Jay Boggo: Alma de artista
Estilista, designer, artesão, pintor… não importa como. Jay Boggo não para de criar e revelar sua alma de artista. Aos 45 anos, ele é do tipo inquieto e provocador, sempre em busca de expressar o que pensa e o que sente.
Começou sua carreira no ramo de confecção em grande escala e hoje, para falar de uma de suas mais populares facetas, produz roupas de fibras naturais, sem gênero e com modelagem inclusiva com a marca J.Boggo+, idealizada para ser o mais sustentável possível. Os looks da marca, aliás, fazem de Jay um estilista conhecido e celebrado, em especial no mundo da arquitetura e do design, que aposta com frequência em suas criações.
“Tenho muita intimidade com as marcas e profissionais do segmento, que me procuram bastante para criar peças exclusivas e marcantes, seja para acervos pessoais, seja para trazer um estilo único para as equipes em eventos”, conta. Jay foi o responsável pelo estilo no lançamento da Viva Magazine, em outubro. Ele também veste famosos, como Gilberto Gil e Alcione, que apareceram recentemente desfilando suas criações.
2023……
Em 2023, aventurou-se pela primeira vez na marcenaria e já tem até peça no acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro: o Banco Cacau, feito com uma base de aparador que seria descartado. A peça, entalhada à mão, remete à memória infantil e ao cacau, o ouro que brotava da terra em tempos de um Brasil recém-descoberto.
O Artista……
O artista atende em sua loja no bairro de Pinheiros. Ali é possível conhecer não apenas as roupas, mas as peças de design e quadros criados por ele. Feitos com troncos e galhos de madeiras nobres descartados pela indústria, os móveis escultóricos da linha Vedac by Jay Boggo têm a produção certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC). O acabamento é feito pelo processo da carbonização, que diminui a necessidade de usar produtos químicos.
Quadros ……
Os quadros pintados pelo artista já extrapolam os limites do ateliê. “Mar Vermelho”, por exemplo, foi um dos destaques nas paredes do “Bardega – WineBar”, da CASACOR São Paulo 2024. “Na história que conta a escolha de minhas obras para este ambiente da mostra, ele representa a minha travessia pessoal, de um pintor experimental até a (re)descoberta de minha capacidade artística, que trouxe de volta minhas flores”, explica.
Outra peças ……
Outras peças do artista, 6 no total, também tiveram destaque na CASACOR Santa Catarina 2024, estado natal de Jay. “Fui chamado pelo arquiteto joinvilense Felipe Medeiros para contribuir com 6 obras minhas. Painéis que pintei baseados em minha memória infantil. Lembranças de meus primos, pais, irmãos, tios e avós. Almoços imensos e festivos. As telas trouxeram de volta a alegria que foi minha história e trajetória para chegar até aqui”.
Fotos : Jay Boggo – Crédito: Will de Carvalho