Com o tema “Mãos e Máquinas”, DW! Semana de Design de São Paulo chega à 14ª edição consolidada como o mais importante ponto de conexão e negócios do setor no Brasil e na América Latina
A 14ª DW! Semana de Design de São Paulo promete, mais uma vez, transformar a cidade de São Paulo no palco do principal evento dedicado ao design e à arquitetura do Brasil e da América Latina. Destino aguardado para um público especializado e profissionais que atuam no segmento arqdecor, a DW! tem por vocação antecipar tendências do setor por meio de uma programação comprometida e criteriosa. Entre os dias 10 e 16 de março serão apresentadas novidades de mais de mil marcas e criativos, com a expectativa de superar os números históricos da edição anterior, recebendo um público ávido e exigente que, em 2024, chegou a 100 mil visitantes, dos quais 80% formado por profissionais do setor, que se deslocam do país inteiro para os sete dias intensos de conhecimento, conexão, cultura e geração de negócios, parcerias e projetos.
A DW! 2025 ocorrerá na capital paulista entre os dias 10 e 16 de março, promovendo em sete dias cerca de 300 atividades inéditas espalhadas por mais de 100 locais, movimentando profissionais e líderes de mercado de todo o país
Desenvolvida por Lauro Andrade, seu idealizador e CEO, a DW! Semana de Design de São Paulo é reconhecida por seu caráter plural e sua amplitude democrática de curadoria. Em seu panorama de atividades as atrações são, majoritariamente, gratuitas – algumas voltadas especificamente para profissionais, outras com vagas limitadas e inscrição prévia –, formando um movimento vivo e pulsante que aproxima o público das principais marcas e profissionais da cadeia produtiva e criativa do setor. É um momento de grande celebração à inventividade, à pujança e à inovação do design brasileiro por meio de exposições, lançamentos, oficinas, palestras conduzidas por nomes que são referência no mercado, visitas guiadas, feiras de economia criativa, mostras de design, experiências imersivas, eventos culturais e vernissages. Por ser um ponto de confluência, surge uma troca intensa entre profissionais de todo o país, fomentando uma plataforma de networking das mais qualificadas.
Mãos e Máquinas: o tema da 14ª DW! Semana de Design de São Paulo
Para além dos encontros profissionais e atividades lúdicas, a DW! Semana de Design de São Paulo propõe reflexões profundas em torno do tema e da urbe. Se no ano passado a espinha dorsal do festival girou em torno do tema Rios e Ruas, a provocação de 2025 cujo tema é “Mãos e Máquinas” promete debates essenciais para a área nos chamados DW! Talks .
“Ao longo de sua trajetória a DW! Semana de Design de São Paulo sempre pautou temas provocativos e instigantes, com o objetivo de propor diálogos e análises sobre aspectos da contemporaneidade que impactam não só as decisões de criativos do nosso setor como, também, de toda a sociedade. Neste ano, nosso foco será discutir a relação entre mãos e máquinas, para que possamos pensar além de aspectos aparentemente conflitantes. Da mesma forma que, por exemplo, artesãos ressurgem como resistência à automação, designers podem atuar em parceria, criando linguagens que misturem o avanço tecnológico e a sensibilidade do trabalho manual, sem que uma técnica anule a outra”, propõe Andrade. “Nosso país é uma potência criativa. Um berço de biodiversidade e, para além da força que a DW! ganhou com a ampla adesão e o reconhecimento do mercado, a nossa intenção é que as ideias aqui plantadas e discutidas se expandam, criando um movimento contínuo de aperfeiçoamento e perspectivas relevantes para o presente e o futuro do arqdecor”, comenta Andrade.
DW! 2025, um ponto cardeal de grandes conexões
A exemplo do que aconteceu em 2024, Andrade novamente estende o convite à jornalista Lúcia Gurovitz para atuar como curadora nesta 14ª edição. As expectativas e o empenho de proporcionar um evento cada vez mais inclusivo, diverso e relevante são elevadas, se considerado o êxito da edição anterior e o legado que transformou a semana em uma das referências mais importantes do setor na América Latina. Em 2024, o evento registrou os números mais superlativos de sua história, reunindo 367 atividades e 143 expositores localizados em mais de 130 espaços da capital paulista. Dividido em 8 distritos de design, sendo um deles digital, o evento acolheu mais de mil criativos e atraiu mais de 100 mil visitantes. Nos canais digitais as ações promovidas pela DW! SP atingiram a marca de 24 milhões de impressões e aproximadamente 840 mil interações, gerando oportunidades, conexões e entretenimento para profissionais, aspirantes e admiradores do setor.
Para a edição de 2025 a organização antecipa a realização dos seguintes eventos: novas edições da Feira na Rosenbaum e da BoomSPDesign; intensa programação de atividades no D&D Shopping, tradicional palco de abertura da DW! SP; feiras e exposições na Galeria Metrópole, um dos ícones da arquitetura moderna do centro de São Paulo; ações concentradas nos Circuitos Barra Funda e Pinheiros, bairros que reúnem estúdios independentes que são celeiros de promissores talentos; além de novidades no Distrito Alameda Gabriel, que, ao longo de seus 3 km, costuma acolher o maior número de atrações da DW!, incluindo um Circuito de Arte e Design Digital, fomentando a qualificação e lastro para a indústria, além de agregar novas
experiências aos visitantes que ao longo de toda uma semana impulsionam não só os vetores da arquitetura e do design, mas igualmente o setor do turismo na capital paulista, ocupando hotéis, restaurantes, ateliers e lojas.
Desde a sua primeira edição a DW! Semana de Design de São Paulo é constituída a partir de três pilares que mantêm sua essência, explica Andrade.
“O primeiro deles é a consciência de que o Brasil é uma potência criativa. Com muita integração e diversidade, somos marcados por uma sagacidade que se apresenta em todas as formas de arte, e isso se traduz na nossa capacidade criativa. Desconheço outro país do mundo que tenha essa efervescência. O segundo elemento é nossa vocação para empreender, algo que a gente também verifica de norte a sul, de leste a oeste do país, entre independentes, pequenos e grandes empreendedores. O terceiro elemento é nossa biodiversidade. Nossos recursos naturais, se usados de forma inteligente e sustentável, são um diferencial imbatível que merece ter relevância, justamente para promovermos a sua preservação”, diz o CEO.
Para finalizar, Andrade conclui: “A gente sempre tem utopias de longo prazo para o Brasil, mas, a curto prazo, é preciso dar passos concretos e cada vez mais integrar esses mundos. Esse é o meu compromisso e são essas premissas que me inspiram na concretização da DW! em todas essas vertentes”.
Sobre a DW! Semana de Design de São Paulo
Idealizada em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, a DW! Semana de Design de São Paulo é um festival urbano de design que antecipa tendências e dialoga com o próprio movimento da cidade, em atrações inéditas a cada edição, articulando arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia, economia criativa e todos os players da cadeia produtiva do setor em uma proposta plural, diversa e inovadora para uma experiência transformadora.
Saiba mais sobre a DW! SP: www.dwsemanadedesign.com.br
Informações para a imprensa:
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
www.baobacomunicacao.com.br