O marketing vem se tornando cada vez mais essencial para qualquer negócio. Se antes ele era uma área secundária, hoje tornou-se uma das mais estratégias para que os objetivos e metas possam ser alcançados.
Afinal, hoje o marketing de qualquer empresa está muito mais empoderado para atuar na jornada do cliente de forma completa e isso está sendo essencial para cumprir seu papel estratégico.
No setor de arquitetura e interiores esse fato não é diferente, pois assim como qualquer negócio, o marketing vem sendo fortemente utilizado para atrair e fidelizar mais clientes. Seja o Marketing Digital ou até mesmo o Marketing Offline.
Por isso, preparamos esse conteúdo que aprofundará um pouco mais sobre esse assunto. Além disso, vamos trazer alguns fatores de marketing que podem influenciar o seu escritório de arquitetura!
Você não vai querer perdê-lo, não é mesmo?! Então, continue acompanhando a leitura conosco!
Entendendo os 4 Ps do marketing
Antes de falarmos dos fatores de marketing que podem influenciar o seu escritório de arquitetura ou interiores, é importante que você entenda o conceito dos 4 Ps do marketing, pois ele é a base para que qualquer ação desse tipo seja feita.
O que são os 4 Ps do marketing
Os 4 Ps do marketing fazem parte de um conceito que afirma que qualquer estratégia de marketing deve ser composta por 4 Ps, que são os seguintes elementos: preço, praça, promoção e produto.
No caso da área de arquitetura e interiores, podemos substituir o produto por serviço.
Segue um breve resumo sobre cada elemento:
Preço
O preço é uma das variáveis mais importantes para o negócio, pois ele é o único elemento que gera receita diretamente.
É importante entender que o preço não é somente o valor que será cobrado do produto ou serviço, mas ele está ligado diretamente com o perfil de consumidor que a empresa está trabalhando.
Por isso, ele não está relacionado somente aos custos de fabricação ou de prestação de serviço, mas também ao valor percebido pelo próprio cliente.
Então é preciso aprender como cobrar seu projeto de arquitetura para garantir lucro. Saiba como em nosso post.
Praça
A praça é a variável relacionada ao ponto de venda do negócio, ou seja, onde o produto ou serviço está sendo vendido.
Porém, pensar somente dessa maneira é muito equivocado, pois a praça também está ligado em como a empresa entrega o que o cliente comprou, ou seja, como ela leva aquele produto ou serviço para ele.
Por isso, é preciso entender qual é o melhor local para que esse seja o melhor canal de distribuição para o consumidor.
Promoção
O P de promoção diz respeito às estratégias de divulgação que devem ser utilizadas pelo negócio. Ou seja, como que o seu público-alvo poderá saber que o negócio existe e, mais do que isso, como que a empresa consegue atraí-los de forma eficiente.
Nesse sentido, vale a pena estudar diversas ferramentas de marketing digital, o marketing de conteúdo, dentre muitas outras.
Você perceberá que quando falarmos dos fatores de marketing que influenciam o sucesso de um escritório de arquitetura, esse elemento é um dos que aparecerá de forma mais forte.
Entender o porquê sua empresa existe e o porquê as pessoas devem comprar de você também pode te ajudar e muito na hora da etapa de promoção.
Produto
O nosso último P, que iremos considerá-lo como serviço, está relacionada à oferta e suas características. Ou seja, ele faz referências aos atributos que são oferecidos pela empresa aos seus clientes.
Podemos considerá-lo também como a entrega de valor do negócio ao cliente.
Mas é preciso entender que ele está associado com uma demanda existente, pois se um serviço não atende às necessidades de seu mercado, está fadado ao fracasso.
Nesse sentido, vale a pena pensar no ciclo de vida do serviço e como ele beneficia os seus consumidores.
Resumindo:
Quais são Os 4 Ps do marketing?
- Preço: não é somente o valor que será cobrado, envolve condições e “esforços” de compra
- Praça: ponto de venda e canais de distribuição
- Promoção: estratégias de divulgação
- Produto: características e atributos de sua oferta
Fatores de marketing que influenciam o sucesso de um escritório de arquitetura e de interiores
Agora que você já entendeu os princípios básicos dos 4 Ps do marketing, podemos falar um pouco mais dos fatores de marketing que influenciam o sucesso de um escritório de arquitetura e de interiores.
Preparamos uma lista com 8 deles para que você possa conhecer. Perceba que de alguma forma, esses fatores estão ligados com 1 ou mais pilares dos 4 Ps do marketing. Veja:
1. Usar o email marketing
Um dos fatores de marketing mais importantes é a utilização do email. Saiba que ele ainda é considerado o principal canal de relacionamento da internet, então não se tornará obsoleto tão cedo.
Até porque, a caixa de entrada das pessoas é algo muito importante para elas. Então, se você possui autorização para estar lá, já é um primeiro passo no sentido de conquistar o seu público.
Por isso, não deixe de investir nessa estratégia. Encontre maneiras de captar emails de forma apropriada e desenvolva um calendário de email marketing para que você possa se relacionar sempre com a sua base.
Sendo assim, quando um cliente chegar à conclusão de que precisa contratar um escritório de arquitetura, facilmente ele se lembrará de quem está sempre entregando conteúdo e informações que são relevantes para o seu dia a dia através do email.
2. Ter cartões de visita
Apesar de estarmos cada vez mais caminhando para o mundo online, os cartões de visitas ainda impressionam muito qualquer pessoa com quem você está se relacionando no mundo offline.
Quando entramos ainda na questão de manter uma rede de contatos sólida, ele é essencial. Afinal, não tem nada melhor do que conhecer alguém interessado em seus serviços e poder fornecer um cartão para manter contato e convidá-lo para visitar o seu escritório, não é mesmo?
Junto a isso, procure elaborar um modelo de cartão que chame a atenção das pessoas, que elas consigam perceber que o seu serviço é de qualidade só por esse pequeno detalhe. A primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Então confira estes 16 modelos de cartão de visita criativo para arquiteto e veja como criar o seu!
3. Adotar o Marketing de Conteúdo
Sabemos que hoje, qualquer pessoa está cada vez mais empoderada na questão do acesso à informação devido ao caminho que a internet abriu para isso.
Por isso, é preciso que você tenha como objetivo fazer com que o seu público-alvo consuma a informação que você disponibiliza.
Então, adotar o marketing de conteúdo é essencial para que isso seja possível.
Para quem não sabe, o marketing de conteúdo é a estratégia de atrair pessoas para o seu negócio por meio da produção de materiais que possam ser interessantes a ela.
Saiba que o ideal é elaborar um plano de ação baseado nessa estratégia, de forma que toda jornada de compra do consumidor seja atendida.
Por exemplo, você pode começar produzindo conteúdo básico sobre orientações de mudanças de layout de uma casa ou de um escritório, ou então materiais mais avançados orientando alguém a como contratar um arquiteto.
4. Aproveitar o poder das redes sociais
Junto com a internet, as redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço no cotidiano na vida das pessoas. Sendo que muitas delas estão 100% conectadas o tempo todo e, inclusive, utilizam a para resolver pendências profissionais ou como uma boa ferramenta de consulta.
Então, não estar presente nesse ambiente não é uma possibilidade, muito pelo contrário, é mais do que uma obrigação de qualquer negócio tentar atingir o seu público com estratégias específicas para as redes sociais.
As possibilidades são imensas, é possível aliar as redes sociais com o marketing de conteúdo, estimular a interação do público, fazer ações promocionais, dentre muitas outras.
5. Buscar fazer ações diferentes
Saiba que as pessoas andam cansadas de ver sempre as mesmas coisas ou as mesmas soluções para antigos problemas.
Nesse sentido, o que acha de fazer coisas diferentes? Saiba que existem algumas metodologias que podem apoiar nesse processo, tal como o Design Thinking e o Storytelling.
Focando suas ações de marketing, que tenham como base essas ou outras ferramentas, será possível trazer o cliente para muito mais perto do negócio, de forma a cativá-lo de forma muito mais fácil.
6. Ter um portfólio em seu site
Por mais que as empresas possam transparecer confiança, dificilmente um cliente fechará negócio sem antes consultar os seus casos de sucesso.
Por isso é importante ter um portfólio no seu site, pois dessa forma ele poderá verificar quais os projetos que o escritório fez e o impacto que causou na vida dos clientes que foram atendidos.
É possível também utilizar essa estratégia também para captar leads, ou seja, produza materiais ou disponibilize formulários de contatos para que quando o cliente esteja acessando o portfólio, possa solicitar o contato ou entrar em alguma etapa da sua jornada de compra.
Se quiser entender tudo sobre como captar mais cadastros e as ferramentas que você precisa para fazer isso acontecer, assista abaixo uma palestra do nosso Gerente de Marketing na 8ª edição do Viva Decora Pro (nosso evento mensal e próximo tópico do texto)
Não sabe como fazer um portfólio? Então confira nossas dicas de como fazer o portfolio de arquitetura ideal.
7. Participar de eventos
Participar de eventos também é considerado um dos fatores de marketing para levar o escritório de arquitetura ao sucesso.
Pois são nos eventos em que é possível mostrar a cara para o mundo e apresentar o negócio para outras pessoas. Então, faça o básico que é participar como congressista e aproveite para distribuir cartões e conversar com possíveis clientes e parceiros.
Mais do que isso, busque também contribuir com o conteúdo do evento, ou seja, busque por contatos que possam colocar você e o seu escritório como parte dele, seja fazendo alguma divulgação ou até mesmo como palestrante.
Pode ter certeza que isso ajudará a fortalecer ainda mais a sua marca.
8. Mensurar os resultados
Por fim, a nossa última dica é mensurar sempre os resultados de cada ação feita. Pois o marketing está cada vez mais caminhando para um lado mais objetivo em que é possível medir o retorno sobre o investimento de cada ação e como os 4 Ps do marketing estão sendo gerenciados em sua empresa.
Ou seja, entenda como as atividades podem fornecer esse retorno e não deixe de medir se ele veio após elas serem implementadas.
Dessa forma, será possível medir quais delas tiveram um impacto positivo e quais delas precisam ser corrigidas no futuro.
Agora que você já conhece alguns fatores de marketing que podem influenciar o seu escritório, saiba mais sobre Diagnóstico 360º: Como essa prática ajuda o seu negócio
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Esse artigo foi produzido pela equipe do Saia do Lugar, um dos maiores blogs do Brasil em empreendedorismo, marketing, liderança e vendas.
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