MOS inicia 2025 com a primeira programação do MOS Convida

MOS Convida de fevereiro realiza visita à exposição “Intermédio”, bate-papo com autor e arquiteto José Lira e visita ao ateliê de Jonas Arrabal
MOS inicia 2025 com a primeira programação do MOS Convida, programa cultural que procura aproximar o público da relação entre arquitetura, cidade e arte por meio de eventos e passeios

Intermédio, de Gustavo Prado, no MOS/Athena
Crédito: Erika Mayumi
MOS….
A MOS desenvolve projetos com arquitetura cuidadosa com as pessoas e com a cidade. E é esse olhar que faz com que teça constantemente relações entre arquitetura, cidade e arte. Desdobrando esse sentido para além da entrega dos edifícios que projeta, criou o MOS Convida, programa cultural que procura aproximar o público desses três universos por meio de eventos e passeios.
Neste mês de fevereiro, a programação conta com a exposição “Intermédio” do artista carioca Gustavo Prado, no espaço MOS/Athena, além de uma visita guiada na mostra. Além disso, haverá a visita ao ateliê do artista Jonas Arrabal e um bate-papo na Biblioteca MOS com José Lira, autor do livro “Warchavchik: fraturas da vanguarda”.

MOS/Athena com a exposição Intermédio. Crédito: Erika Mayumi
Confira os detalhes de cada atividade:
Em cartaz: Intermédio, de Gustavo Prado, no espaço MOS/Athena
A mostra reúne obras escultóricas inéditas nas quais o artista estabelece um diálogo com estratégias de construção, circulação e vigilância de grandes centros urbanos e também com o legado da arte construtivista.

Gustavo Prado; Reviravolta, 2023. Crédito: Erika Mayumi
SERVIÇO
Visitação até 16 de março de 2025
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h
Endereço: R. Dr. Melo Alves, 645 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Visita ao ateliê de Jonas Arrabal
Um dos artistas que integraram a coletiva “Mar, engula-me”, mostra que inaugurou o espaço MOS/Athena, Jonas Arrabal abre as portas de seu ateliê para compartilhar parte de seu processo criativo. Formado no Rio de Janeiro, ele costuma desenvolver trabalhos que aproximam elementos da natureza em oposição a materiais industriais, de modo a investigar a transformação constante das coisas.

Jonas Arrabal. Crédito: Demian Jacob
SERVIÇO
15 de fevereiro, às 10h
Vila Buarque
Grátis
Bate-papo na Biblioteca MOS: Warchavchik, da pesquisa ao livro, com José Lira
Juliana Braga e João Sodré, curadores da Biblioteca MOS, convidam o arquiteto José Lira, professor da FAU-USP e atual diretor do MAC USP, para uma conversa a partir de seu livro “Warchavchik: fraturas da vanguarda”. No encontro, eles vão discutir os caminhos entre a pesquisa acadêmica e a construção do livro, ao pensar sua estrutura narrativa que aproxima arquitetura, história e cultura. Ainda que o livro — presente no acervo da Biblioteca MOS — esteja esgotado há mais de uma década, a originalidade dessa estrutura ainda repercute nos trabalhos recentes em história da arquitetura e nos modos de se realizar pesquisas biográficas.

Livro “Warchavchik: fraturas da vanguarda”, de José Lira. Crédito: Divulgação/MOS
SERVIÇO
18 de fevereiro, às 19h
Grátis
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/mos-convida–bate-papo-na-biblioteca-mos-warchavchik-da-pesquisa-ao-livro-com-jose-lira/2818886?token=4da39cb5cf82b5511c520163b56002f6
Visita guiada à exposição Intermédio, de Gustavo Prado, no espaço MOS/Athena
A MOS realiza uma visita guiada pela exposição “Intermédio”, de Gustavo Prado, conduzida por Felipe e Eduardo Masini, sócios da Galeria Athena. Na ocasião, os interessados conhecerão um pouco mais do universo sensorial do artista, a proposta das obras expostas e a ideia por trás da instalação inédita que ocupa a fachada de vidro do espaço.

Biblioteca MOS. Crédito: Manuel Sá
SERVIÇO
22 de fevereiro, às 15h
Grátis
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/mos-convida–visita-guiada-a-exposicao-intermedio-de-gustavo-prado-no-espaco-mos–athena/2818874?token=da3f063922c7d24de3cf9b1e3f95463f
Sobre a MOS
Sediada em São Paulo, a MOS atua no Brasil e nos Estados Unidos, criando prédios em São Paulo e casas no interior paulista, na Califórnia e na Flórida. Fundada em 2019 por Eduardo Andrade de Carvalho, Manoel Maia e Matheus Farah, a MOS tem uma prática que se diferencia do mercado porque integra de fato o projeto de arquitetura ao processo de incorporação ao produzir os próprios projetos. Disso resulta uma forma de fazer e projetar mais cuidadosa e que traz ainda a arte integrada à arquitetura e à cidade como um de seus pilares fundamentais.
Informações à imprensa : a4&holofote
Sobre a MOS
Fundada em 2019 por Eduardo Andrade de Carvalho, Manoel Maia e Matheus Farah, a MOS une incorporação, arquitetura e arte para criar projetos que melhoram a relação entre as pessoas, o espaço e a cidade. Projeta de forma cuidadosa e atenta aos detalhes para entregar edifícios e casas que promovam uma boa experiência para quem vive neles ou convive com eles. Nesse sentido, a arte integra a arquitetura, ampliando as possibilidades em cada ambiente.
Para mais informações acesse https://mosincorporadora.com/