta com 52 aceleradoras. A grande novidade para 2018 será o lançamento da primeira aceleradora voltada exclusivamente para segmento de Arquitetura e Design de Interiores.
Batizada Archademy, localizada no bairro do Itaim Bibi em São Paulo, a aceleradora tem a proposta de criar um ecossistema de alto impacto para profissionais de interiores, com o apoio de grandes marcas como Hunter Douglas, Creditas Reforma, Marelli, Brilia e Urban Arts.
Para os profissionais “acelerados” isto significa a possibilidade de usufruir coletivamente, como em um local de co-working, do mesmo espaço sofisticado, com alto padrão corporativo, especialmente desenhado para aumentar o desempenho de especificações, vendas, entregas e projetivos.
Dentre os benefícios coletivos proporcionados estarão elementos como mentoria e workshops, além do acesso a um rede de contatos totalmente estratégica. Ainda será possível a cada profissional recorrer a recursos extras como assessorias jurídica e contábil e serviços como plotagem, render, gestão de redes sociais, render farm, cadista, levantamento terceirizado de projetos e gestão de especificações para ajudar nos pedidos de orçamento. Tudo para dar mais visibilidade aos arquitetos e designers e permitir o nível máximo de excelência para a execução de projetos durante todas as etapas de comunicação e contato entre os profissionais e seus clientes.
Já para as marcas o foco é criar um novo canal de especificação, por meio da qual é possível mapear tendências e fornecer conteúdo relevante sobre produtos para os profissionais.
Por que o mercado Arch&Design?
O profissional de Arquitetura e Design de interiores se posiciona no centro de um segmento importante para a economia do país: o de reformas de interiores. Em 2017, o CAU/BR noticiou que o “Brasil possui uma grande demanda por reformas em moradias. Trata-se de um mercado de R$ 32 bilhões, segundo pesquisa do Instituto DataPopular.”
Segundo o Boston Consulting Group, empresa de consultoria dos Estados Unidos, a compra de itens de luxo, como itens de decoração, é reflexo das novas tendências de comportamento, ligadas à valorização do morar bem.
Entre 2004 e 2014, de acordo a Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD), o setor de decoração registrou um crescimento de quase 500%.
Nesse cenário, entre prestadores de serviço, empreiteiros, clientes e fornecedores, o Arquiteto/Designer se desdobra para entregar bons projetos e, ainda por cima, organizar o seu próprio escritório.
Com todos esses desafios de gestão, a proposta da aceleradora é criar um centro de profissionalização para os agentes desse mercado. Segundo Raphael Tristão, CEO do Archademy: “As empresas precisam se preparar hoje para o cenário competitivo de amanhã. E nossa missão é ajudar empresas do segmento de Arquitetura e Design a trilhar esse caminho.”
O processo de aceleração
As primeiras semanas da programação proposta pela Archademy são intensamente dedicadas para transformar o mindset dos líderes dos escritórios selecionados e confirmar todas as premissas de validação, com programas de aprendizado e mentoria. É nesta etapa de profissionalização que os profissionais envolvidos tem acesso a todas as ferramentas para o sucesso.
Em seguida vem o período dedicado ao planejamento. Logo que a capacidade do escritório para exercer o seu potencial for validado será dado início ao processo de estruturação da operação (problemas, mercado, concorrentes, tração, preço, processos, marketing, vendas).
No momento em que os escritórios estiverem estruturados, chega a hora da aceleração como o trabalho de escala e desenvolvimento de melhores práticas. Reuniões periódicas de métricas e performances terão a função de realizar o ajuste fino da corrida, cujo objetivo é proporcionar, em média, o crescimento de 30% ao mês.
O interessante é que, mesmo após os seis meses de aceleração, os escritórios continuarão próximos da aceleradora, fazendo parte da comunidade Alumni Archademy, cujo objetivo é continuar fomentando os negócios de quem já fez parte do programa.
Quem pode fazer parte desse ecossistema?
Este projeto tem o propósito de valorizar e estimular o talento e a criatividade de Arquitetos e Designers de Interiores e, de forma objetiva, lapidar os diferenciais competitivos de cada profissional. Por isso, o Archademy vai recrutar profissionais autônomos e pequenos escritórios, com até 6 profissionais, que tenham afinco por ideias inovadoras, espírito empreendedor e potencial para crescer rápido.
“Não estamos aqui para dizer aos outros como devem ser feitas as coisas, mas sim dar as ferramentas necessárias para criar um ambiente competitivo de negócios para eles”, declarou Tristão.
O acesso a um espaço de altíssimo padrão, segundo Tristão, é um diferencial competitivo digno dos principais escritórios Arquitetura e Design de Interiores do país. “Na Archademy será possível receber os clientes, manter contato com as mídias especializadas e ainda ter a assistência dos grandes fornecedores. E é exatamente isso o que entregamos aos profissionais aqui dentro.”
Arquitetos e designers de interiores que tiverem interesse em participar devem realizar a sua inscrição no site oficial da iniciativa. Após um criterioso processo de seleção, que contará com entrevistas e análises de portfólios de trabalhos anteriores, serão escolhidos os 70 melhores candidatos que integrarão a primeira turma de aceleração, que durante o período de seis meses, a partir do mês de fevereiro, poderão usufruir dos serviços proporcionados pelo escritório de alto de padrão. Se os resultados forem além das expectativas, a participação na Archademy poderá ser renovada posteriormente por até um ano.
Este post foi escrito por Abonico Smith, jornalista da Archademy, primeira aceleradora para Arquitetos e Designers de Interiores.